Yamaha XTZ 250 Tenere

Yamaha XTZ 250 Tenere
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Yamaha XTZ 250 Tenere

A XTZ Tenere 250 foi a primeira 'Ténéré' genuinamente brasileira. O modelo foi lançado em 2010, tomando como base a XTZ 250 Lander, sendo o menor modelo da lendária família de aventureiras que, na época, ainda tinha as 660 e 1200 à venda no Brasil. Entre os pontos positivos e diferenciais da Tenere 250 estão o visual, farol duplo, tanque maior e grande carenagem frontal, tudo visando o conforto para viagens e aventuras.

Ficha Técnica

Cilindrada: 249
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 21.00 a 8000 rpm
Torque Máximo: 2.10 a 6500 rpm
Transmissão: 5 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Convencional
Partida: Elétrica
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Monoamortecida, com link
Peso (seco): 133
Comprimento: 2120
Altura: 1370
Altura do Banco: 865
Distância entre Eixos: 1385
Pneu Dianteiro: 80/90-21 MT90 A/T 48S
Pneu Traseiro: 120/80-18 MT90 A/T 62S
Balança: Convencional

Outras Versões

XTZ 250 Tenere:   2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 1996
mais opções

Todas as Avaliações da Yamaha XTZ 250 Tenere

Recomendo
Classificação
Prós:
Visual, mecânica, consumo de combustível, agilidade, estabilidade, conforto
Contras:
freio dianteiro borrachudo, rodas de ferro, barulho do motor
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
1500
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 24/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
29 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Não tenho o que reclamar da moto. Jah fiz todos os testes possíveis e ela passou com louvor. Jah encarou passeios em rodovias, praias, lama, alagado, riacho só falta neve agora. Sem contar que a manutenção é relativamente barata. Resumindo, é uma moto topa tudo, pau pra toda obra. E faz presença onde chega (aparenta ter mais cc).
Prós:
Moto valente;
Confortável;
Econômica;
Visual old school e moderno ao mesmo tempo;
Contras:
Banco original duro;
Aros de aço aliado ao pneu dianteiro fino amassam com facilidade;
A moto original é "pelada", não tem nem um bagageiro;
Pouco torque e potência para estrada (um pouquinho a mais não fazia mal);
Apenas 5 marchas.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
27000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/07/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
4 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto excelente, graças ao seu custo benefício eu ouso dizer que é a melhor de todas as motos abaixo de 500 cc. Não dá problemas à toa e não possui nenhum problema crônico; Mecânica 100% confiável que não deixa ninguém na mão (claro, isso se a moto for abastecida sempre com gasolina aditivada e tiver as revisões feitas na hora certa); Design muito bonito e imponente, além de ser bem diferenciado; Manutenção barata; Consumo EXCELENTE de 30 km/litro NA CIDADE! Na estrada a 90 km/h e na quinta marcha o consumo pode passar facilmente de 36 km/litro! É muito econômica para uma 250 cc. Recomendo a todos!
Contras:
Banco original meio duro, ausência de sexta marcha e falta de torque abaixo de 4000 rpm (a partir da terceira marcha). Nas curvas (principalmente com piso molhado) é melhor não abusar da velocidade e nem confiar muito no atrito dos pneus. Fora isso, a moto é perfeita!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
31500
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/07/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
4 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Moto muito boa. 12.000km rodados em 7 meses, e nenhum problema apresentado, aliás, só foram trocadas as flautas, problema resolvido na garantia.
Hj, 02/2013, está com 27.000 km, e sem problema algum. Troca do pneu traseiro com 18.500km, o dianteiro ainda é o original, assim como a relação.
Prós:
Uma moto com uma excelente autonomia, devido ao tamanho do tanque, 16 litros, aliádo à um consumo de combustível muito bom, em média de 30km/l na cidade com garupa. Fácil de pilotar, muito ágil.
Contras:
O Banco merecia uma espuma de melhor qualidade, após 1 hora sobre a moto, já começa a incomodar.
é uma moto que possui um motor, que gosta de trabalhar com giro alto.
Na estrada, senti a falta de uma 6ª marcha
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
12000
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/07/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
3 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Suspensão, motor, conforto em trajetos curtos, ótima suspensão para terrenos ruins, resistente, bonita, inquebrável, não cai de preço e nem de público. Tenho uma BMW R1200 gs 2015 e comprei-a para andar no trânsito, a 330km de BH, tive que fazê-la a noite e nos 70km iniciais já estava de divertindo com ela, mas subidas e curvas sinuosas mas a dureza do banco judia e aos 250km já estava sofrendo. Fora isso é divertida e gostosa, agora é tentar acostumar com o barulho muito esquisito do motor.
Contras:
Freios (melhor instalar aeroquipe)
Barulho estranho e normal do motor
Banco duro.
O site não deixa pontuar os itens por isso vou fazer aqui:
Dirigibilidade 5
Demais 4
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
39000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Avaliação de Webson Dantas Santos
Enviada em 17/12/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
2 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto linda
Confortável
Ronco do motor é lindo lindo.
Consumo dentro do esperado
Confortável em viagens longas
Contras:
Banco duro( porém Confortável para viagens longas ).
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Quilometragem:
79000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Avaliação de Davi lessa
Enviada em 28/07/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica, manutenção simples, motor resistente, macia, ótima moto pra uma pessoa ou duas pessoas leves, uso a minha para viagens, na última fizemos 3.500 km ida e volta com garupa e bágagem a moto cumpre muito bem o seu papel dentro das suas limitaçoes, por ser uma trail de 250 cc vai muito bem, o uso urbano dela e muito bom muito macia para quebra molas e as ruas esburacadas, na nossa aqui temos o banco do Pedrinho e bolha alongada em viagem o consumo fica na casa dos 24 já no uso do dia a dia já fez até 33 , isso com uma carga de dois passageiros e mais bagagem totalizando uns 200 kg o que passa do limite dela.
Contras:
No meu ponto de vista não há, tudo vai do projeto da moto no caso desta não foi projetada para viagens e sim para um dia a dia porém ajustamos elas para viagem por isso não reclamo não dentro do espaço dela ela não tem reclamação .
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Quilometragem:
32000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 20/12/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
2 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Ainda não aferi o consumo. Estou ainda no primeiro abastecimento.
Prós:
Excelente altura que aumenta o campo de visão, facilitando ver sobre os carros e aumentando a segurança.
Banco confortável e não é tão duro como dizem.
A carenagem impressiona e faz a moto ser bem maior e proporciona proteção contra o vento.
Os freios não são tão ruins como dizem e conseguem parar a moto com eficiência.
Não achei o câmbio tão impreciso como costumam relatar. Tenho cambiado as marchas sem dificuldade.
E uma coisa que não vi ninguém comentar: O manual recomenda usar só gasolina aditivada.
Contras:
Falta do bagageiro.
O banco tem um revestimento muito fino e o meu já furou com menos de duas semanas de uso.
O painel vibra e faz barulho e o retrovisor esquerdo sai da posição. Vou pedir para verificar na primeira revisão.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
200
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto muito bonita, chama a atenção pelo porte passa facilmente por moto de maior cilindrada, bom torque, macia e economica para categoria.
Contras:
Pneu dianteiro péssimo trepida demais inseguro (vou trocar), cambio duro engate da 3 marcha impreciso, motor bem ruidoso, relação muito curta merece 6 ou relação mais longa (vou colocar piao 14)
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Utilitário (Trabalho)
Quilometragem:
1000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Recomendo
Classificação
Comentários:
Uma excelente moto para quem procura potência para o dia dia e um lazer aos finais de semana.

Tive que trocar as sanfonas da bengala, pois as que vieram racharam. Uma simples troca por uma de tamanho maior - de 25 para 32 dentes - (em torno de R$ 60,00) resolveu o problema. Troquei o pneu traseiro com 13000 km, porém ele poderia rodar um pouco mais. Como uso a moto com frequência, resolvi não abusar. Fiz uma revisão preventiva com 10000 km, não precisando trocar nada, e farei uma nova com 20000 km. Troco o óleo sempre que completa 1000 km e o filtro do óleo a cada 2000 km.

Boa sorte a todos!
Prós:
Após 8500 km rodados, posso dizer que é uma moto ágil e confortável. Se comporta muito bem no dia dia. Tem bom consumo médio, em torno de 26 km/l. É bastante confortável principalmente para os mais altos. Eu, que sai de uma suzuky yes 125 cc, senti uma diferença enorme. Antes, parecia que eu andava em uma bicicleta, e assim que peguei a Tenere, comecei a sentir realmente o que é pilotar uma moto de verdade. Tem um guidão bem largo, que facilita bastante nas manobras e na posição de pilotagem. Banco macio tanto para piloto quanto para garupa.
Contras:
Poderia ter uma 6ª marcha para melhor desenvolver a velocidade após os 120 km/h. Alguns cavalos a mais ajudariam bastante seu desempenho nas retomadas em estrada quando está com garupa. Protetor de mão poderia ser item de série, para ser um diferencial da sua concorrente XRE.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
14500
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
mais opções

Outras motos Yamaha à venda

De R$ 17.000,00 a R$ 17.000,00 entre 2 ofertas
Yamaha XTZ 250 Tenere XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere
R$ 17.000,00
Yamaha XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere
R$ 16.500,00
Yamaha XTZ 250 Tenere

Guias de motos Yamaha

foto moto yamaha/xtz-250-tenere Yamaha XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere

Outros Modelos Yamaha

mais opções
Comprar Vender