Publicidade

O inverno chegou! Que ele é a estação mais fria do ano todo mundo sabe. Entretanto, nem todos estão por dentro de como isso pode mudar tudo na hora de andar de moto. Confira 5 dicas para rodar no frio sem perrengues.

1 – Luvas, botas e jaqueta para andar de moto no frio  

Nem todo Brasil é atingido pelo frio com grande intensidade. Contudo, a temperatura despenca em inúmeras cidades das regiões Sul, Sudeste e, muitas vezes, Centro Oeste. Então é bom ficar ligado.

andar de moto no frio  

Luvas, protetores de mãos e uma bolha são itens que protegem o motociclista do vento frio

Andar equipado é o mínimo a se fazer. Nesse sentido, jaquetas, calças e botas, todos adaptados ao frio, são essenciais. E, claro, nunca esqueça de luvas grossas e impermeáveis.

Publicidade

2 – Capa de chuva para andar de moto

Com o inverno, as chuvas também são mais intensas em algumas partes do país. Então, se andar de moto no frio já é pode ser ruim, imagine molhado?! Além disso, até mesmo a neblina pode umedecer sua roupa. Para não cair nessa, leve sempre uma capa de chuva junto na motocicleta. O item pode ser levado no bauleto ou compartimento sob o banco, no caso das scooter e cub. Ninguém merece ser pego de surpresa.

capa de chuva para andar de moto no frio

A capa irá lhe proteger da chuva e também da umidade. Além disso, pode ser usada como ‘corta vento’. Tenha sempre uma por perto

3 – Cuide da manutenção 

Andar de moto no frio também requer cuidados de manutenção extras. Componentes como a bateria e velas são colocados à prova nas baixas temperaturas. Além disso, se estiverem já desgastados, vão deixar você na mão na hora de dar a partida. Redobre então os cuidados com a parte mecânica de sua moto.

andar de moto no frio  

O inverno e o frio colocam a prova o conjunto da moto, se não ligar vai parar na oficina…

Publicidade

Veja também:

4 – Verifique pneus

A princípio, ainda sobre o cuidado com manutenção, outro item que não pode ser negligenciado são os pneus. Afinal, o frio pode afetar desde a calibração até a rigidez dos compostos. Se estiverem velhos podem não resistir ao frio. Além disso, se estiverem perto do fim da vida útil, não darão conta de rodar com segurança na chuva e em pistas úmidas.

andar de moto no frio  

Dias de chuva vão exigir além de uma boa capa pneus em bom estado, de resto não há como se esconder, ela vem mais no inverno em alguns locais

5 – Cuidado no trânsito 

Existem locais do Brasil em que o inverno propicia dias com clima nublado. E todo mundo sabe a dificuldade que é guiar encoberto de nuvens. Imagine então o quão importante é ser visto no trânsito fechado nestes dias. Roupas, adesivos reflexivos e faróis ligados são itens essenciais para evitar acidentes em condições assim.

Publicidade

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]