Yamaha R3

Yamaha R3
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Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
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Sobre a Yamaha R3

A Yamaha YZF R3 foi lançada no Brasil em agosto de 2015. Por aqui, assim como no resto do mundo, o modelo veio para rivalizar com a sua concorrente Kawasaki Ninja 300. E de fato, a novidade da Yamaha superou a rival, que mais tarde lançou a resposta com a Ninja 400.

Yamaha R3: ficha técnica, fotos, videos, consumo

Inspirado nas grandes esportivas da Yamaha, o modelo R3 chegou equipado com motor bicilíndrico 4 tempos de 320,6 cm³ e refrigerado a água. Um propulsor que entrega 42,01 cavalos a 10.750 rpm e torque de 3,02 kgfm a 9.000 rpm - junto do câmbio de seis marchas. 

No consumo urbano, a média da pequena carenada era de 22 km/l - número aceitável para a categoria, mas ainda longe de modelos mais econômicos. Já na estrada, o consumo médio chega aos 28 km/l. O tanque da Yamaha R3 apresenta capacidade para até 14 litros de combustível. Ou seja, tem autonomia que pode superar 400 km.

Enquanto isso, o peso em ordem de marcha era de 167 kg. As rodas da R3 eram esportivas de aro 17 polegadas, calçando pneus Metzeler Sportec ME Interact de medida 110/70 na frente e 140/70 na traseira.

No conjunto, a moto contava com garfo telescópico de 41 mm de diâmetro e 130 mm de curso na dianteira. Na traseira, a moto tem balança alongada com monoamortecedor de 125 mm de curso, com ajuste na pré-carga da mola. 

Para a frenagem, a R3 tem freios a disco flutuante, de 298 mm, com pinça de dois pistões na frente. Na traseira está o disco simples de 220 mm com pinça de único pistão. Um conjunto com destaque pela eficácia, principalmente na versão com sistema de ABS. 

R3 atualização

Em sua segunda geração, a pequena esportiva da Yamaha ganhou visual ainda mais aerodinâmico e também inspirado na “família R” das grandes R6 e R1. A moto ganhou novas carenagens, faróis e luzes de posição em LED e novo tanque de combustível.

No conjunto, o modelo recebeu nova suspensão dianteira invertida e nova mesa superior. O novo garfo invertido, do tipo USD (Up Side Down), tem 130mm de curso. A moto também recebeu painel totalmente digital, com Shift Light, atestando sua aposta na esportividade. 

Essa nova geração da Yamaha R3 chegou disponível na rede de concessionárias em agosto de 2019, em três opções de cores: vermelho fosco metálico (Red Velvet), o azul metálico (Racing Blue) e a Monster Energy MotoGP Edition - combinação do preto metálico com o azul brilhante.

Yamaha R3 preço

No ano de seu lançamento, em 2015, a Yamaha R3 chegava com a opção de carroceria pintada em branco e azul, com um visual bastante esportivo. E no mercado nacional, os preços sugeridos eram de R$ 19.990 até os R$ 21.990, sendo este último para a versão da R3 com freios ABS. 

E em sua chegada ao mercado, foram emplacadas cerca de 300 unidades por mês, número próximo à meta da Yamaha que era de comercializar 400 motos, mensalmente, na época. Avançando para o ano de 2023, o modelo segue disponível apenas na versão com ABS, com preço público sugerido de R$ 32.590 + frete.

Ficha Técnica

Cilindrada: 320
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Líquido
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 42,01 cv a 10.750 rpm
Torque Máximo: 3,02 kgf.m a 9.000 rpm
Transmissão: 6 velocidades
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Garfo telescópico invertido, curso de 130 mm
Partida: Elétrica
Ajuste da suspensão dianteira: Sem ajustes
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Monochoque com Link, curso de 125 mm
Peso (seco):
Peso em movimento: 170 (MVOM)
Comprimento: 2090
Largura: 720
Altura: 1135
Altura do Banco: 780
Distância entre Eixos: 1380
Pneu Dianteiro: 110/70 17 54 H sem câmara
Pneu Traseiro: 140/70 17 66 H sem câmara
Capacidade do tanque: 14
Ajuste da suspensão traseira: Ajuste de pré-carga da mola
Balança:

Outras Versões

R3:   2017 / 2016
R3 ABS:   2021 / 2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015
R3 Monster ABS:   2021 / 2020
R3 STD:   2019 / 2017 / 2016
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Todas as Avaliações da Yamaha R3

Recomendo
Classificação
Prós:
Visual
Ciclística
Performance
Custo x Beneficio
Contras:
Transmissão / Relação com problemas de fabrica
Rolamento da roda traseira
Consumo elevado
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Quilometragem:
45000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/05/2023
SIM
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42 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Aceleração fantástica para a categoria. Faz curvas como se estivesse em um "trilho". Iluminação noturna nota 1.000.
Anda no corredor sem o menor problema.
Puro prazer e diversão garantida!
Contras:
Não se pode dizer que o banco do garupa exista, mas toda a moto speed tem essa característica. Se quer viajar sempre com garupa, desista deste tipo de moto, pois vai arranjar "divórcio" na certa.
Preço de qualquer peça acessório caro pois a moto é importada. Seguro contra tudo e todos é obrigatório e dependendo do perfil do piloto, pode chegar na casa dos R$ 7.000,00. Brinquedo pra gente grande e que não quer fazer comparações de preço com outras motos de 300 cc.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Quilometragem:
7
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Alto
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 16/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
56 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
- o painél é muito completo, com indicador de marcha, temperatura, reserva, 2 odometro parcial, consumo de combustível
- Aceleração progressiva > ótimo para iniciantes
- Freios confiáveis (com dosagem de força gradativa)
- embreagem e marchas com engate preciso
- pneus de boa qualidade, no meio é mais duro para não ficar quadrado logo, e nos lados é mácio, dá segurança em curvas (quando o pneu está quente, é claro)
- faróis com boa regulagem de altura
- 7 configurações da mola traseira (se tiver mais de 90 kilos recomendo a configuração 4 ou 5, dependendo do peso)
- moto muito leve, ótima para evitar tombamentos por iniciantes
- o motor da moto entra em temperatura ideal de maneira rápida, e o sistema de refrigeração é bem efetivo, mesmo com transito ou trafegando em baixas velocidades o motor não superaquece.
- a moto é muito estável na estrada, e no dia a dia passa tranquilo na maioria dos corredores, se dobrar o retrovisor passa onde qualquer 150 ou scooter passa.
Contras:
- não tem regulagem para o amortecedor dianteiro (nenhuma dessa categoria tem) e nem suspensão invertida (copia melhor as imperfeições do asfalto.
- não tem embreagem deslizante, a roda já sambou uma vez em uma reduzida, mas foi por falta de experiencia minha, de qualquer forma uma embreagem deslizante ajudaria um mais novato que eu
- compre a moto se não for levar garupa, ou se não ligar para o conforto dele.
- peso recomendado maximo de carga é de 160 kilos, não é em si um contra, mas dependendo do casal se for andar garupado, é bom ter ciência.
- o som do escapamento original é bem controlado, isso é ruim para uns, bom para outros
- o consumo para alguem com 100 quilos, em trecho puramente urbano (até 50kmh) com muitas subidas e farois, é em torno de 15 km/l (sp-capital), porém na estrada, fica em torno de 25km/l 110-120km/h.
- pela moto ser leve, e não possuir muito torque, os ventos laterais na estrada passam uma certa insegurança, principalmente para novatos.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Quilometragem:
2700
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 18/05/2023
SIM
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