Publicidade

Se você está começando a andar de moto agora e ainda não sabe qual capacete de moto comprar, estamos aqui para ajudar. Neste artigo, vamos apresentar os principais tipos à venda no mercado, com prós e contras de cada um. Bora saber qual o melhor para você?

 

Capacete de moto: os 3 principais tipos

Felizmente, há capacetes para todos os gostos e preços. E estilos, também, inclusive para trilha, motos custom, scooter e viagens. Na verdade, há um verdadeiro mar de opções, e aqui vamos apresentar os tipos mais usados. Depois, sabendo de suas características, você pode buscar as marcas, design e grafismos que mais lhe agradam.

capacete de moto off road

Off-road, de enduro, aberto, ‘coquinho’, com queixeira removível… existem muitos tipos de capacetes de motos. Conheça os 3 mais populares

Publicidade

 

Capacete de moto fechado

Sem dúvidas, o tipo mais comum de capacete de moto é o ‘fechado’. Também chamado de ‘integral‘, é aquele que cobre toda a cabeça, incluindo o queixo. Assim, a viseira cobre apenas os olhos.

capacete de moto ls2 em carbono

O fechado é o tipo mais comum de capacete de moto. Com uma oferta incrível de marcas e materiais, pode custar menos de R$ 300 ou mais de R$ 3.000

Por ter maior área de proteção, costuma ser considerado o capacete mais seguro para andar de moto. Não à toa, é o tipo usado em competições de motovelocidade, como a MotoGP.

Publicidade

Ou seja, a segurança é seu principal ponto positivo. Além disso, tende a apresentar boa aerodinâmica, facilitando o uso em altas velocidades ou viagens. Por fim, possui uma enorme oferta no mercado, com opções de inúmeras marcas, materiais e preços. Entre os pontos negativos está a menor ventilação.

integral, ou fechado, é o capacete de moto mais seguro

O capacete integral é o melhor nos quesitos segurança e aerodinâmica. Por isso, é o tipo escolhido na motovelocidade

Prós:

• Segurança (cobre totalmente a cabeça)

• Peso reduzido

Publicidade

• Aerodinâmica

• Imensa oferta de preços, marcas e materiais

Contras:

• Pode ser quente, para usar no verão

 

Capacete aberto (ou jet)

Venerados por sua praticidade, os capacetes abertos são comuns nas grandes cidades. Especialmente, pelos pilotos de scooter. Outro de seus pontos positivos é o tamanho reduzido, que facilita a tarefa de guardá-lo sob o banco, e a alta ventilação. Assim, costuma ‘combinar’ com o uso em baixas velocidades dos trechos urbanos.

Blog_Por-que-nao-e-permitido-usar-capacete-coquinho

Popular entre os pilotos de scooter, o capacete aberto ganha pontos pela praticidade, especialmente em dias quentes. E perde na segurança

Entretanto, não possui queixeira. Isso deixa o rosto do piloto completamente exposto em acidentes, o que faz dele o tipo menos seguro de capacete de moto – tanto que pode ser proibido em alguns países. Certamente, a falta de segurança é seu principal ponto negativo.

Prós:

• Pequeno, pode ser levado sob o banco

• Ventilação, mesmo em dias muito quentes

Contras:

• Insegurança: deixa o rosto exposto

• Aerodinâmica ruim

• Ventilação em excesso em dias frios

Veja também:

 

Capacete escamoteável

Falou em capacete de moto para viajar, lembrou dos modulares. Ou escamoteáveis. Ou ‘robocop’. Quem sabe, articulados. Para alguns, flip. Conhecido com vários nomes, estão entre os favoritos de quem pega a estrada.

capacete de moto modular é prático

O capacete modular é usado fechado, como um integral. Mas, com um botão, o motociclista pode abri-lo, facilitando o acesso ao rosto

Afinal, este tio de capacete de moto envolve toda a cabeça e possui um sistema que possibilita a abertura da parte frontal do casco. Assim, busca unir a segurança dos fechados com a praticidade dos abertos.

Entre seus pontos positivos, está justamente o conforto de ter acesso facilitado ao rosto – algo útil especialmente em paradas. Além disso, pode ter boa aerodinâmica e recursos extra, como espaço para comunicador e óculos de sol embutidos, tal qual um capacete integral.

Mas há alguns detalhes negativos, claro. O primeiro é o peso, aumentado pelos componentes adicionais na construção. O segundo é o preço, geralmente superior ao valor de um capacete integral do mesmo material e marca.

Pela praticidade e segurança, o capacete escamoteável é um dos mais comuns para viajar de moto

Prós:

• Comodidade: a frente abre, facilitando o acesso ao rosto

• Conforto: tem os mesmos recursos dos integrais

• Segurança: envolve toda a cabeça

Contras:

• Tende a ser mais pesado que os integrais

• Geralmente, é maior que os integrais

• Preço elevado em comparação a modelos da mesma marca e material

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza