Prós: Sou o mesmo Paulo da avaliação anterior. O mesmo da XRE 300 2019 que aos 1050 km não quis dar a partida sem acelerar. Não consegui vender a moto pois é muito difícil achar quem pague pelo menos 17 mil nela. Então desisti de vendê-la e resolvi dar mais uma chance pra ela (vou explicar os detalhes do problema que ela teve na parte dos contras, no final das contas não era nada muito sério). Pois bem, a moto hoje tem 9065 km e ela tem se mostrado muito boa. É bonita, imponente, muito bem acabada. MUITO gostosa e prazerosa de pilotar, é quase viciante! Bem confortável e resistente para estradas ruins. Muito econômica, fazendo entre 28 e 34 km/l. Minha XRE 300 tem sido tão confiável quanto a Lander que tive antes dela, com a qual rodei apenas 4550 km. Ela só é mais exigente com a gasolina que eu uso nela kkkk
Já fui sozinho com ela para lugares bem afastados e isolados (pelo menos 80 km da cidade mais próxima) e ela nunca me deixou na mão. Ah, e ela nunca vazou um pingo de óleo e nunca teve apagões, uma vez ligada, só desligava se eu apertasse o botão de corta corrente ou girasse a chave no sentido anti-horário.
Contras:Como eu falei, hoje a moto tem cerca de 9 mil km, 7 meses de uso. Alguns dias depois de ela ter dado aquele problema de não dar partida sem dar uma giradinha no acelerador, e depois de eu ter me acalmado, o que eu percebi foi que as válvulas não estavam presas coisa nenhuma, as válvulas sempre estiveram na folga correta desde 0 km até hoje, inclusive foi verificado isso na revisão dos 6 mil km. O problema era a gasolina. Eu sempre abasteci essa moto com gasolina aditivada, SEMPRE. Nunca coloquei gasolina comum no tanque e nem pretendo colocar. Mas quando ela teve aquele problema de não pegar sem dar uma giradinha no acelerador (o que aliás foi só naquela hora), ela até então só foi abastecida com a gasolina DT Clean. Então eu resolvi abastecer com a Grid, dos postos BR. Com a Grid, ela não apresentou mais esse problema. Aos 5 mil km mais ou menos, resolvi abastecer com a DT Clean de novo pra ver se acontecia aquilo de novo. E sim, aconteceu outra vez, depois de 2 tanques de DT Clean. Então voltei pra Grid e não ponho mais a DT Clean. Aos 7 mil km, resolvi experimentar a V-Power. Experiência bem pior do que com a DT Clean. A moto ficou ruim de pegar, enquanto com a DT Clean o problema acontecia bem de vez em quando, com a V-Power era quase sempre que eu precisava dar uma girada no acelerador pra ela pegar. Depois de 500 km com a V-Power, voltei imediatamente para a Grid, mas o problema não acabou imediatamente (porém ficou bem mais raro). Mas no segundo tanque de Grid após a V-Power, aos 7800 km, o problema acabou, não aconteceu mais até hoje. Então vou abastecer sempre com a Grid. Não recomendo abastecer a XRE 300 com a DT Clean, muito menos com a V-Power. Mas com a Grid ela vai que vai. Gasolina excelente.
Outro problema que a moto teve foi uns ruídos estranhos, tipo uns estalos. Mas só aconteciam em retomadas e em subidas. Pensei que pudesse ser a corrente, e acertei. Só precisei lubrificá-la e os estalos praticamente pararam, mas também é preciso cuidar da folga da corrente.
Fora esses problemas, que não são nada se comparados às tais trincas de cabeçote, não tenho do que reclamar da moto. Não, a minha XRE 300 em 9000 km não trincou o cabeçote e nem vai trincar, pois esse problema FOI RESOLVIDO no modelo 2016, não adianta querer discutir isso comigo, não adianta vir com "achismo" nem inventar história, sou teimoso mesmo, porque sei que estou certo. Ela só tinha problema pra ligar, quando eu abastecia com a DT Clean e principalmente com a V-Power.
Em suma, não me arrependo de ter dado uma segunda chance para a XRE 300, que enfim, está conseguindo ser a moto que precisava ter sido desde o começo, em 2009. A minha tem só 9 mil e poucos km, mas isso é só o começo. Tenho muitas aventuras pela frente com ela. Aventurar-se é viver. É precisamente como diz o slogan da XRE 300 2019: Aventure-se.