A família GS da BMW ganhou a adição da F 800 GS em 2007. O modelo vinha equipado com um motor de dois cilindros paralelos de 800 cc. E não demorou muito para essa "mini GS" desembarcar no Brasil, chegou oficialmente em nosso país no final de 2008.
No entanto, foi somente em junho de 2011 que a BMW F 800 GS deixou de ser importada e passou a ser fabricada em Manaus (AM). O modelo começou a ser construído em uma linha de montagem em parceria com a Dafra. A fábrica própria da marca seria inaugurada logo mais em 2016.
BMW F 800 GS: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos
A BMW F 800 GS nasceu no mercado dividindo com sua irmã maior, R 1200 GS, atributos como versatilidade e autonomia. Tudo isso em um pacote de porte menor e preço mais acessível, mas ainda conservando as qualidades que os motociclistas fãs do segmento big-trail da marca alemã seguem desejando.
O modelo era movido por um motor twin, DOHC, com resfriamento líquido e injeção eletrônica, de exatos 798 cm³. Um propulsor com potência máxima de 85 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 8,47 kgfm a 5.750 rpm.
A moto tinha ainda uma transmissão de 6 velocidades, com a potência moderada através da embreagem de múltiplos discos em banho de óleo, operado mecanicamente. Segundo a BMW Motorrad, a F 800 GS tinha um consumo médio de 23,3 km/l - em uma velocidade média de 90 km/h e 17,5 km/l - viajando a uma velocidade de 120 km/h.
No conjunto, a moto também possui suspensão dianteira com garfo telescópico invertido, de 43 mm. Enquanto a parte traseira, a F 800 foi equipada com um braço de balanço duplo de alumínio fundido, com pré-carga de amortecimento ajustável hidraulicamente no volante, e com rebote ajustável.
E para enfrentar os mais diversos tipos de terreno, a máquina tinha pneu dianteiro de 90/90-21 e pneu traseiro 150/70-17. A frenagem contava com disco duplo na frente, com pinças de dois pistões e um único disco na traseira, com pinça de pistão único. Tudo isso com sistema de ABS em ambas as rodas.
Além disso, a F 800 GS era equipada com um tanque de combustível com capacidade para 16 litros. Enquanto isso, a moto tinha peso de 85 kg (a seco) e 207 kg (em ordem de marcha).
F 800 GS Adventure
A BMW lançou uma versão mais pronta ao off-road da F 800 GS, em 2013. O modelo era chamado de F 800 GS Adventure e contava com mais recursos, em contraste à moto de base. As novidades eram uma carroçaria mais robusta, tanque de combustível maior (24 litros), subquadro traseiro reforçado e assento duplo mais confortável.
Fechando o pacote da novidade, a moto tinha um grande pára-brisas, freio de pé ajustável de alavanca, barra de proteção do motor e um rack que também servia como uma barra de proteção para o grande tanque.
O modelo seguiu presente em linha, ganhando em 2015 pneus enduro, rack de bagagem, bem como o famoso pára-brisa destacável. Já em 2016 a versão recebeu ajuste eletrônico da suspensão e o ASC (Automatic Stability Control), um exclusivo controle de tração que evita derrapagens indesejadas em superfícies escorregadias.
No ano seguinte a linha da F 800 GS continuou sem atualizações. Mais tarde, em maio de 2018, o modelo foi substituído e entraram em linhas as novíssimas 850 GS e 750 GS.