GUIA DE MOTOS

Yamaha XTZ 250 Tenere

Guidão mais alto com amortizadores. Assento em degrau amplo e confortável para piloto e garupa. Pára-brisas, menos cansaço e proteção.

5 83

Recomendação

satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Leia as Avaliações

Ficha Técnica

  • Cilindrada: 249,00
  • Tipo de Motor: 4 tempos
  • Arrefecimento: Ar
  • Combustível: Gasolina
  • Potência Máxima: 21.00 a 8000 rpm
  • Torque Máximo: 2.10 a 6500 rpm
  • Transmissão: 5 marchas
  • Injeção: Eletrônica
  • Suspensão dianteira: Convencional
  • Partida: Elétrica
  • Ajuste da suspensão dianteira:
  • Chassi: Aço
  • Suspensão traseira:
  • Peso (seco): 137,00kg
  • Peso em movimento: 155,00kg (MVOM)
  • Comprimento:
  • Largura: 830mm
  • Altura: 1370mm
  • Altura do Banco: 865mm
  • Distância entre Eixos: 1385
  • Pneu Dianteiro: 80/90-21 MT90 A/T 48S
  • Pneu Traseiro: 120/80-18 MT90 A/T 62S
  • Capacidade do tanque:
  • Ajuste da suspensão traseira:
  • Balança: Convencional

Outras Versões

  • XTZ 250 Tenere:   2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 1996

Todas as Avaliações Desta Moto

Recomendo

Prós: Visual, mecânica, consumo de combustível, agilidade, estabilidade, conforto
Contras:freio dianteiro borrachudo, rodas de ferro, barulho do motor

Recomendo

Prós: Moto valente; Confortável; Econômica; Visual old school e moderno ao mesmo tempo;
Contras:Banco original duro; Aros de aço aliado ao pneu dianteiro fino amassam com facilidade; A moto original é "pelada", não tem nem um bagageiro; Pouco torque e potência para estrada (um pouquinho a mais não fazia mal); Apenas 5 marchas.

Recomendo

Prós: Uma moto com uma excelente autonomia, devido ao tamanho do tanque, 16 litros, aliádo à um consumo de combustível muito bom, em média de 30km/l na cidade com garupa. Fácil de pilotar, muito ágil.
Contras:O Banco merecia uma espuma de melhor qualidade, após 1 hora sobre a moto, já começa a incomodar. é uma moto que possui um motor, que gosta de trabalhar com giro alto. Na estrada, senti a falta de uma 6ª marcha

Recomendo

Prós: Moto excelente, graças ao seu custo benefício eu ouso dizer que é a melhor de todas as motos abaixo de 500 cc. Não dá problemas à toa e não possui nenhum problema crônico; Mecânica 100% confiável que não deixa ninguém na mão (claro, isso se a moto for abastecida sempre com gasolina aditivada e tiver as revisões feitas na hora certa); Design muito bonito e imponente, além de ser bem diferenciado; Manutenção barata; Consumo EXCELENTE de 30 km/litro NA CIDADE! Na estrada a 90 km/h e na quinta marcha o consumo pode passar facilmente de 36 km/litro! É muito econômica para uma 250 cc. Recomendo a todos!
Contras:Banco original meio duro, ausência de sexta marcha e falta de torque abaixo de 4000 rpm (a partir da terceira marcha). Nas curvas (principalmente com piso molhado) é melhor não abusar da velocidade e nem confiar muito no atrito dos pneus. Fora isso, a moto é perfeita!

Recomendo

Prós: Econômica, manutenção simples, motor resistente, macia, ótima moto pra uma pessoa ou duas pessoas leves, uso a minha para viagens, na última fizemos 3.500 km ida e volta com garupa e bágagem a moto cumpre muito bem o seu papel dentro das suas limitaçoes, por ser uma trail de 250 cc vai muito bem, o uso urbano dela e muito bom muito macia para quebra molas e as ruas esburacadas, na nossa aqui temos o banco do Pedrinho e bolha alongada em viagem o consumo fica na casa dos 24 já no uso do dia a dia já fez até 33 , isso com uma carga de dois passageiros e mais bagagem totalizando uns 200 kg o que passa do limite dela.
Contras:No meu ponto de vista não há, tudo vai do projeto da moto no caso desta não foi projetada para viagens e sim para um dia a dia porém ajustamos elas para viagem por isso não reclamo não dentro do espaço dela ela não tem reclamação .
Sergio Reis moreira - 20/12/2021

Recomendo

Prós: Economia - Dirigibilidade - Confiabilidade (a miserávi não quebra) - Feiúra (adoro motos feias) - tem detalhes agradáveis isoladamente, mas o conjunto da obra é medonho. Não paro de admirar.
Contras:Banco duro, duríssimo. Motor barulhento, o que é bom só para quem sonha com uma Ducati Desmo. Falta vergonhosa da 6a. marcha. Andar a 120/h com 8 mil RPM parece coisa das monocilíndricas indianas. Se for ressucitada com motor bicilíndrico venderá mais do que pão quente no inverno.
ELCIO RAFFANI - 22/04/2020

Recomendo

Prós: Moto robusta e com ótimo custo/beneficio. Boa suspensão e motor confiável e relativamente econômico. Manutenção barata e sempre em dia, nunca apresentou nenhum defeito.
Contras:Ausência de aros de alumínio

Não Recomendo

Prós: É uma moto muito bonita, muito econômica, fazendo 30 km/litro na cidade e em média 33 na estrada, manutenção barata.
Contras:Moto mais fraca que a minha avó, na estrada até que anda, ainda que estando sujeita a muita turbulência, o que a deixa bastante instável. Mas na cidade toma pau de CG com esse torque ridículo (ela precisa estar a pelo menos 4500 giros pra andar direito). Se você pensa em andar em estrada de terra com ela, esqueça. A suspensão dela é dura. E ela exige muito cuidado nessas condições: A minha, teve uma vez que ela escorregou DO NADA e caiu, em uma estradinha que tinha poucas pedras e um pouco de areia. Sorte que eu estava a apenas 30 km/h... No asfalto você deve tomar cuidado nas curvas. Enfim, a quem pretende comprar essa moto, sugiro que compre uma XRE 300, mas escolha as que foram fabricadas de 2013 em diante, pois essas tem muito menos chances de dar aquele famoso problema no cabeçote. Ou então compre uma falcon.

Recomendo

Prós: - Visual moderno; - Suspensão excelente q proporciona muito conforto na condução; - Acabamento (percebe-se q a marca caprichou no cuidado); - Preço justo, comparado com o da sua concorrente direta (XRE).
Contras:- O banco, já foi dito aqui por outros Motonliners e eu ratifico, a espuma é extremamente rígida e ela destoa do conjunto; - O motor trabalha em alta rotação, daí seu consumo é relativamente alto (faz 27km/l); - Ela não é o tipo de moto pra correr e nem viajar, pq seu motor é muito fraco de torque e de velocidade final (passa dos 120km c/ dificuldades), que exige uma tocada mais forte, com aceleração bem acentuada.

Recomendo

Prós: Versatilidade Conforto Autonomia
Contras:Desempenho em estrada
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

pros

Visual, mecânica, consumo de combustível, agilidade, estabilidade, conforto

contras

freio dianteiro borrachudo, rodas de ferro, barulho do motor

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 1500
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

Não tenho o que reclamar da moto. Jah fiz todos os testes possíveis e ela passou com louvor. Jah encarou passeios em rodovias, praias, lama, alagado, riacho só falta neve agora. Sem contar que a manutenção é relativamente barata. Resumindo, é uma moto topa tudo, pau pra toda obra. E faz presença onde chega (aparenta ter mais cc).

pros

Moto valente;
Confortável;
Econômica;
Visual old school e moderno ao mesmo tempo;

contras

Banco original duro;
Aros de aço aliado ao pneu dianteiro fino amassam com facilidade;
A moto original é "pelada", não tem nem um bagageiro;
Pouco torque e potência para estrada (um pouquinho a mais não fazia mal);
Apenas 5 marchas.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 27000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

Moto muito boa. 12.000km rodados em 7 meses, e nenhum problema apresentado, aliás, só foram trocadas as flautas, problema resolvido na garantia.
Hj, 02/2013, está com 27.000 km, e sem problema algum. Troca do pneu traseiro com 18.500km, o dianteiro ainda é o original, assim como a relação.

pros

Uma moto com uma excelente autonomia, devido ao tamanho do tanque, 16 litros, aliádo à um consumo de combustível muito bom, em média de 30km/l na cidade com garupa. Fácil de pilotar, muito ágil.

contras

O Banco merecia uma espuma de melhor qualidade, após 1 hora sobre a moto, já começa a incomodar.
é uma moto que possui um motor, que gosta de trabalhar com giro alto.
Na estrada, senti a falta de uma 6ª marcha

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 12000
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

pros

Moto excelente, graças ao seu custo benefício eu ouso dizer que é a melhor de todas as motos abaixo de 500 cc. Não dá problemas à toa e não possui nenhum problema crônico; Mecânica 100% confiável que não deixa ninguém na mão (claro, isso se a moto for abastecida sempre com gasolina aditivada e tiver as revisões feitas na hora certa); Design muito bonito e imponente, além de ser bem diferenciado; Manutenção barata; Consumo EXCELENTE de 30 km/litro NA CIDADE! Na estrada a 90 km/h e na quinta marcha o consumo pode passar facilmente de 36 km/litro! É muito econômica para uma 250 cc. Recomendo a todos!

contras

Banco original meio duro, ausência de sexta marcha e falta de torque abaixo de 4000 rpm (a partir da terceira marcha). Nas curvas (principalmente com piso molhado) é melhor não abusar da velocidade e nem confiar muito no atrito dos pneus. Fora isso, a moto é perfeita!

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 31500
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação de Sergio Reis moreira em 20/12/2021
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

pros

Econômica, manutenção simples, motor resistente, macia, ótima moto pra uma pessoa ou duas pessoas leves, uso a minha para viagens, na última fizemos 3.500 km ida e volta com garupa e bágagem a moto cumpre muito bem o seu papel dentro das suas limitaçoes, por ser uma trail de 250 cc vai muito bem, o uso urbano dela e muito bom muito macia para quebra molas e as ruas esburacadas, na nossa aqui temos o banco do Pedrinho e bolha alongada em viagem o consumo fica na casa dos 24 já no uso do dia a dia já fez até 33 , isso com uma carga de dois passageiros e mais bagagem totalizando uns 200 kg o que passa do limite dela.

contras

No meu ponto de vista não há, tudo vai do projeto da moto no caso desta não foi projetada para viagens e sim para um dia a dia porém ajustamos elas para viagem por isso não reclamo não dentro do espaço dela ela não tem reclamação .

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 32000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação de ELCIO RAFFANI em 22/04/2020
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

pros

Economia - Dirigibilidade - Confiabilidade (a miserávi não quebra) - Feiúra (adoro motos feias) - tem detalhes agradáveis isoladamente, mas o conjunto da obra é medonho. Não paro de admirar.

contras

Banco duro, duríssimo. Motor barulhento, o que é bom só para quem sonha com uma Ducati Desmo.
Falta vergonhosa da 6a. marcha. Andar a 120/h com 8 mil RPM parece coisa das monocilíndricas indianas. Se for ressucitada com motor bicilíndrico venderá mais do que pão quente no inverno.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano
  • Quilometragem: 35000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

pros

Moto robusta e com ótimo custo/beneficio. Boa suspensão e motor confiável e relativamente econômico. Manutenção barata e sempre em dia, nunca apresentou nenhum defeito.

contras

Ausência de aros de alumínio

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 50000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu não recomendo!

Comentarios

pros

É uma moto muito bonita, muito econômica, fazendo 30 km/litro na cidade e em média 33 na estrada, manutenção barata.

contras

Moto mais fraca que a minha avó, na estrada até que anda, ainda que estando sujeita a muita turbulência, o que a deixa bastante instável. Mas na cidade toma pau de CG com esse torque ridículo (ela precisa estar a pelo menos 4500 giros pra andar direito). Se você pensa em andar em estrada de terra com ela, esqueça. A suspensão dela é dura. E ela exige muito cuidado nessas condições: A minha, teve uma vez que ela escorregou DO NADA e caiu, em uma estradinha que tinha poucas pedras e um pouco de areia. Sorte que eu estava a apenas 30 km/h... No asfalto você deve tomar cuidado nas curvas. Enfim, a quem pretende comprar essa moto, sugiro que compre uma XRE 300, mas escolha as que foram fabricadas de 2013 em diante, pois essas tem muito menos chances de dar aquele famoso problema no cabeçote. Ou então compre uma falcon.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 33200
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

No geral é uma boa moto, me surpreendeu positivamente, talvez porque eu tenha vindo de uma moto street e estava morrendo de saudades de uma moto de suspensão elevada.

pros

- Visual moderno;
- Suspensão excelente q proporciona muito conforto na condução;
- Acabamento (percebe-se q a marca caprichou no cuidado);
- Preço justo, comparado com o da sua concorrente direta (XRE).

contras

- O banco, já foi dito aqui por outros Motonliners e eu ratifico, a espuma é extremamente rígida e ela destoa do conjunto;
- O motor trabalha em alta rotação, daí seu consumo é relativamente alto (faz 27km/l);
- Ela não é o tipo de moto pra correr e nem viajar, pq seu motor é muito fraco de torque e de velocidade final (passa dos 120km c/ dificuldades), que exige uma tocada mais forte, com aceleração bem acentuada.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra
  • Quilometragem: 780
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 250 Tenere
eu recomendo!

Comentarios

Conheço essa moto há pouco tempo, mas ela me surpreendeu positivamente. Muito confortável para o piloto e para o garupa graças ao banco largo e o para-brisa, ela anda muito bem na cidade e em pequenos trechos rodoviários. Faltou uma sexta marcha para manter 120 km/h, velocidade em que o motor já beira os 7.500 rpm e gera incômodo em longas distâncias. Com o tanque grande, é o jeito mais barato de brincar de Big Trail sem muito dinheiro. Por causa do visual e do porte, porém, muito frentista já me perguntou se era uma Tenere 600.

pros

Versatilidade
Conforto
Autonomia

contras

Desempenho em estrada

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Dei umas voltas
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 0
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Site Ramar Ventures

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.