Publicidade

A aguardada fábrica da Bajaj enfim tomou forma! A planta industrial, a primeira fora da Índia, foi inaugurada nesta semana, em Manaus (AM), e promete acelerar a operação da marca por aqui. Mas será maior que as fábricas de marcas como Honda e Yamaha? Compare.

Nova fábrica da Bajaj no Brasil 

A nova fábrica da Bajaj no Brasil fica localizada no Polo Industrial de Manaus (PIM). A unidade já havia iniciado as operações no dia 6 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira moto da linha de produção, a Dominar 400. Já a inauguração rolou nesta semana, dia 25.

Fábrica da Bajaj

Fábrica da Bajaj iniciou operações no começo de junho, com a primeira Dominar 400 saindo da unidade

Inicialmente, segundo a marca, a meta é produzir 1.500 unidades por mês – a partir de julho. Ou seja, o plano é totalizar cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024. O que junto das quase 3 mil unidades, já fabricadas em parceria com a fábrica da Dafra, daria o total de 12 mil unidades no ano.

Publicidade

Contudo, para 2025 o objetivo é chegar a 20 mil unidades fabricadas, quando a fábrica estiver operando na capacidade total. A nova fábrica da Bajaj opera no sistema CKD (Completely Knock Down). Ou seja, realiza a montagem de kits, com montagem de motor, da motocicleta, além de conferência de controle de qualidade, embalagem e expedição.

Fábrica da Bajaj

Fábrica da Bajaj opera com a montagem de kits, no sistema CKD

Veja também:

Maior que Honda e Yamaha?

A Bajaj é a mais nova marca de motos a inaugurar sua fábrica própria em solo brasileiro e, como vimos, tem capacidade de produzir 20 mil motos por ano. É um volume considerável, que deixa claro o quanto a empresa quer consolidar sua operação no Brasil.

Publicidade
fábrica da honda em manaus

Fábrica da Honda continua sendo, de longe, a maior do Brasil. Pode produzir mais de 1,5 milhão de motos anualmente. A Yamaha, cerca de 300 mil

Além disso, é uma capacidade produtiva acima de várias outras empresas do segmento, especialmente as focadas no segmento premium (como Ducati e Harley-Davidson). Porém, abaixo de outras marcas focadas em alto volume de produção.

A fábrica da Honda é uma das poucas no Brasil a realizar todos os processos de fabricação de uma moto, incluindo sinterização e usinagem. Na maioria dos casos, há apenas montagem de kits

A Dafra, por exemplo, tem capacidade de produzir 26 mil motos por ano, segundo a Abraciclo. Já a Shineray, entregou mais de 31 mil motos em 2023. A Yamaha, por sua vez, pode fabricar cerca de 300 mil motos anualmente. Por fim, a Honda, maior empresa do segmento, pode produzir mais um milhão e meio de unidades a cada calendário.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]