Rodar a 250 km/h aos 16 mil giros de rotação do motor! Isso está fora da zona de conforto mecânico, mesmo para motocicletas de 600 cc, mas para uma Kawasaki ZX-25 R com motor de quatro cilindros é perfeitamente aceitável. Isso porque a moto de 250 cilindradas pode contar com um kit turbo, que a fez saltar dos 50 para os insanos 100 cavalos de potência.
Kit turbo faz moto atingir 250 km/h
Os japoneses da preparadora Trick Star decidiram levar o coração de uma pequena e divertida Ninja ao limite. O modelo escolhido foi a Kawasaki ZX-25R, alimentada por um motor de 249 cm³ quatro cilindros de alta rotação.
Originalmente, a esportiva gera notórios de 50 cv a 15.500 rpm e produz torque de 2.3 kgf.m a 14.500 rpm. Números suficientes para levar a moto a uma velocidade máxima de 187 km/h. Mas ainda faltam 63 quilômetros por hora para completar os 250 esperados… Como resolver?
Veja também:
- Kawasaki planeja lançar 10 motos elétricas e híbridas até 2025
- As 12 motocicletas mais velozes do mundo
- Kawasaki Z 400 em novas cores e grafismos, confira
Avelocidade desejada não pôde ser alcançada com menos de 100 cv de potência. Para esse desempenho extra, a Trick Star usa um turbocompressor, um sistema de escape adequado e um sistema de injeção revisado, junto com um software.
O que exatamente o time usa na moto é surpresa, não se sabe e não é completamente revelado. Mas depois de muitos ajustes, o resultado está no velocímetro. São 250 km/h no visor digital da moto de 250 cc e 241 km/h no GPS. O resultado do ronco lembra os saudosos dias dos motores dez cilindros da Fórmula 1.
A Trick Star pretende oferecer um kit turbo dedicado à estrada. Mais manso, o produto deve oferecer uma potência de cerca de 60 cv ao modelo Kawasaki de série. Mas como a ZX-25 R está disponível apenas na Ásia, nem a moto nem o kit serão vistos em nossas ruas. Uma lástima!