GUIA DE MOTOS

Yamaha XTZ 150 Crosser

A XTZ 150 Crosser foi lançada em 2014 em duas versões (E e ED) cuja diferença era apenas o disco de freio na roda dianteira. A moto utilizava a mesma mecânica da Fazer 150 e se mostrou muito competitiva para o uso diário pelo conforto oferecido pelas suspensões de maior curso e pneus mais largos para enfrentar os buracos das cidades.

4 12

Recomendação

satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Leia as Avaliações

Ficha Técnica

  • Cilindrada: 150,00
  • Tipo de Motor: 4 tempos
  • Arrefecimento: Ar
  • Combustível: Flex
  • Potência Máxima: 12.20 a 7500 rpm
  • Torque Máximo: 1.28 a 6000 rpm
  • Transmissão: 5 marchas
  • Injeção: Eletrônica
  • Suspensão dianteira: Convencional
  • Partida: Elétrica
  • Ajuste da suspensão dianteira: Eletrônica
  • Chassi: Aço
  • Suspensão traseira: MonoShock
  • Peso (seco): 131,00kg
  • Peso em movimento: 0,00kg (MVOM)
  • Comprimento: 2.050
  • Largura: 825mm
  • Altura: 1140mm
  • Altura do Banco: 836mm
  • Distância entre Eixos: 1350
  • Pneu Dianteiro: 90/90- 19 M/C
  • Pneu Traseiro: 110/90- 17 M/C
  • Capacidade do tanque: 12 litros
  • Ajuste da suspensão traseira: Sem ajuste
  • Balança: Convencional

Outras Versões

  • XTZ 150 Crosser E:   2017 / 2016 / 2015 / 2014

  • XTZ 150 Crosser ED:   2017 / 2016 / 2015 / 2014

  • XTZ 150 Crosser S Flex:   2020 / 2019 / 2018

  • XTZ 150 Crosser Z Flex:   2020 / 2019 / 2018

Todas as Avaliações Desta Moto

Recomendo

Prós: Moto bem leve, esperta e fácil de pilotar. Excelente para o congestionamento nosso de cada dia e para o nosso asfalto lunar. Bastante econômica (pilotando sempre de forma "mansa", registrei as seguintes médias de consumo: 41km/l apenas em estrada e 45km/l em uso misto, antes da primeira revisão; 45km/l (misto) após a primeira revisão; 50km/l com a mão bem leve (misto) e 36km/l puxando um pouco (sempre dentro dos limites de velocidade das vias). Já tive algumas motokas e esta é a que eu mais gostei até o momento. Atendeu 100% as minhas expectativas.
Contras:Pneus com câmara e um barulhinho chato de nhec, nhec que estava fazendo na suspensão traseira, onde percebi que era o contato da mola da suspensão com a base do amortecedor, problema este resolvido facilmente com um pouquinho de lubrificante no local. Poucas autorizadas disponíveis (grande quantidade de encerramentos de atividades).

Recomendo

Prós: Ótima moto. Nível de acabamento muito acima da Bros; Econômica; Robusta; Desempenho do motor nem de longe lembra as Factor/XTZ 125, responde bem e vibra pouco
Contras:O painel poderia ter relógio (é lindo e tem até contagiros, mas na versão que andei não mostrava as horas) e poderia ser mais confortável, especialmente se considerarmos o link da suspensão traseira
marcos - 04/03/2021

Recomendo

Prós: Moto Econômica e confortável
Contras:Algumas peças são caras,pneus por exemplo.

Não Recomendo

Prós: Econômica, confortável, indicador de marcha.
Contras:Muito barulho de peças, parece que tem um monte de coisas soltas. Dá sensação que a moto vai desmontar. Pós-venda Yamaha despreparada. Esperando o 3º recall. Precisa falar mais?

Recomendo

Prós: Moto barata, muito econômica e de baixíssima manutenção. Confortável para pilotar. Confiável
Contras:Os fabricantes de acessórios IGNORAM a Crosser. É difícil de achar QUALQUER COISA ESPECÍFICA para ela. Saída fraca, retomada também.

Recomendo

Prós: Peças de ótima qualidade Muito ergonômica Anda em qualquer terreno fácil Muito confiável Fácil de guiar Durável (peguei com 10K e fiquei até 70K). Nunca tive absolutamente nada. Apenas troca de bateria no períoro (3 anos), que acho normal. Fiz recall da troca de chassis, mesmo a moto não aparentando nada. Achei uma atitude corajosa da Yamaha, pois foram muito responsáveis.
Contras:Com álcool acho que não possui consumo adequado. Podia ter mais um pouco de força.

Recomendo

Prós: Motor Yamaha,conforto ,design(a minha e 2017 coloquei para-lama da lander x resolveu tudo o que eu queria não sou fan da versão S)a posição de pilotagem e top,painel tooop,link da suspensão ,motor tem bom torque ate 7.500 rpm,dai pra frente sofre um pouquinho,(lembrando q e uma 150 cc).no geral muito confortável e ate boa para pequenas viagens .
Contras:Freio a tambor ,nem tanto pela eficiência,freia ate q bem pelo fato de ser a tambor,mas judia do design da moto.mas lado a lado com a Bros o design em geral deixa despercebido esse detalhe .

Recomendo

Prós: -flex -baixo custo de manutenção -revisões preço fixo -conforto para piloto e garupa -facilidade na instalação de acessórios -acabamento
Contras:-freio traseiro a tambor -poucos acessórios específicos já lançados

Não Recomendo

Prós: Baixo consumo com velocidade até 80km, passou disso, bebe mais que uma 300 da honda.
Contras:A moto já trocou a roda traseira, o chassi, três vezes a bobina de ignição e já está pedindo outra, basta chover ou amanhecer frio que a moto corta. Com menos de um ano tive que trocar cabos de acelerador e embreagem (e custou quase 400 reais os dois cabos originais, um absurdo); retentores da bengala; caixa de direção; amortecedor traseiro. Uma bosta! O motor é fraquíssimo; já tive 150 da honda é a moto conseguia manter os 115/120km tranquilarmente, com essa da Yamaha, a briga é para chegar em 100km. A moto não transmite estabilidade em curvas, e olha que já tenho motos há 12 anos e vários modelos. E para finalizar, em Aracaju/SE só existe uma única concessionária Yamaha e o atendimento é péssimo. Não indico a ninguém comprar Yamaha por aqui, só por esse detalhe.

Recomendo

Prós: Consumo
Contras:Ruim para rodovias com subidas longas.
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

Moto bem leve, esperta e fácil de pilotar. Excelente para o congestionamento nosso de cada dia e para o nosso asfalto lunar. Bastante econômica (pilotando sempre de forma "mansa", registrei as seguintes médias de consumo: 41km/l apenas em estrada e 45km/l em uso misto, antes da primeira revisão; 45km/l (misto) após a primeira revisão; 50km/l com a mão bem leve (misto) e 36km/l puxando um pouco (sempre dentro dos limites de velocidade das vias). Já tive algumas motokas e esta é a que eu mais gostei até o momento. Atendeu 100% as minhas expectativas.

contras

Pneus com câmara e um barulhinho chato de nhec, nhec que estava fazendo na suspensão traseira, onde percebi que era o contato da mola da suspensão com a base do amortecedor, problema este resolvido facilmente com um pouquinho de lubrificante no local. Poucas autorizadas disponíveis (grande quantidade de encerramentos de atividades).

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 2000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação de marcos em 04/03/2021
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

Ótima moto. Nível de acabamento muito acima da Bros; Econômica; Robusta; Desempenho do motor nem de longe lembra as Factor/XTZ 125, responde bem e vibra pouco

contras

O painel poderia ter relógio (é lindo e tem até contagiros, mas na versão que andei não mostrava as horas) e poderia ser mais confortável, especialmente se considerarmos o link da suspensão traseira

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado:
  • Quilometragem: 40000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

Moto Econômica e confortável

contras

Algumas peças são caras,pneus por exemplo.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 60000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu não recomendo!

Comentarios

pros

Econômica, confortável, indicador de marcha.

contras

Muito barulho de peças, parece que tem um monte de coisas soltas. Dá sensação que a moto vai desmontar. Pós-venda Yamaha despreparada.
Esperando o 3º recall. Precisa falar mais?

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 10000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

Moto barata, muito econômica e de baixíssima manutenção. Confortável para pilotar. Confiável

contras

Os fabricantes de acessórios IGNORAM a Crosser. É difícil de achar QUALQUER COISA ESPECÍFICA para ela. Saída fraca, retomada também.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 25000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

Peças de ótima qualidade
Muito ergonômica
Anda em qualquer terreno fácil
Muito confiável
Fácil de guiar
Durável (peguei com 10K e fiquei até 70K). Nunca tive absolutamente nada. Apenas troca de bateria no períoro (3 anos), que acho normal.
Fiz recall da troca de chassis, mesmo a moto não aparentando nada. Achei uma atitude corajosa da Yamaha, pois foram muito responsáveis.

contras

Com álcool acho que não possui consumo adequado.
Podia ter mais um pouco de força.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 75000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

Motor Yamaha,conforto ,design(a minha e 2017 coloquei para-lama da lander x resolveu tudo o que eu queria não sou fan da versão S)a posição de pilotagem e top,painel tooop,link da suspensão ,motor tem bom torque ate 7.500 rpm,dai pra frente sofre um pouquinho,(lembrando q e uma 150 cc).no geral muito confortável e ate boa para pequenas viagens .

contras

Freio a tambor ,nem tanto pela eficiência,freia ate q bem pelo fato de ser a tambor,mas judia do design da moto.mas lado a lado com a Bros o design em geral deixa despercebido esse detalhe .

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 24000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

-flex
-baixo custo de manutenção
-revisões preço fixo
-conforto para piloto e garupa
-facilidade na instalação de acessórios
-acabamento

contras

-freio traseiro a tambor
-poucos acessórios específicos já lançados

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 150
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu não recomendo!

Comentarios

pros

Baixo consumo com velocidade até 80km, passou disso, bebe mais que uma 300 da honda.

contras

A moto já trocou a roda traseira, o chassi, três vezes a bobina de ignição e já está pedindo outra, basta chover ou amanhecer frio que a moto corta. Com menos de um ano tive que trocar cabos de acelerador e embreagem (e custou quase 400 reais os dois cabos originais, um absurdo); retentores da bengala; caixa de direção; amortecedor traseiro. Uma bosta! O motor é fraquíssimo; já tive 150 da honda é a moto conseguia manter os 115/120km tranquilarmente, com essa da Yamaha, a briga é para chegar em 100km. A moto não transmite estabilidade em curvas, e olha que já tenho motos há 12 anos e vários modelos. E para finalizar, em Aracaju/SE só existe uma única concessionária Yamaha e o atendimento é péssimo. Não indico a ninguém comprar Yamaha por aqui, só por esse detalhe.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 43000
  • Manutenção: Difícil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Alto
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 150 Crosser
eu recomendo!

Comentarios

pros

Consumo

contras

Ruim para rodovias com subidas longas.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 8500
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Site Ramar Ventures

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.