Publicidade

Será que a velocidade máxima atingida numa moto chega perto de um avião? Segundo o livro dos recordes, sim! Conheça os números inacreditáveis desta façanha, realizada há quase 15 anos e possível graças a um curioso modelo que usava dois motores de Suzuki Hayabusa.

Maior velocidade máxima atingida numa moto

Você pode não reconhecer essa estranha máquina como sendo uma motocicleta. Entretanto, esse foi o modelo a atingir a maior velocidade sobre duas rodas. Ok, na verdade, são quatro! Mas as pequenas rodas laterais pretendem só manter o modelo parado, assim como as bikes de rodinhas infantis…

velocidade máxima atingida numa moto

Maior velocidade máxima atingida numa moto foi atingida em modelo que parece um míssil

Como você pode ver, foi preciso de tudo um pouco para chegar na maior velocidade máxima já atingida por uma moto. Essa engenhoca é chamada de “Top Oil-Ack Attack” e em 25 de setembro de 2010, alcançou uma velocidade média de 605.697 km/h. Sim, uma moto atingiu mais de 600 km por hora!

Publicidade
recorde de velocidade máxima em moto é digno de avião civil

A moto mais rápida da história atingiu 605 km/h (com passagens de 630 km/h!). Muito mais rápida que alguns aviões, como o ATR 72-600, que voa a ‘apenas’ 500 km/h

 

Recorde de velocidade numa moto

O local escolhido para essa façanha foi Bonneville Salt Flats, em Utah, nos EUA. Sim, o mesmo endereço onde mais de 50 anos antes ocorreu a história retratada no filme Desafiando os Limites, onde Burt Munro buscou um recorde em outra categoria.

Contudo, desta vez foi Rocky Robinson que teve a ideia da motocicleta, que roda na mesma velocidade que um avião. E sim, com ela, o americano quebrou o recorde de velocidade mais rápida em uma motocicleta.

Publicidade

Veja também:

A moto do recorde

O recorde veio da medição de uma velocidade média, de duas corridas. Entretanto, Robinson chegou a incríveis 634 km/h em uma única tentativa. Para isso, a moto Ataque Ack, desenhada por Mike Akatiff ainda em 2001, foi imprescindível.

velocidade máxima atingida numa moto

Modelo mede 5,99 m de comprimento, com uma altura de 76,2 cm e tem um peso de 748,42 kg

Publicidade

Resumidamente, a Ataque Ack tem corpo feito com painéis de fibra de carbono, com chassi tubular. Além disso, essa carenagem excêntrica cobre dois motores de Suzuki Hayabusa. Contudo, a dupla de quatro em linha tem ainda o impulso de um turbocompressor de 30 psi.

Desta forma, o poderio da máquina supera a 12.000 rpm, com uma potência entre 700 e 900 cavalos. É tanta força que Robinson já quebrou o recorde mundial de velocidade terrestre em 2006, 2008 e mais recentemente em 2010, com os referidos 605.697 km/h de média.

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]