Prós:
São muitos pontos a favor, desde que o uso predominante seja viajar. Tem ótimo desempenho, é econômica, tem boa autonomia, confortável, ótima estabilidade geral, ótima pilotagem, fácil de encontrar acessórios e com gama ampla de opções. O conjunto de motor e câmbio, responde muito bem. A minha tinha o piloto automático, algo sensacional em viagens longas. A Bolha funciona muito bem! O conforto e segurança durante a pilotagem, me permitiram dar tiros de mil quilômetros, quando foi necessário e fui muito bem. Tem uma rede de concessionárias razoável na América do Sul e sempre fui bem atendido. Fui sozinho até o Ushuaia, viajem 14 mil km, por 37 dias, sem absolutamente nenhum problema. Enfim, resumindo, se teu objetivo é fazer viagens longas, essa é uma ótima escolha!
Contras:
Revisões, manutenção, peças e seguro bem caros. Me cobraram mais de 2 mil reais na revisão (antecipada) de 20 mil km. Cobram por coisas que são questionáveis e ainda cobram um valor elevadíssimo. Eu optei pela "Sport", por não gostar de eletrônica embarcada e preferir economizar essa diferença, para gastar em acessórios mais úteis: riser de guidão, protetores de laterais e motor, baú e malas laterais de alumínio, ...etc. Como disse, meu uso predominante era viagens. Neste caso, eletrônica demais, torna a moto frágil e mais vulnerável, na minha opinião. Não gosto, por exemplo, de chave presencial. Acho isso "frescura"! Outro ponto: é uma moto extremamente visada, logo, além do valor do seguro ser alto, é tenso andar com ela em são Paulo e outras cidades grandes, com problemas de violência. Mas isso não é culpa da moto, claro! Ainda que seja um ponto a se pensar, antes de decidir comprar. Ainda mais no meu caso, que viajo sozinho. Última questão: Eixo Cardam! Deveriam fazer a revisão dele nos serviços obrigatórios, a um preço justo e rever essa cobrança absurda de "mil reais" que inclui a substituição de par de borrachas, cuja troca é obrigatória, se optar por abrir o conjunto, sob pena de perda da garantia, caso não faça. As CC desaconselham essa revisão de cardam! E se optar por fazer essa vistoria fora da rede de concessionárias, adeus garantia. Não adianta fugir do problema! Ele existe, sim! Tem que inspecionar e lubrificar o conjunto. São diversos casos de motos que não foram inspecionadas e tiveram o travamento com presença de ferrugem. Quem faz a inspeção, lubrificação e mantém os cuidados periodicamente, se livra do problema. Você tem uma? Faça isso assim que puder, mesmo que a moto seja zero! Faça após seis meses ou 10 mil km. Depois do primeiro serviço, se utilizar graxas recomendadas, pode fazer a cada 20 mil km. Fora da CC, é muito mais barato. me pediram 220 reais, contra mil reais da autorizada.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra
Quilometragem:
18500
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Alto