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A Honda é, de muito longe, a maior marca de motos do mundo. Assim, oferece alguns produtos em todo o planeta, enquanto outros são restritos a determinados mercados. E hoje vamos apresentar uma moto esportiva à venda do outro lado do mundo, mas que adoraríamos ter no Brasil. Quem sabe um dia, não é?

 

CBR 250RR, emocionante moto esportiva da Honda

Estamos falando da CBR 250RR! A ‘esportiva raiz’ surgiu em 2017 com a promessa de ser uma releitura contemporânea da icônica moto de mesmo nome vendida no exterior entre os anos 1980 e 1990. Porém, com motor de ‘apenas’ dois cilindros.

cbr 250rr é uma ótima moto esportiva

Esportiva raiz? Conheça a pequena (e apimentada) CBR 250RR modelo 2025

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Assim, mergulha fundo na proposta esportiva. Além do visual diretamente inspirado na CBR 1000 RR-R Fireblade, tem ‘motor girador’, tecnologias voltadas ao desempenho, baixo peso e ótima aerodinâmica.

Mas faria sucesso no Brasil? Veja alguns motivos pelos quais gostaríamos de ver esta interessante moto Honda à venda também por aqui.

 

 

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CBR 250RR poderia vir ao Brasil?

Aqui, o segmento das esportivas de 250 cilindradas fez grande sucesso há cerca de 10 anos, com opções como Kawasaki Ninja 250R e Kasinski Comet GT-R 250. A Honda também teve sua representante, claro, a saudosa CBR 250 R. Porém, não se engane pela sigla ‘CBR’: a RR é muito mais apimentada e interessante. Quer ver?

CBR

Não confunda as CBR’s. A 250R foi vendida no Brasil de 2012 a 2015, com uma proposta muito mais ‘turismo’ que a invocada CBR 250RR

 

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1. Motor de 250cc e 41 cv

Se muitos criticavam os 24 cv da CBR 250R ‘brasileira’, dificilmente alguém apontaria o dedo aos números da nova CBR 250RR 2025. Afinal, o modelo entrega 41,5 cv e 2,5 kgf.m de potência e torque máximos. Para comparação, a Yamaha R3 extrai 42 cv de seu motor de 321 cm³.

motor da moto esportiva cbr 250rr

Motor ‘girador’ dá o tom da esportividade: entrega 41 cv a 13 mil rpm e 2,5 kgf.m de torque a 11 mil rpm

Isso é possível graças à configuração esportiva do motor de 2 cilindros em linha, 249 cm³ e arrefecimento a líquido da Honda. Voltado ao desempenho, sua taxa de compressão é 12,5:1 e o pico de potência acontece em altíssimos giros, a 13 mil rpm.

 

2. Desempenho da CBR 250RR

Outra razão para querer a CBR 250RR no Brasil é, claro, poder curtir seu desempenho. Afinal, a apimentada moto esportiva promete ultrapassar os 190 km/h de velocidade real – nada mau para uma 250 cc. Graças ao desempenho em alta rotação, a aceleração também promete agradar. Assim, faz de 0 a 100 km/h em pouco menos de 6 segundos.

CBR 250RR faz sucesso em vários países da Ásia, mas dificilmente virá ao Brasil – infelizmente; foto: @indo250society

 

3. Moto esportiva (e econômica)

Outro ponto positivo da CBR 250RR é seu baixo consumo de combustível. No exterior, a CBR 250RR costuma registrar médias logo acima dos 40 km por litro em tocada econômica, rodando na casa dos 100 km/h. Assim, seu motor moderno concilia alto desempenho com economia de gasolina, conforme o ritmo da tocada – algo que vimos em modelos como a Yamaha R15 por aqui.

 

4. Tecnologia

Como uma boa moto esportiva, a CBR 250RR teve seu desenvolvimento totalmente voltado ao desempenho. Inclusive, nos recursos e itens de série relacionados à tecnologia.

Tecnologia é voltada ao desempenho, não ao conforto. Assim, há quickshifter e um enorme contagiros no painel LCD, mas nada de tomada USB

Desta forma, a Honda conta com embreagem assistida e deslizante, câmbio de 6 velocidades e quickshifter. Também, há acelerador eletrônico e três modos de pilotagem. Para fechar, ABS nas duas rodas e iluminação full-LED. O painel é digital e possui computador de bordo, mas nada de tela TFT.

 

5. Cara de moto esportiva!

Outro motivo que acelera o sonho de ver a CBR 250RR à venda no Brasil é seu visual, claro. Afinal, o modelo chama a atenção por onde passa ao herdar as linhas afiladas da atual Fireblade. Para compor o design, tem traseira curta, subchassi exposto e um belo escapamento com duas saídas sobrepostas.

Das linhas da carroceria aos detalhes dos adesivos, o design da pequena CBR 250RR é diretamente inspirado na CBR 1000RR-R Fireblade

Veja também:

 

A CBR 250RR virá ao Brasil? Quanto custa?

A CBR 250RR é um projeto da Astra Honda Motor, subsidiária da Honda na Indonésia. Por isso, sua distribuição consiste basicamente em países daquela região, incluindo Tailândia, Japão e Malásia. Não por acaso, locais onde a motovelocidade é bastante tradicional. Assim, dificilmente teremos o modelo no Brasil.

moto esportiva cbr 250rr em preto fosco

Em alguns países do exterior, a CBR 250RR custa cerca de ‘duas PCX’, mas é difícil estimar um possível preço no Brasil

Mas e o preço? Na Indonésia, por exemplo, custa 64,3 milhões de rúpias – cerca de R$ 21 mil em conversão simples. Para comparação, é aproximadamente o dobro do valor de uma PCX 160. Por lá, a scooter custa 33,4 milhões de rúpias (R$ 11 mil).

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza