GUIA DE MOTOS

Yamaha XTZ 125 E

Acompanhando a tendências dos demais modelos off-road da Yamaha, a XTZ 125 E conta com design da carenagem frontal, o que deixa a motocicleta mais atual.

5 12

Recomendação

satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Leia as Avaliações

Ficha Técnica

  • Cilindrada: 125
  • Tipo de Motor: 4 tempos
  • Arrefecimento: Ar
  • Combustível: Gasolina
  • Potência Máxima: 10 cv a 7500 rpm
  • Torque Máximo: 1 kgf.m a 6.000 rpm
  • Transmissão: 5 velocidades
  • Injeção: Carburada
  • Suspensão dianteira: Garfo telescópico, mola e óleo
  • Partida: Elétrica
  • Ajuste da suspensão dianteira:
  • Chassi: Aço
  • Suspensão traseira: Braço oscilante, único amortecedor com mola a óleo e gás, Active Monocross
  • Peso (seco): 104
  • Peso em movimento: (MVOM)
  • Comprimento: 2090
  • Largura: 810
  • Altura: 1125
  • Altura do Banco: 840
  • Distância entre Eixos: 1340
  • Pneu Dianteiro: 80/90 - 21 48T MT90
  • Pneu Traseiro: 110/80 - 18 58T MT90
  • Capacidade do tanque: 11
  • Ajuste da suspensão traseira:
  • Balança: Convencional

Motos Deste Modelo à Venda

VER TODAS De R$ 6.500,00 a R$ 6.500,00 entre 1 oferta

Outras Versões

  • XTZ 125 E:   2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 2009 / 2008 / 2007 / 2006 / 2005 / 2004 / 2003 / 2002

Todas as Avaliações Desta Moto

Recomendo

Prós: Facilidade de pilotar, economia, e manutenção barata. Se está em dúvida sobre que moto escolher como primeira moto, pode escolher essa sem medo essa. Você irá se desfazer dela, muitas outras virão, mas chegará o dia em que você sentirá saudade dessa pequena... Um tesão de moto!
Contras:O banco poderia ser um pouco mais confortável.

Recomendo

Prós: Economia, dirigibilidade , altura , durabilidade do motor.
Contras:torque, banco , conforto.

Recomendo

Prós: - Muito leve e ágil pra andar na cidade (só não mais que as CG e YBR devido à roda dianteira maior); na terra também, apesar de não ter motor pra isso; - Muito confortável pra atropelar buracos e lombadas, devido às suspensões dianteira e traseira altas e longas (uma enorme vantagem, pra mim, em relação às mesmas acima); - Econômica (exatamente o mesmo consumo das duas acima) e com uma mesma performance de velocidade e potência; - Posição de pilotagem (braços, costas e pernas) muito confortáveis (pra mim, muito mais do que as duas acima, e também muito mais do que a da XT 600 que comprei depois dela); - Freio a disco dianteiro de série; - Bengalas bem reforçadas (nem se compara às da Bros, que são igualmente finas ás da CG ou YBR); - Visual, particularmente, muito bonito pro meu gosto
Contras:- Banco realmente duro e estreito - pra cidade nunca me incomodou muito, mas na estrada realmente incomoda (porém, não sei se muito mais do que as irmãs CG e YBR, considerando que também já tive); isso também se resolve aumentando a espuma, já que a maior parte das motos trail têm essa característica; - O farol principal é realmente muito ruim, muito mesmo, a iluminação deixa muito a desejar. Na cidade até que não gera tanto problema, mas na estrada é realmente péssima; - Ausência de marcador de combustível pode ser um problema pra muitos, porém, depois que se aprende a calcular com base na kilometragem, fica muito mais precisa (dá pra saber se com a gasosa que ainda tem dá pra andar 10, 15, 20 ou 25 km ainda...). E também tem a torneirinha da reserva ne.... - Não vale a pena dizer que a baixa potência do motor é um contra na estrada, pois qualquer 125 sofre igual; mas na terra não vale a pena, a menos que se queira apenas passear (não tem força pra pular, e correr só mesmo no embalo da reta ou da descida) - Preço: mais cara que as irmãs, apesar de ter componentes mais resistentes que realmente justificam um incremento no preço. - Revenda: com certeza vai ter que perder um pouquinho, ou ter muita paciência pra garantir uns 500 ou 1000 reais a mais. Ou seja, é mais cara na hora da compra, e na hora da venda acaba valendo mais ou menos o mesmo que as outras co-irmãs.

Recomendo

Prós: Manutenção fácil, peças fáceis de serem encontradas. Mecânica simples. A moto também não é visada. Quando recebe a manutenção preventiva, apresenta baixo consumo de combustível. Esse motor, vindo da YBR, 125, em minha opinião, é um dos melhores motores desenvolvidos pela Yamaha. Quando recebe a devida manutenção, apresenta alta durabilidade. Tenho a minha desde 2014, quando a retirei 0KM. Não me arrependo. A utilizo todos os dias para o trabalho, e rodo cerca de 200 quilômetros por semana.
Contras:Pelas características dela, o banco, em deslocamentos prolongados, acaba por causar desconforto. Mas isso é uma característica do modelo. A moto em estrada tem um fraco desempenho, e em algumas situações pode ser perigosa. Recomendo o seu uso em meio urbano, e em estrada de terra. Só com os necessários ajustes, que não são poucos, essa motocicleta pode ser utilizada para o off-road pesado.
MARCELO AUGUSTO MORAES GOMES - 01/07/2020

Recomendo

Prós: Moto super econômica, manutenção baixa, bom pra quem quer uma moto urbana para o dia a dia. Tenho a moto há dois anos e nunca fiquei na rua, paro uma vez por ano para manutenção preventiva.
Contras:Banco fino, não recomendo viagens longas. Das 125cc, não recomendo para malucos que gostam de bater mais que 90km/h, quase impossível.

Recomendo

Prós: ?Leve. ?Rápida no transito. ?Boa ciclística. ?Econômica. Poderia ser mais caso utilizasse um sistema de injeção eletrônica. ?Moto versátil, robusta. Agüenta muito bem a cidade e se saiu muito bem no campo. *Estou levando em consideração a cc da moto e objetivo para o qual foi concebida. .
Contras:?Não se deve pegar a estrada de forma alguma co essa moto. (Não sei se é justo apontar como “contra”, pois é evidente que esta não foi projetada para isto) ?Cheiro de combustível fica na roupa de piloto e garupa. Mulher de cabelo grande sofre. ?Moto um pouco pequena para mim, tendo em vista que tenho 1,85m. *Estou levando em consideração a cc da moto e objetivo para o qual foi concebida.

Recomendo

Prós: Moto leve, estreita, anda muito bem pelos corredores.. agilidade é o seu forte. Câmbio bem acertado e macio. Suspensão é macia e vai bem em todo o tipo de terreno, os pneus on/off Sport Demon da Pirelli permitem passeios com muita tranquilidade pela terra. Visual off-road. Motor resistente e de fácil manutenção, a minha só abasteço com a gasolina V-Power da Shell e o óleo somente Yamalube. Ótima autonomia, nunca fiz menos do que 29km/l dentro da cidade.. na estrada nunca medi mas deve fazer entre 31 e 32 km/l com certeza. Peças de reposição encontradas com certa facilidade (apesar de ser uma Yamaha). Coloquei aros de alumínio da Three Heads na cor preta e raios inox, guidão da Pro Taper, punhos da Circuit, piscas cor cristal, lâmpada branca da Phillips no farol e um escapamento da Coyote (off-road) de alumínio e na cor preta. Nenhum dos ítens alterou o desempenho da moto, apenas a sua estética.
Contras:O banco é duro e não aceita passeios de longa duração, 30min encima e sua bunda está quadrada (porém condiz com a proposta do modelo). Desempenho é fraco, mas asseguro que anda com folga ao lado de Biz/CG Titan/Broz 125c e se o piloto souber como e quiser "encher" o seu motor ela se sai levemente mais rápida. Algumas peças enferrujam com facilidade por isso requerem muito zelo, logo quando comprei já constatei alguns pontos de ferrugem. Atendimento nas concessionárias é verdadeiramente ruim como falam, péssimo pós-venda. Por fim, se prepare para perder algum dinheiro na hora da revenda.. as motos da Yamaha carregam consigo este carma.

Recomendo

Prós: Moto de construção leve, excelente tanto on quanto off road, mecânica simples e robusta comum a todas Yamaha de baixa cilindrada.
Contras:Apesar de ter sido renovado a partir de 2009 o design ainda deixa muito a desejar, e a falta de componentes mais modernos também derruba as vendas a frente da concorrente, ainda assim no off road deixa a Bros no chinelo.

Recomendo

Prós: Dependendo do objetivo é uma boa moto. Para a Cidade, é excelente. Bom torque, boa para os buracos da cidade, bom consumo.
Contras:Ficar mais de uma hora em cima dela torna-se um problema sério. O banco é estreito demais, o causa um grande incomodo....Não é boa para a estrada, devido a velocidade final ser baixa.

Recomendo

Prós: Visual, Potencia offroad, leve, boa dirigibilidade, excelente amortecimento, otima durabilidade.
Contras:Custo muito elevado de peças
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

pros

Facilidade de pilotar, economia, e manutenção barata. Se está em dúvida sobre que moto escolher como primeira moto, pode escolher essa sem medo essa. Você irá se desfazer dela, muitas outras virão, mas chegará o dia em que você sentirá saudade dessa pequena... Um tesão de moto!

contras

O banco poderia ser um pouco mais confortável.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 11
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

É uma moto boa, responde bem mesmo com o torque e desempenho prejudicados ao longo dos anos por causa da legislação e adequação do ainda carburador, à mesma que já deveria ser injetada. Altura é boa, tem ótima dirigibilidade até melhor que as Brós 150 mas ao mesmo tempo que por ser estreita facilita a passagem nos corredores no trânsito tem seu banco desconfortável por ser também mais estreito que as concorrentes ; os plásticos são bons mesmo ficando com o uso cotidiano feios mas não há muito batimento de peças da carenagem fruto dos bons encaixes . Economia é seu forte.

pros

Economia, dirigibilidade , altura , durabilidade do motor.

contras

torque, banco , conforto.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Dei umas voltas
  • Tipo de Uso: Utilitário (Trabalho)
  • Terreno Testado: Urbano
  • Quilometragem: 0
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

Para trabalhar, a roda dianteira grande diminui a agilidade, e a manutenção é um pouco mais cara que as demais. Mas atende perfeitamente, passa nos corredores da mesma forma, e tem a vantagem de ser mais alta.
No mais, pelo conjunto todo, entre todas as 125, pra mim é a melhor.
Tenho saudades da minha...

pros

- Muito leve e ágil pra andar na cidade (só não mais que as CG e YBR devido à roda dianteira maior); na terra também, apesar de não ter motor pra isso;
- Muito confortável pra atropelar buracos e lombadas, devido às suspensões dianteira e traseira altas e longas (uma enorme vantagem, pra mim, em relação às mesmas acima);
- Econômica (exatamente o mesmo consumo das duas acima) e com uma mesma performance de velocidade e potência;
- Posição de pilotagem (braços, costas e pernas) muito confortáveis (pra mim, muito mais do que as duas acima, e também muito mais do que a da XT 600 que comprei depois dela);
- Freio a disco dianteiro de série;
- Bengalas bem reforçadas (nem se compara às da Bros, que são igualmente finas ás da CG ou YBR);
- Visual, particularmente, muito bonito pro meu gosto

contras

- Banco realmente duro e estreito - pra cidade nunca me incomodou muito, mas na estrada realmente incomoda (porém, não sei se muito mais do que as irmãs CG e YBR, considerando que também já tive); isso também se resolve aumentando a espuma, já que a maior parte das motos trail têm essa característica;
- O farol principal é realmente muito ruim, muito mesmo, a iluminação deixa muito a desejar. Na cidade até que não gera tanto problema, mas na estrada é realmente péssima;
- Ausência de marcador de combustível pode ser um problema pra muitos, porém, depois que se aprende a calcular com base na kilometragem, fica muito mais precisa (dá pra saber se com a gasosa que ainda tem dá pra andar 10, 15, 20 ou 25 km ainda...). E também tem a torneirinha da reserva ne....
- Não vale a pena dizer que a baixa potência do motor é um contra na estrada, pois qualquer 125 sofre igual; mas na terra não vale a pena, a menos que se queira apenas passear (não tem força pra pular, e correr só mesmo no embalo da reta ou da descida)
- Preço: mais cara que as irmãs, apesar de ter componentes mais resistentes que realmente justificam um incremento no preço.
- Revenda: com certeza vai ter que perder um pouquinho, ou ter muita paciência pra garantir uns 500 ou 1000 reais a mais. Ou seja, é mais cara na hora da compra, e na hora da venda acaba valendo mais ou menos o mesmo que as outras co-irmãs.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 40000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação de MARCELO AUGUSTO MORAES GOMES em 01/07/2020
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

pros

Manutenção fácil, peças fáceis de serem encontradas. Mecânica simples. A moto também não é visada. Quando recebe a manutenção preventiva, apresenta baixo consumo de combustível.
Esse motor, vindo da YBR, 125, em minha opinião, é um dos melhores motores desenvolvidos pela Yamaha. Quando recebe a devida manutenção, apresenta alta durabilidade.
Tenho a minha desde 2014, quando a retirei 0KM. Não me arrependo. A utilizo todos os dias para o trabalho, e rodo cerca de 200 quilômetros por semana.

contras

Pelas características dela, o banco, em deslocamentos prolongados, acaba por causar desconforto. Mas isso é uma característica do modelo. A moto em estrada tem um fraco desempenho, e em algumas situações pode ser perigosa. Recomendo o seu uso em meio urbano, e em estrada de terra. Só com os necessários ajustes, que não são poucos, essa motocicleta pode ser utilizada para o off-road pesado.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano
  • Quilometragem: 31000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

Quem tá sem grana e quer uma moto confiável sem depender de "cg's", XTZ é um bom negócio.

pros

Moto super econômica, manutenção baixa, bom pra quem quer uma moto urbana para o dia a dia. Tenho a moto há dois anos e nunca fiquei na rua, paro uma vez por ano para manutenção preventiva.

contras

Banco fino, não recomendo viagens longas. Das 125cc, não recomendo para malucos que gostam de bater mais que 90km/h, quase impossível.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Utilitário (Trabalho)
  • Terreno Testado: Urbano
  • Quilometragem: 71000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

Moto muito boa para quem quer um transporte para usar na cidade como meio de locomoção e gosta de se aventurar um pouco. Para quem gosta de moto é um bom começo, mas logo deixará o dono com gosto de quero algo maior.

Se você usa moto por que precisa unicamente para se locomover e não é muito de aventura eu iria de Bros. è bem mais confortável.

pros

?Leve.
?Rápida no transito.
?Boa ciclística.
?Econômica. Poderia ser mais caso utilizasse um sistema de injeção eletrônica.
?Moto versátil, robusta. Agüenta muito bem a cidade e se saiu muito bem no campo.

*Estou levando em consideração a cc da moto e objetivo para o qual foi concebida.
.

contras

?Não se deve pegar a estrada de forma alguma co essa moto. (Não sei se é justo apontar como “contra”, pois é evidente que esta não foi projetada para isto)
?Cheiro de combustível fica na roupa de piloto e garupa. Mulher de cabelo grande sofre.
?Moto um pouco pequena para mim, tendo em vista que tenho 1,85m.

*Estou levando em consideração a cc da moto e objetivo para o qual foi concebida.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 30000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

Se você pensa em adquirir uma moto para cidade, vai fundo.. é uma ótima moto.. não uso a minha para serviços mas deve se sair muito bem. A minha está com 9000km e nunca tive problemas.. todos os ítens básicos ainda são originais (pneus, relação, freios, etc..) e a moto está praticamente zera. Agora se quer uma moto para encarar a estrada, fuja dela! Para este propósito você precisa pensar de 250cc para cima, nenhuma 125cc vai te servir. Enfim, é uma ótima moto.. cumpre aquilo que promete.. e nada mais do que isso.

pros

Moto leve, estreita, anda muito bem pelos corredores.. agilidade é o seu forte. Câmbio bem acertado e macio. Suspensão é macia e vai bem em todo o tipo de terreno, os pneus on/off Sport Demon da Pirelli permitem passeios com muita tranquilidade pela terra. Visual off-road. Motor resistente e de fácil manutenção, a minha só abasteço com a gasolina V-Power da Shell e o óleo somente Yamalube. Ótima autonomia, nunca fiz menos do que 29km/l dentro da cidade.. na estrada nunca medi mas deve fazer entre 31 e 32 km/l com certeza. Peças de reposição encontradas com certa facilidade (apesar de ser uma Yamaha). Coloquei aros de alumínio da Three Heads na cor preta e raios inox, guidão da Pro Taper, punhos da Circuit, piscas cor cristal, lâmpada branca da Phillips no farol e um escapamento da Coyote (off-road) de alumínio e na cor preta. Nenhum dos ítens alterou o desempenho da moto, apenas a sua estética.

contras

O banco é duro e não aceita passeios de longa duração, 30min encima e sua bunda está quadrada (porém condiz com a proposta do modelo). Desempenho é fraco, mas asseguro que anda com folga ao lado de Biz/CG Titan/Broz 125c e se o piloto souber como e quiser "encher" o seu motor ela se sai levemente mais rápida. Algumas peças enferrujam com facilidade por isso requerem muito zelo, logo quando comprei já constatei alguns pontos de ferrugem. Atendimento nas concessionárias é verdadeiramente ruim como falam, péssimo pós-venda. Por fim, se prepare para perder algum dinheiro na hora da revenda.. as motos da Yamaha carregam consigo este carma.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra
  • Quilometragem: 9000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

Usava a moto no meu dia a dia e cheguei a rodar 1000 Km em uma semana sendo que 90% em uso off road por conta do meu trabalho, moto valente, atravessa riachos e sobe morro sem problemas, depende apenas do piloto saber dosar o pequeno motor de 125cc.

pros

Moto de construção leve, excelente tanto on quanto off road, mecânica simples e robusta comum a todas Yamaha de baixa cilindrada.

contras

Apesar de ter sido renovado a partir de 2009 o design ainda deixa muito a desejar, e a falta de componentes mais modernos também derruba as vendas a frente da concorrente, ainda assim no off road deixa a Bros no chinelo.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Utilitário (Trabalho)
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada, Pista
  • Quilometragem: 42000
  • Manutenção: Fácil de encontrar
  • Custo de Mantenção: Normal
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

Só senti uma certa dificuldade com a moto, na ocasião em que me acidentei e não encontrei as peças de reposição com muita facilidade.

pros

Dependendo do objetivo é uma boa moto. Para a Cidade, é excelente. Bom torque, boa para os buracos da cidade, bom consumo.

contras

Ficar mais de uma hora em cima dela torna-se um problema sério. O banco é estreito demais, o causa um grande incomodo....Não é boa para a estrada, devido a velocidade final ser baixa.

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Mais de um ano
  • Tipo de Uso: Lazer
  • Terreno Testado: Urbano, Estrada
  • Quilometragem: 60000
  • Manutenção: Dentro do esperado
  • Custo de Mantenção: Baixo
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
Avaliação
Avaliou Yamaha XTZ 125 E
eu recomendo!

Comentarios

pros

Visual, Potencia offroad, leve, boa dirigibilidade, excelente amortecimento, otima durabilidade.

contras

Custo muito elevado de peças

CONDIÇÕES DO TESTE

  • Tempo de uso: Menos de um ano
  • Tipo de Uso: Meio de Transporte
  • Terreno Testado: Urbano, Terra, Estrada
  • Quilometragem: 50000
  • Manutenção:
  • Custo de Mantenção:
satisfação geral
DIRIGIBILIDADE
VISUAL
CONSUMO
CONFORTO
CUSTO X BENEFÍCIO
PERFOMANCE
É expressamente proibida a reprodução de qualquer matéria sem a prévia autorização do Motonline e dos autores (Inciso I do Artigo 29 - Lei 9.610/98).
Proibida a reprodução parcial ou integral mesmo que citada a fonte. Todos os direitos reservados. As matérias assinadas são de exclusiva responsabilidade de seus autores.
Site Ramar Ventures

buscar conteúdo

Encontre anúncios, guias, notícias e conteúdos sobre motos.