Publicidade

Já pensou um carro com motor de R1? A Yamaha não só imaginou, como criou um esportivo leve e rápido movido pelo motor de sua famosa moto esportiva! Um modelo que tinha tudo para dar certo… mas que nunca chegou às lojas. Conheça o modelo e saiba porque a máquina não ganhou as ruas. E sim, esta parece aquela outra história do passado.

Yamaha fez carro com motor de R1

A Yamaha surpreendeu o mundo no Salão de Tóquio de 2015. Afinal, apresentou um inédito carro com motor de R1. O modelo era um esportivo leve e com potencial para virar o segmento de cabeça para baixo. Entretanto, nunca foi para a linha de produção.

carro com motor de R1

Marca nunca confirmou motorização, entretanto, especula-se que era a mesma do MOTIV.e – um três cilindros com arquitetura semelhante a da R1

O modelo chamado “Sports Ride Concept” tinha um grande potencial. Seu conjunto aproveitava a configuração estrutural já vista no protótipo urbano MOTIV. Além disso, o carro com motor de R1 tinha a mão do designer Gordon Murray, pai do icônico McLaren F1 e demais carros de corrida vencedores.

Publicidade

Desta forma, o modelo contava com chassi leve, mas de alta rigidez. Nada menos que uma tecnologia semelhante à usada na Fórmula 1. Ainda segundo a Yamaha, o conceito tinha painéis compostos a um quadro tubular, proposta de alto desempenho, ainda que com materiais mais amigáveis ao meio ambiente.

carro com motor de R1

Modelo tinha materiais exóticos, couro, carbono e alumínio

As dimensões da máquina eram de apenas 3,90 metros de comprimento, 1,72 metros de largura e 1,17 de altura. Enquanto isso, a motorização do carro com motor de R1 era semelhante ao famoso três cilindros de cerca de 200 cv, junto de caixa de câmbio manual. Embora os números oficiais do modelo nunca tenham sido divulgados.

Veja também:

Publicidade

Nunca foi para a produção 

Embora a ideia de um esportivo com motor de R1 tenha sido genial, o modelo nunca foi parar na linha de produção. Depois da primeira apresentação, o Sports Ride Concept surgiu novamente em 2017, já como uma evolução chamada de T40.

No entanto, ainda em 2019 o projeto parece que foi para definitivamente para a gaveta. A razão pode estar ligada aos altos custos da produção em série e riscos de investir num segmento onde a marca ainda não atuava.

Além disso, atualmente as novas normas de emissões estão pondo um fim nos motores da R1, ao menos para as ruas. Entretanto, a Yamaha nunca falou abertamente sobre o que levou ao congelamento do projeto. Vale lembrar que anos antes ela já tinha trabalhado em outro esportivo, que também acabou não chegando às lojas. E ele tinha até motor de F1! Conheça aqui.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]