GUIA DE MOTOS

Honda CB 300R

Lançada em junho de 2009 como substituta da Twister 250, a CB 300R é uma moto que segue os passos da antecessora, que acabou sepultada por conta da entrada em vigor do Promot 3. Ela surgiu moderna naquele momento e continuou oferecendo “mais do mesmo”. Como dizem os filósofos do futebol, “em time que está ganhando não se mexe”. A Honda manteve a CB 300 urbana, confortável, rápida, resistente e confiável. além de ser capaz de levar tudo isso para as estradas também, com limites de velocidades bem alinhados com as letras da legislação

3 69

Recomendação

satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Leia as Avaliações

Ficha Técnica

  • Cilindrada: 291,60
  • Tipo de Motor: 4 tempos
  • Arrefecimento: Ar
  • Combustível: Gasolina
  • Potência Máxima: 26.53 a 7500 rpm
  • Torque Máximo: 2.81 a 6000 rpm
  • Transmissão: 5 marchas
  • Injeção: Eletrônica
  • Suspensão dianteira: Convencional
  • Partida: Elétrica
  • Ajuste da suspensão dianteira: Eletrônica
  • Chassi: Aço
  • Suspensão traseira: MonoShock
  • Peso (seco): 148,00kg
  • Peso em movimento: 0,00kg (MVOM)
  • Comprimento: 2085
  • Largura: 745mm
  • Altura: 1040mm
  • Altura do Banco: 781mm
  • Distância entre Eixos: 1402
  • Pneu Dianteiro: 110/70 – 17M/C (54H)
  • Pneu Traseiro: 140/70 – 17M/C (66H)
  • Capacidade do tanque: 18 litros
  • Ajuste da suspensão traseira: Pré-carga
  • Balança: Convencional

Outras Versões

  • CB 300R:   2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009

  • CB 300R (ABS):   2015 / 2014 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009

  • CB 300R (ABS) (Flex):   2015 / 2014 / 2013 / 2010

  • CB 300R (Edicao Especial):   2012

  • CB 300R (Flex):   2015 / 2014 / 2013 / 2011 / 2010

  • CB 300R Repsol:   2014

Todas as Avaliações Desta Moto

Recomendo

Prós: Motor potente, exelente para uso na cidade e pequenos trechos de estrada, economica (faço 24km/L), banco confortavel para piloto e carona (a patroa adora), estavel, exelente nas curvas. Facil manutenção!
Contras:Suspensão dura. Vibra em altas rotações.

Recomendo

Prós: motor com ex.torque visual moderno qualidade na construçao qualquer of. tem peças reposiçao ergonomia é honda
Contras:vazamento motor vibraçao altas vel.

Recomendo

Prós: Visual esportivo, mesmo com o tempo continua bonita e atual, até melhor que a nova CB250 que regrediu em vários pontos. Painel de moto grande, visual perfeito, tanque além de boa capacidade tbm dá um visual de moto maior. Responde bem ao acelerador. Peças de valor baixo. Qualquer loja se acha e como a XRE 300 o qual divide o motor continua em linha, deve ter peças por muito tempo ainda. Consigo consumo na casa dos 30 até 32 km/l rodando mais em rodovia na casa dos 95/110 km/h. Também coloquei um pinhão de 15 dentes, pra suprir a falta da sexta marcha. A 110 km/h com o pinhão de 13, o original, ela está a 7 mil rpm, 500 rpm da potência máxima. Com o de 15, baixa 1000 rpm, fica nos 6 mil que é no torque máximo. A moto mantém a velocidade tranquila continua com resposta, força menos o motor e ainda consome menos. Pra mim fica perfeito. Já tive 4 CB300, sempre fiz isso. Nunca me incomodei com cabeçote. Boa de estabilidade, nunca tive susto com ela, se colocar o Pirelli Rosso 2, cola no chão, melhora muito em relação ao original. É uma moto muito melhor que uma cg por exemplo, entrega muito mais custando pouca coisa de diferença.
Contras:O famoso problema do cabeçote, mas que nunca me incomodou. Se andar esguelando o motor, e não fizer manutenção, acredito que seja questão de tempo. Falta a sexta marcha, mas que se resolve fácil alongando a relação. Contra mesmo foi a Honda ter tirado ela de linha pra colocar a cb250, mais simples, fraca cobrando mais caro.
Domingos - 14/11/2021

Recomendo

Prós: Excelente para o dia-a-dia na cidade. Potência excelente para subidas e ultrapassagens rápidas, mesmo com garupa. Freios C-ABS. Painel com conta-giros analógico, velocímetro, odômetro total/parcial e marcador de combustível digitais. Boa de curva.
Contras:Ponteira de escapamento muito feia. Exibe todas as soldas realizadas em sua montagem e é um pouco desproporcional em relação a moto. Protetor de escape pode ferir as mãos durante a lavagem da moto. Motor monocilíndrico. Velocidade final baixa(Não passa dos 150Km/h) A parte de cima do motor, o bacalhau, as canelas e os "puta-merdas" mancham quando não lavados somente com água e sabão neutro.

Recomendo

Prós: Muito bonita, visual arrojado, manutenção barata, peças de reposição baratas e fáceis de encontrar, muito econômica, motor forte pra uma monocilíndrica.
Contras:Desconfortável em terrenos irregulares, até mesmo para o piloto. Tem motor pra uma sexta marcha. Muito visada pra roubo. Tem os mesmos problemas já conhecidos de motores Honda, vaza óleo pela junta do cabeçote, e o próprio cabeçote muitas vezes trinca.

Não Recomendo

Prós: O designer mais caprichado que a Honda já criou pra época, motor surpreende mesmo com garupa sobe rapidão pros 120km, chega até uns 150 km mas seu garupa vai tremer até na alma, o consumo satisfaz o uso nas cidades e nas estradas, já até entreguei pizza com ela, estabilidade em curvas que as pedaleira chega até chorar, pneus largos tipo 150/70 na traseira é o supra sumo, sem conta que um scape barulhento deixa com cara de brava.
Contras:componentes com pouca vida util, sensor de velocimetro, Tampa do Cabeçote Trinca Fácil - (NA VERDADE A HONDA FICOU NA MOITA - É MOTIVO DE RECALL ) XRE e CB300 é queridinha dos mecanicos, as carenagens quebram fácil, faltou uma regulagem na suspensão, a mulhererada tem dificuldade na pilotagem.

Não Recomendo

Prós: Moto muito bonita e com torque para andar no trânsito de forma rápida. bastante potencia para andar em perímetro urbano.
Contras:Dirigibilidade péssima pois a posição dos braços é desconfortavel, banco de péssima qualidade fazendo doer toda a região, posição do piloto desconfortavél para viagens pequenas, amortecedor muito duro o original é péssimo, caixa de direção original dura qualquer paralelo é melhor, pneu original péssimo para fazer curvas e para andar na chuva,

Recomendo

Prós: Desempenho de ótimo/excelente dentro da cilindrada e do que a moto se propõe. Muito boa em viagens e também na cidade.
Contras:Consumo

Não Recomendo

Prós: - Motor mais torcudo e com quatro válvulas; - Câmbio muito macio e preciso; - Curso da suspensão dianteira; - Quinta marcha um pouco mais longa.
Contras:- Consumo; - Relação das três primeiras marchas muito curta(mais que a Fazer); - Suspensão traseira simples e seca(monochoque igual da Bros); - Acabamento tosco(carenagem de plástico rústico na cor preta, pedaleiras e alça do garupa em alumínio bruto); - Desempenho aquém da cilindrada; - Posição de pilotagem; - Velocímetro muito pequeno; - Falta de mais itens de série.

Recomendo

Prós: tenho e gostei muito para uso diário,manutenção tranquila e consumo dentro do normal.freios com abs muito bons,vale a pena pagar um pouco mais.
Contras:tem de ficar de olho nas benditas pastilhas do comando de válvulas pois se ocorrer o desgaste e você não fizer a devida troca das mesmas pode acontecer de trincar o cabeçote,pesquisei e vi que acontece muito neste motor,tanto na cb 300,quanto na xre. Isso o que parece é fruto de erro de projeto,mas tem que ficar de olho.o ideal é verificar a cada 12.000 Km.
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu recomendo!

Comentarios

pros

Motor potente, exelente para uso na cidade e pequenos trechos de estrada, economica (faço 24km/L), banco confortavel para piloto e carona (a patroa adora), estavel, exelente nas curvas. Facil manutenção!

contras

Suspensão dura. Vibra em altas rotações.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Utilitário (Trabalho)
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 26500
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu recomendo!

Comentarios

apesar de concertar vazamento de oleo no motor(1 vez) a moto é exelente para o dia dia.anda muito , economica, visual nota dez, qualidade nos materiais.quem tem duvidas em comprar uma moto media, vai de cb q nao se arrependera.no meu caso eu recomendo sem medo.

pros

motor com ex.torque
visual moderno
qualidade na construçao
qualquer of. tem peças reposiçao
ergonomia
é honda

contras

vazamento motor
vibraçao altas vel.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 20000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação de Domingos em 14/11/2021
Avaliou Honda CB 300R
eu recomendo!

Comentarios

pros

Visual esportivo, mesmo com o tempo continua bonita e atual, até melhor que a nova CB250 que regrediu em vários pontos. Painel de moto grande, visual perfeito, tanque além de boa capacidade tbm dá um visual de moto maior. Responde bem ao acelerador. Peças de valor baixo. Qualquer loja se acha e como a XRE 300 o qual divide o motor continua em linha, deve ter peças por muito tempo ainda. Consigo consumo na casa dos 30 até 32 km/l rodando mais em rodovia na casa dos 95/110 km/h. Também coloquei um pinhão de 15 dentes, pra suprir a falta da sexta marcha. A 110 km/h com o pinhão de 13, o original, ela está a 7 mil rpm, 500 rpm da potência máxima. Com o de 15, baixa 1000 rpm, fica nos 6 mil que é no torque máximo. A moto mantém a velocidade tranquila continua com resposta, força menos o motor e ainda consome menos. Pra mim fica perfeito. Já tive 4 CB300, sempre fiz isso. Nunca me incomodei com cabeçote.
Boa de estabilidade, nunca tive susto com ela, se colocar o Pirelli Rosso 2, cola no chão, melhora muito em relação ao original.
É uma moto muito melhor que uma cg por exemplo, entrega muito mais custando pouca coisa de diferença.

contras

O famoso problema do cabeçote, mas que nunca me incomodou. Se andar esguelando o motor, e não fizer manutenção, acredito que seja questão de tempo. Falta a sexta marcha, mas que se resolve fácil alongando a relação. Contra mesmo foi a Honda ter tirado ela de linha pra colocar a cb250, mais simples, fraca cobrando mais caro.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Estrada
  • Quilometragem: 36000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu recomendo!

Comentarios

O motor poderia ter 2 cilindros assim como a Ninja 250R. A ponteira poderia ser esportiva de fábrica ou pelo menos não ser quase uma "aberração" na lateral da moto. É preciso tomar cuidado nas estradas de chão batido, pois a moto tem muita potência nas 3 primeiras marchas e costuma patinar e jogar a traseira para os lados se você não dosar a mão no acelerador. É uma moto que não tem dificuldades para ultrapassar. Nas subidas, as 300cc não deixam você baixar marcha como acontece com as motos 125/150. Durante viagens longas, o cansaço demora à bater. Depois que provei o freio C-ABS, nunca mais comprarei uma moto sem ABS, ele é fantástico e pode com certeza evitar muitos acidentes. Um conselho aos amigos motociclistas: compre motos com freio ABS. Você vai gastar uns R$2.000,00 ou R$3.000,00 a mais, mas posso lhes garantir que vale cada centavo que você investiu. Eles já me salvaram de várias situações de perigo.

pros

Excelente para o dia-a-dia na cidade.
Potência excelente para subidas e ultrapassagens rápidas, mesmo com garupa.
Freios C-ABS.
Painel com conta-giros analógico, velocímetro, odômetro total/parcial e marcador de combustível digitais.
Boa de curva.

contras

Ponteira de escapamento muito feia. Exibe todas as soldas realizadas em sua montagem e é um pouco desproporcional em relação a moto.
Protetor de escape pode ferir as mãos durante a lavagem da moto.
Motor monocilíndrico.
Velocidade final baixa(Não passa dos 150Km/h)
A parte de cima do motor, o bacalhau, as canelas e os "puta-merdas" mancham quando não lavados somente com água e sabão neutro.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 10000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu recomendo!

Comentarios

pros

Muito bonita, visual arrojado, manutenção barata, peças de reposição baratas e fáceis de encontrar, muito econômica, motor forte pra uma monocilíndrica.

contras

Desconfortável em terrenos irregulares, até mesmo para o piloto. Tem motor pra uma sexta marcha. Muito visada pra roubo. Tem os mesmos problemas já conhecidos de motores Honda, vaza óleo pela junta do cabeçote, e o próprio cabeçote muitas vezes trinca.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 24000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu não recomendo!

Comentarios

pros

O designer mais caprichado que a Honda já criou pra época, motor surpreende mesmo com garupa sobe rapidão pros 120km, chega até uns 150 km mas seu garupa vai tremer até na alma, o consumo satisfaz o uso nas cidades e nas estradas, já até entreguei pizza com ela, estabilidade em curvas que as pedaleira chega até chorar, pneus largos tipo 150/70 na traseira é o supra sumo, sem conta que um scape barulhento deixa com cara de brava.

contras

componentes com pouca vida util, sensor de velocimetro, Tampa do Cabeçote Trinca Fácil - (NA VERDADE A HONDA FICOU NA MOITA - É MOTIVO DE RECALL ) XRE e CB300 é queridinha dos mecanicos, as carenagens quebram fácil, faltou uma regulagem na suspensão, a mulhererada tem dificuldade na pilotagem.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Utilitário (Trabalho)
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 94000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu não recomendo!

Comentarios

pros

Moto muito bonita e com torque para andar no trânsito de forma rápida. bastante potencia para andar em perímetro urbano.

contras

Dirigibilidade péssima pois a posição dos braços é desconfortavel, banco de péssima qualidade fazendo doer toda a região, posição do piloto desconfortavél para viagens pequenas, amortecedor muito duro o original é péssimo, caixa de direção original dura qualquer paralelo é melhor, pneu original péssimo para fazer curvas e para andar na chuva,

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 70
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Alto
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu recomendo!

Comentarios

Não é uma moto perfeita porém, dentro das possibilidades de uma 300cc e baseado naquilo que a moto se propõe, concluo que é uma ótima/excelente moto.

pros

Desempenho de ótimo/excelente dentro da cilindrada e do que a moto se propõe. Muito boa em viagens e também na cidade.

contras

Consumo

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 7000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu não recomendo!

Comentarios

OPINIÃO DE QUEM JÁ TEVE TWISTER E JÁ ANDOU DE FAZER

Em primeiro lugar a CB300 é uma Twister com cinco marchas, injeção eletrônica e mais cilindrada. Ao sentar na moto percebi que se tratava de uma Twister, pois o chassi é o mesmo, os comandos, o guidão e a posição de pilotagem são idênticos. Creio que o correto seria chamá-la de cbX 300.

O banco deveria ser mais envolto, ele acaba justamente no começo do tanque, sendo muito desconfortável. Isso aliado a suspensão traseira seca, fica complicado. O que salva é a suspensão dianteira que tem um curso mais longo que o normal, ajudando na absorção de impactos diretos.

O visual dela é questionável, pois ela tenta ser igual a Hornet, mas com um acabamento tosco. O que são aquelas carenagens em plástico rústico na cor preta? O que são aquelas alças do garupa e as pedaleiras em alumínio bruto? Pelo preço deveria ter a carenagem na mesma cor da moto e as peças em alumínio deveriam ser polidas. A posição das setas dianteiras são inadequadas, pois ficam abaixo do farol, quando o mais seguro e correto seria ficar na parte de cima. Sem falar que as setas são da CG, quando poderiam muito bem ter o mesmo desenho da Hornet, mas a Honda acaba sempre entregando pouco por muito. Revoltante!

A performance deixa a desejar, pois era espero um desempenho muito superior ao apresentado. O que engana são as três primeiras marchas que são bem curtas, dando a impressão de um motor super forte, mas é pura ilusão. Suas retomadas são boas, mas nada que se distancie das concorrentes. A velocidade final acaba sendo a mesma da Twister, pois os 26cv e a quinta marcha mais longa não dão conta do recado, falta um conjunto mais eficiente. Com garupa perde-se muito desempenho.

O custo x benefício é muito ruim. Cobra-se muito por marca, uma coisa irracional. Pelo preço deveria vir com protetores de bengala, painel com mais funções, suspensões reguláveis, acabamento mais cuidado, lanterna em LED e comando de punho mais moderno e completo.

Por que não recomendo? Porque a Twister cumpre melhor o papel desta categoria, pois trata-se da mesma moto. A CBX300 tem mais arrancada e retomada, velocidade final e consumo iguais. Para uso urbano seria mais interessante a CBX300, mas para estrada o certo é ficar com a Twister. No entanto, o preço refere-se mais pela marca, pois o consumidor não recebe o "prometido" que a moto insinua. É aquela coisa, na cidade é Fazer, na estrada é Twister ou Comet.

pros

- Motor mais torcudo e com quatro válvulas;
- Câmbio muito macio e preciso;
- Curso da suspensão dianteira;
- Quinta marcha um pouco mais longa.

contras

- Consumo;
- Relação das três primeiras marchas muito curta(mais que a Fazer);
- Suspensão traseira simples e seca(monochoque igual da Bros);
- Acabamento tosco(carenagem de plástico rústico na cor preta, pedaleiras e alça do garupa em alumínio bruto);
- Desempenho aquém da cilindrada;
- Posição de pilotagem;
- Velocímetro muito pequeno;
- Falta de mais itens de série.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Dei umas voltas
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano
  • Quilometragem: 0
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Honda CB 300R
eu recomendo!

Comentarios

como disse antes gosto bastante da moto,apenas este problema do comando de válvulas que preocupa.

pros

tenho e gostei muito para uso diário,manutenção tranquila e consumo dentro do normal.freios com abs muito bons,vale a pena pagar um pouco mais.

contras

tem de ficar de olho nas benditas pastilhas do comando de válvulas pois se ocorrer o desgaste e você não fizer a devida troca das mesmas pode acontecer de trincar o cabeçote,pesquisei e vi que acontece muito neste motor,tanto na cb 300,quanto na xre. Isso o que parece é fruto de erro de projeto,mas tem que ficar de olho.o ideal é verificar a cada 12.000 Km.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 48000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Site Ramar Ventures

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.