Honda CB 300F Twister

Honda CB 300F Twister
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Honda CB 300F Twister

Desde 2001 o nome Twister faz parte do mercado brasileiro. Foi neste ano que a Honda lançou a CBX 250 Twister, que ficou em produção até 2008. Então ela cedeu seu lugar à CB 300R, que herdou sua base mecânica com um motor retrabalhado e visual inédito. Já em 2015 o nome Twister retornou com a CB 250F Twister, uma moto desenvolvida do zero (sem qualquer ligação com as antecessoras) no Brasil. No fim de 2022 o modelo evoluiu para a CB 300F Twister, que adotou a mesma base do projeto, mas com motor detalhadamente alterado, novo visual e itens de série.

 

CB 300F Twister: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos

A Honda CB 300F Twister é o resultado de um projeto de uma nova streetfighter urbana, com estilo agressivo. Uma moto com visual esportivo, que visa dar aos seus usuários a sensação real de estar pilotando um modelo de cilindrada superior. Assim, a Twister é uma moto para o dia-a-dia quanto e lazer de final de semana. Uma street (não confundir com as 300cc de alto desempenho, como Yamaha MT 03 ou KTM 390 Duke).

O modelo conta com chassi tubular tipo Diamond e frenagem com discos na dianteira e traseira. Mas a CB 300F Twister é vendida em duas opções, o sistema de freios CBS – Combined Brake System e a versão ABS, com sistema eletrônico antitravamento.

 

Ficha técnica da CB 300F Twister

A Honda CB 300F Twister conta com banco bipartido, painel LCD Blackout e iluminação full-LED. O painel digital é do tipo Blackout, e próximo da novidade de uma porta USB do tipo C para a recarga de smartphones. 

Sobre a carenagem que recobre o tanque, o reservatório tem capacidade de 14 litros. O motor da CB 300F Twister deriva diretamente do que equipava sua antecessora, CB 250F. O ganho de capacidade cúbica, que passou de 249,5 cm3 para 293,5 cm3, foi obtido mediante o aumento do diâmetro do cilindro, que passou de 71 para 77 mm, sendo mantido o curso de 63 mm.   

Com esta e várias outras alterações, a potência máxima passou dos 22,6 cv (22,4 com gasolina) a 7.500 rpm para 24,7 cv (24,5 com gasolina) à mesma rotação. O torque máximo subiu de 2,28 kgm.f (2,24 com gasolina) a 5.500 rpm a 2,60 kgm.f (2,61 com gasolina) à mesma rotação. O câmbio de seis marchas conta com embreagem assistida e deslizante, um ‘upgrade’ frente a velha 250cc.

 

Consumo da CB 300F

E segundo a marca, o consumo da CB 300F Twister chega aos 39,7 km/litro - aferidos pelo Instituto Mauá de Tecnologia durante testes de homologação do modelo. No curto teste que o Motonline fez, na ocasião do lançamento do modelo, a street rodou cerca de 35 km por litro de gasolina, exibidos no computador de bordo.

Nova CB 300 Twister é melhor que a antiga CB 300R?

Após a Honda apresentar a CB 300F Twister muitos se perguntaram se o modelo é melhor ou tem alguma semelhança em seu conjunto com a antiga CB 300R, vendida entre 2009 e 2015. Primeiramente, podemos dizer que são motos totalmente diferentes, mas que tem apenas praticamente o mesmo nome.

Como já descrito, a nova Honda CB 300 F Twister é a evolução da conhecida CB 250 F Twister, que chegou ao mercado ainda em 2015 – para substituir a CB 300R. Enquanto isso, a antiga CB 300R foi lançada em 2009, para substituir a antiga CBX 250 Twister. Como destaque, na época a 300R trazia maior potência e visual inspirado na segunda geração da CB 600F Hornet.

E de fato, a antiga CB 300R tem cavalaria maior. Movida por um motor monocilíndrico de 291,6 cm³, a moto flex entregava potência de 26,5 cv a 7.500 rpm e o torque 2,82 kgfm a 6.500 rpm com gasolina e 26,73cv / 2,86 kgfm com etanol.  

Motorização é um assunto polêmico quando se fala da antiga CB 300R. Devido a problemas relacionados ao superaquecimento e trinca do cabeçote, a Honda precisou atualizar o propulsor em 2015. No entanto, a moto foi aposentada com o lançamento da CB 250 F Twister no mesmo ano.  

Por fim, a CB 300F Twister não compartilha motor ou qualquer outra peça com a antiga CB 300. As coincidências ficam apenas pelo seu nome e segmento em que está posicionada no mercado. 

 

Ficha Técnica

Cilindrada: 293
Tipo de Motor:
Arrefecimento: ar
Combustível: gasolina/etanol
Potência Máxima: 24,5 cv a 7.500 rpm
Torque Máximo: 2,61 kgf.m a 5.500 rpm
Transmissão:
Injeção: PGM FI
Suspensão dianteira: Garfo telescópico 130 mm
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira:
Chassi: Diamond Frame
Suspensão traseira: Monoamortecida 120 mm
Peso (seco): 139
Peso em movimento: (MVOM)
Comprimento: 2084
Largura: 755
Altura: 1075
Altura do Banco: 789
Distância entre Eixos: 1390
Pneu Dianteiro: 110/70 – 17”
Pneu Traseiro: 150/60 – 17”
Capacidade do tanque:
Ajuste da suspensão traseira:
Balança:

Outras Versões

CB 300F Twister Flex:   2025 / 2024 / 2023
mais opções

Guias de motos Honda

foto moto honda/cg-160-fan-esdi-flex Honda CG 160 Fan ESDi Flex
Honda CG 160 Fan ESDi Flex
foto moto honda/vt-600 Honda VT 600
Honda VT 600
foto moto honda/sh-300i Honda SH 300i
Honda SH 300i
foto moto honda/nxr-150 Honda NXR 150 Bros
Honda NXR 150 Bros
foto moto honda/cb-450 Honda CB 450
Honda CB 450

Outros Modelos Honda

ADV ADV 150 America Clas BIZ 100 Biz 110i BIZ 125 BIZ 125 ES BIZ 125 EX Biz 125i C 100 Dream C100 BIZ CB 1000R CB 1000R NSC CB 1300 CB 250F Twis CB 300F Twis CB 300R CB 400 CB 450 CB 500 CB 500 F CB 500 X CB 500F CB 500X CB 600 (Horn CB 650 F CB 650 R CB 750 CB 750 F CB 900 CB250F TWIST CB250F TWIST CB250F TWIST CB300F TWIST CB300F TWIST CB600F HORNE CBR 1000 RR CBR 1000RR CBR 1000RR-R CBR 1100XX S CBR 250R CBR 450 CBR 500 R CBR 600 F CBR 600 RR CBR 600 RR CBR 650 F CBR 650R CBR 900 CBR 929 CBR 954 CBX 150 Aero CBX 200 Stra CBX 250 Twis CBX 750 (7 G CG 125 CG 125 Cargo CG 125 FAN CG 125 Fan / CG 125 Fan E CG 125 FAN K CG 125 Titan CG 125 Titan CG 125 TITAN CG 125 Today CG 125I FAN CG 150 Cargo CG 150 FAN E CG 150 FAN E CG 150 FAN E CG 150 Sport CG 150 Start CG 150 Titan CG 150 Titan CG 150 TITAN CG 150 Titan CG 150 TITAN CG 150 TITAN CG 150 Titan CG 150 Titan CG 150 Titan CG 160 FAN CG 160 Fan E CG 160 Fan F CG 160 FAN F CG 160 START CG 160 Start CG 160 Titan CG Cargo 160 CG150 CARGO CG150 FAN ES CG150 TITAN CG150 TITAN CH 125 R CRF CRF 1000 L A CRF 1100 L - CRF 110F CRF 125 F CRF 150F CRF 230 F CRF 230F CRF 250 R CRF 250F CRF 250L CRF 250RX CRF 450 F CRF 450R CRF 450RX CRF 450X CRF 50F CTX 700N Elite 125 Forza 350 GL 1000 Gold Wing Goldwing Lead Magna 750 ML 125 NC 700X NC 750 NC 750X NC 750X DCT NX 150 NX 200 NX 350 Sahar NX 400i Falc NX-4 Falcon NXR 125 Bros NXR 150 Bros NXR 160 Bros NXR150 BROS NXR160 BROS PCX PCX 150 PCX 150 DLX PCX 150 DLX PCX 150 SPOR PCX 150 SPOR PCX 160 PCX 160 ABS PCX 160 CBS PCX 160 DLX Pop 100 Pop 110i POP 110I ES Sahara 300 SAHARA 300 R SH 150i SH 300i Shadow 600 Shadow 750 Shadow AM Silver Wing ST 1100 Super Hawk TRX (Quadric Valkyrie VFR VFR 1200X VRF 1200 VT 600 VT600C SHADO VTX X-ADV XL 1000 XL 125 XL 250 R XL 350 XL 700V Tran XLR 125 XLR 125 ES XLX 250 R XLX 350 R XR 200 R XR 250 Torna XR 300 Torna XR 650 XR300L TORNA XRE 190 XRE 190 SE XRE 300 XRE 300 ABS XRE 300 ADVE XRE 300 RALL
mais opções
Comprar Vender