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OPINIÃO DE QUEM JÁ TEVE TWISTER E JÁ ANDOU DE FAZER
Em primeiro lugar a CB300 é uma Twister com cinco marchas, injeção eletrônica e mais cilindrada. Ao sentar na moto percebi que se tratava de uma Twister, pois o chassi é o mesmo, os comandos, o guidão e a posição de pilotagem são idênticos. Creio que o correto seria chamá-la de cbX 300.
O banco deveria ser mais envolto, ele acaba justamente no começo do tanque, sendo muito desconfortável. Isso aliado a suspensão traseira seca, fica complicado. O que salva é a suspensão dianteira que tem um curso mais longo que o normal, ajudando na absorção de impactos diretos.
O visual dela é questionável, pois ela tenta ser igual a Hornet, mas com um acabamento tosco. O que são aquelas carenagens em plástico rústico na cor preta? O que são aquelas alças do garupa e as pedaleiras em alumínio bruto? Pelo preço deveria ter a carenagem na mesma cor da moto e as peças em alumínio deveriam ser polidas. A posição das setas dianteiras são inadequadas, pois ficam abaixo do farol, quando o mais seguro e correto seria ficar na parte de cima. Sem falar que as setas são da CG, quando poderiam muito bem ter o mesmo desenho da Hornet, mas a Honda acaba sempre entregando pouco por muito. Revoltante!
A performance deixa a desejar, pois era espero um desempenho muito superior ao apresentado. O que engana são as três primeiras marchas que são bem curtas, dando a impressão de um motor super forte, mas é pura ilusão. Suas retomadas são boas, mas nada que se distancie das concorrentes. A velocidade final acaba sendo a mesma da Twister, pois os 26cv e a quinta marcha mais longa não dão conta do recado, falta um conjunto mais eficiente. Com garupa perde-se muito desempenho.
O custo x benefício é muito ruim. Cobra-se muito por marca, uma coisa irracional. Pelo preço deveria vir com protetores de bengala, painel com mais funções, suspensões reguláveis, acabamento mais cuidado, lanterna em LED e comando de punho mais moderno e completo.
Por que não recomendo? Porque a Twister cumpre melhor o papel desta categoria, pois trata-se da mesma moto. A CBX300 tem mais arrancada e retomada, velocidade final e consumo iguais. Para uso urbano seria mais interessante a CBX300, mas para estrada o certo é ficar com a Twister. No entanto, o preço refere-se mais pela marca, pois o consumidor não recebe o "prometido" que a moto insinua. É aquela coisa, na cidade é Fazer, na estrada é Twister ou Comet.
Contras:
- Consumo;
- Relação das três primeiras marchas muito curta(mais que a Fazer);
- Suspensão traseira simples e seca(monochoque igual da Bros);
- Acabamento tosco(carenagem de plástico rústico na cor preta, pedaleiras e alça do garupa em alumínio bruto);
- Desempenho aquém da cilindrada;
- Posição de pilotagem;
- Velocímetro muito pequeno;
- Falta de mais itens de série.