Yamaha XTZ 250 Tenere

Yamaha XTZ 250 Tenere
Recomendação:
Satisfação Geral:
Dirigibilidade:
Visual:
Consumo:
Conforto:
Custo X Benefício:
Performance:
Leia as Avaliações Deixe sua Avaliações
Sobre a Yamaha XTZ 250 Tenere

A XTZ Tenere 250 foi a primeira 'Ténéré' genuinamente brasileira. O modelo foi lançado em 2010, tomando como base a XTZ 250 Lander, sendo o menor modelo da lendária família de aventureiras que, na época, ainda tinha as 660 e 1200 à venda no Brasil. Entre os pontos positivos e diferenciais da Tenere 250 estão o visual, farol duplo, tanque maior e grande carenagem frontal, tudo visando o conforto para viagens e aventuras.

Ficha Técnica

Cilindrada: 249
Tipo de Motor: 4 tempos
Arrefecimento: Ar
Combustível: Gasolina
Potência Máxima: 21.00 a 8000 rpm
Torque Máximo: 2.10 a 6500 rpm
Transmissão: 5 marchas
Injeção: Eletrônica
Suspensão dianteira: Convencional
Partida: Elétrica
Chassi: Aço
Suspensão traseira: Monoamortecida, com link
Peso (seco): 133
Comprimento: 2120
Altura: 1370
Altura do Banco: 865
Distância entre Eixos: 1385
Pneu Dianteiro: 80/90-21 MT90 A/T 48S
Pneu Traseiro: 120/80-18 MT90 A/T 62S
Balança: Convencional

Outras Versões

XTZ 250 Tenere:   2020 / 2019 / 2018 / 2017 / 2016 / 2015 / 2014 / 2013 / 2012 / 2011 / 2010 / 1996
mais opções

Todas as Avaliações da Yamaha XTZ 250 Tenere

Recomendo
Classificação
Prós:
Visual, mecânica, consumo de combustível, agilidade, estabilidade, conforto
Contras:
freio dianteiro borrachudo, rodas de ferro, barulho do motor
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
1500
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 24/04/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
25 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Não tenho o que reclamar da moto. Jah fiz todos os testes possíveis e ela passou com louvor. Jah encarou passeios em rodovias, praias, lama, alagado, riacho só falta neve agora. Sem contar que a manutenção é relativamente barata. Resumindo, é uma moto topa tudo, pau pra toda obra. E faz presença onde chega (aparenta ter mais cc).
Prós:
Moto valente;
Confortável;
Econômica;
Visual old school e moderno ao mesmo tempo;
Contras:
Banco original duro;
Aros de aço aliado ao pneu dianteiro fino amassam com facilidade;
A moto original é "pelada", não tem nem um bagageiro;
Pouco torque e potência para estrada (um pouquinho a mais não fazia mal);
Apenas 5 marchas.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
27000
Manutenção:
Dentro do esperado
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/07/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
4 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Moto muito boa. 12.000km rodados em 7 meses, e nenhum problema apresentado, aliás, só foram trocadas as flautas, problema resolvido na garantia.
Hj, 02/2013, está com 27.000 km, e sem problema algum. Troca do pneu traseiro com 18.500km, o dianteiro ainda é o original, assim como a relação.
Prós:
Uma moto com uma excelente autonomia, devido ao tamanho do tanque, 16 litros, aliádo à um consumo de combustível muito bom, em média de 30km/l na cidade com garupa. Fácil de pilotar, muito ágil.
Contras:
O Banco merecia uma espuma de melhor qualidade, após 1 hora sobre a moto, já começa a incomodar.
é uma moto que possui um motor, que gosta de trabalhar com giro alto.
Na estrada, senti a falta de uma 6ª marcha
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
12000
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/07/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
3 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto excelente, graças ao seu custo benefício eu ouso dizer que é a melhor de todas as motos abaixo de 500 cc. Não dá problemas à toa e não possui nenhum problema crônico; Mecânica 100% confiável que não deixa ninguém na mão (claro, isso se a moto for abastecida sempre com gasolina aditivada e tiver as revisões feitas na hora certa); Design muito bonito e imponente, além de ser bem diferenciado; Manutenção barata; Consumo EXCELENTE de 30 km/litro NA CIDADE! Na estrada a 90 km/h e na quinta marcha o consumo pode passar facilmente de 36 km/litro! É muito econômica para uma 250 cc. Recomendo a todos!
Contras:
Banco original meio duro, ausência de sexta marcha e falta de torque abaixo de 4000 rpm (a partir da terceira marcha). Nas curvas (principalmente com piso molhado) é melhor não abusar da velocidade e nem confiar muito no atrito dos pneus. Fora isso, a moto é perfeita!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
31500
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 08/07/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
3 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Prós:
Suspensão, motor, conforto em trajetos curtos, ótima suspensão para terrenos ruins, resistente, bonita, inquebrável, não cai de preço e nem de público. Tenho uma BMW R1200 gs 2015 e comprei-a para andar no trânsito, a 330km de BH, tive que fazê-la a noite e nos 70km iniciais já estava de divertindo com ela, mas subidas e curvas sinuosas mas a dureza do banco judia e aos 250km já estava sofrendo. Fora isso é divertida e gostosa, agora é tentar acostumar com o barulho muito esquisito do motor.
Contras:
Freios (melhor instalar aeroquipe)
Barulho estranho e normal do motor
Banco duro.
O site não deixa pontuar os itens por isso vou fazer aqui:
Dirigibilidade 5
Demais 4
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano
Quilometragem:
39000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Avaliação de Webson Dantas Santos
Enviada em 17/12/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Moto linda
Confortável
Ronco do motor é lindo lindo.
Consumo dentro do esperado
Confortável em viagens longas
Contras:
Banco duro( porém Confortável para viagens longas ).
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Terra, Estrada
Quilometragem:
79000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Baixo
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Avaliação de Davi lessa
Enviada em 28/07/2023
SIM
Esta análise foi útil para você?
0 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Econômica, manutenção simples, motor resistente, macia, ótima moto pra uma pessoa ou duas pessoas leves, uso a minha para viagens, na última fizemos 3.500 km ida e volta com garupa e bágagem a moto cumpre muito bem o seu papel dentro das suas limitaçoes, por ser uma trail de 250 cc vai muito bem, o uso urbano dela e muito bom muito macia para quebra molas e as ruas esburacadas, na nossa aqui temos o banco do Pedrinho e bolha alongada em viagem o consumo fica na casa dos 24 já no uso do dia a dia já fez até 33 , isso com uma carga de dois passageiros e mais bagagem totalizando uns 200 kg o que passa do limite dela.
Contras:
No meu ponto de vista não há, tudo vai do projeto da moto no caso desta não foi projetada para viagens e sim para um dia a dia porém ajustamos elas para viagem por isso não reclamo não dentro do espaço dela ela não tem reclamação .
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Mais de um ano
Tipo de Uso:
Lazer
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
32000
Manutenção:
Fácil de encontrar
Custo de Mantenção:
Normal
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 20/12/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
1 pessoa gostou
Recomendo
Classificação
Prós:
Perfeita!
Contras:
Merecia uma traseira mais bem acertada, aros de aluminio e motor flex.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Dei umas voltas
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada, Pista
Quilometragem:
0
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
Recomendo
Classificação
Comentários:
Tenho descrito num blog minhas experiências como motoqueiro/motociclista, é mais um "diário" para meus filhos e netos saberem quem eu sou/fui.

A quem interessar, o primeiro link está aqui: http://vo1cefa2la.wordpress.com/2012/11/29/motoqueiro/

:-)
Prós:
É linda (esperei seis meses até a Yamaha lançar ela branca com a faixa de competição vermelha na diagonal, foi adquirida dia 05/12/2012).
Motor confiável, freios excelentes, autonomia excelente (16 litros de gasolina no tanque), partida elétrica e ignição eletrônica.
Manobrabilidade excelente no trânsito.
Preço de peças originais considerei "barato" e digo: capa do banco original, 78 reais (um dia após comprar a moto, ela no estacionamento onde trabalho, furaram o banco, ela contava com apenas 58 Km rodados), a capa já foi trocada. outro caso, caí parado na porta de casa, arranhou o manete do lado esquerdo, 12 reais para trocar o manete original na Autorizada Yamaha em Anápolis.
Mais um ítem que terei que trocar mas será na sexta-feira dia 25/01/2012, um espelho retrovisor direito, preço: 52 reais.
Outra coisa boa dessa moto é o farol aliás, OS faróis! Parecem o de um Mirage aqui da Base Aérea de tão densos!
Não vou falar da buzina porque nem posso, por aqui anda chovendo pacas e qualquer buzina de moto fica com voz de pato por mais nova que seja Kkkkkkkk.
Para quem tem intenção de comprar essa moto dou uma dica: ligue o motor, ele ficará entre 2.000 e 2.100 giros, espere um pouco, deixe os giros chegarem a 1.500 Rpm, dê umas aceleradas, confira a embreagem, abra o portão e, se mande! Não ande antes de o motor chegar aos 1.500 giros, é fria!
Nos dois abastecimentos que fiz até os 600 Km ela está fazendo 25,8 Km/l !

Atualizando: dia 10/05/3013 saí de Anápolis-GO e fui a São Vicente-SP, passei o dia das mães com minha mãe e retornei ontem (13/05/2013).
Saí (ontem) cinco horas da manhã, parei em Santa Rita do Passa Quatro-SP, Uberaba-MG, Catalão-GO e só! Fiz a viagem em 13 horas, cheguei na porta da minha casa em Anápolis exatamente às 17:50h!
Por aí vocês podem sentir o que essa moto (que amanhã irá para a revisão dos 5.000 Km) é capaz de fazer!

hehe!
Contras:
1 - Essa moto "pede" uma "sexta" marcha, a Yamaha bem que poderia oferecer uma relação mais condizente;
2- A "reserva" do tanque de gasolina "abre" no odômetro quando ela está com 8 (oito) litros gastos (meio tanque), justamente quando é mais perigoso, se você "deitar" um pouco a mais do ângulo do descanso lateral você "cai como uma jaca" e vou dar um exemplo: sábado passado estava num cruzamento debaixo de maior chuva, parei a moto e tentei colocar o pé direito no chão, havia um pequeno buraco onde enfiei o pé e, quando senti que iria cair, estiquei o braço, rompi os ligamentos do acrômio (ombro). Outro tombo que tomei com ela foi no dia que a comprei em Goiânia, cheguei em casa (Anápolis) debaixo de chuva, a lâmpada da rua queimada, coloquei a roda dianteira na calçada, a traseira na rua, baixei o descanso e, cadê o chão! Foi o primeiro tombo (besta).
3- Tenho 1,79 de altura, 50 anos, desde os 14 anos de idade sou motoqueiro, das sete moto que tive seis foram Yamaha (duas RS-125, uma RX-125, duas DT-180) e, digo prôceis: Essa Ténéré 250 é "arisca", não "bobêem", em estrada de chão é mais fácil de controlar que parada.
4- Não é uma moto feita pra andar com garupa.
5- Mina mulher quer que eu venda ela Kkkkkkkkkkkkk Tá com ciúme! Kkkkkkkkkkkkkk!
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Terra, Estrada
Quilometragem:
600
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 17/07/2022
SIM
Esta análise foi útil para você?
2 pessoas gostaram
Recomendo
Classificação
Comentários:
Comprei ela usada com 25mil km, a moto estava perfeita sem nenhum detalhe, o antigo proprietário comprou ela para viajar, por isso ela foi adquirida com alguns acessórios. A moto mesmo com essa quilometragem parece zero. ela chega facil aos 120 km/h sendo que a velocidade maxima conseguida foi de 145km/h no painel, claro que a velocidade real é uns 8% a menos. Na primeira viagem com ela percebi a dureza do banco e a falta de alguns cm a mais na bolha. A iluminação dela é perfeita, superior as motos que estavam me acompanhando: Falcon, Gsx 650f, Z750. Um dos grandes problemas dela foi na hora de fazer curva perto do litoral,ou área abertas qualquer vento batendo no lado desestabiliza. Apesar de ser uma 250 ela anda bem, mantem facil os 120 km/h. O problema é que com essa velocidade ela mostrou um consumo de 23km/h,semelhante a de meus companheiros, com motos de maior cilindradas. O cambio dela não é preciso, chega a ser um pouco dura as trocas de marcha, andei na falcon e na z750 e não tem nem comparação quanto ao cambio de ambas.
Prós:
A moto é muito boa para andar na cidade e para pequenas viagem, ela é minha primeira moto trail, então em relação a varios aspectos não sei relatar. Já andei em algumas motos, e posso dizer que ela é boa de pilotagem, a suspensão absorve muito bem as imperfeições do piso. O seu farol é extremamente bom, tem carros que não iluminam tão bem quanto ela. A vibração dela nem se compara com outras monocilidricas você mal sente a vibração.
Contras:
O banco dela é muito duro, se a espuma tivesse uma densidade mais macia seria perfeito. A bolha não desvia por completo o ar, para viajar sem que o barulho do vento incomode o piloto devesse colocar uma maior. O cambio é um pouco duro. Por ser alta, qualquer vento lateral desestabiliza a moto.
Condições do Teste:
Tempo de uso:
Menos de um ano
Tipo de Uso:
Meio de Transporte
Terreno Testado:
Urbano, Estrada
Quilometragem:
26000
Satisfação Geral
Dirigibilidade
Visual
Consumo
Conforto
Custo X Benefício
Perfomance
Enviada em 25/02/2021
SIM
Esta análise foi útil para você?
mais opções

Outras motos Yamaha à venda

De R$ 20.900,00 a R$ 20.900,00 entre 28 ofertas
Yamaha XTZ 250 Tenere
R$ 20.900,00
Yamaha XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere
R$ 17.500,00
Yamaha XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere
R$ 16.000,00
Yamaha XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere
R$ 18.000,00
Yamaha XTZ 250 Tenere
Yamaha XTZ 250 Tenere
R$ 21.500,00
Yamaha XTZ 250 Tenere

Guias de motos Yamaha

foto moto yamaha/tdm-900 Yamaha TDM 900
Yamaha TDM 900
foto moto yamaha/xt-600-z-tenere Yamaha XT 600 Z Ténéré
Yamaha XT 600 Z Ténéré
foto moto yamaha/ybr-125 Yamaha YBR 125
Yamaha YBR 125
foto moto yamaha/fazer-250-abs Yamaha Fazer 250 ABS
Yamaha Fazer 250 ABS
foto moto yamaha/crosser-150-s Yamaha Crosser 150 S
Yamaha Crosser 150 S

Notícias sobre motos da Yamaha

capa noticia Moto teste: Yamaha XTZ 250 Ténéré
Moto teste: Yamaha XTZ 250 Ténéré
Moto teste: Yamaha XTZ 250 Ténéré
capa noticia Yamaha XTZ 250 Ténéré inspirando aventureiros
Yamaha XTZ 250 Ténéré inspirando aventureiros
Yamaha XTZ 250 Ténéré inspirando aventureiros
capa noticia Yamaha XTZ 250 Ténéré invade web e redes sociais
Yamaha XTZ 250 Ténéré invade web e redes sociais
Yamaha XTZ 250 Ténéré invade web e redes sociais
capa noticia Scooter Yamaha mais vendida tem novas cores (e preço) para 2025
Scooter Yamaha mais vendida tem novas cores (e preço) para 2025
Scooter Yamaha mais vendida tem novas cores (e preço) para 2025