A Benelli Tornado Naked Tre 903 é um conceito de naked esportiva com motor de três cilindros em linha de cerca de 900 cc, quadro modular e asas laterais retráteis. Apresentada no Salão de Milão EICMA, a moto parece uma naked comum quando está parada, mas, em movimento, abre asas como as superesportivas de competição.

Benelli Tornado Naked Tre 903
A maior curiosidade do protótipo são as asas laterais, que não ficam fixas. Elas se movem sozinhas, guiadas por uma IMU de seis eixos, sensor que monitora inclinação e aceleração da moto. Na frenagem, na aceleração ou na passagem em curva, o sistema calcula quanta força descendente é necessária. Se precisa de mais, as asas se abrem. Quando deixam de ser úteis, ou quando a moto para, recolhem para dentro das condutas laterais.

Cada asa trabalha de forma independente, mudando de posição na horizontal e na vertical e alterando o ângulo de ataque. Isso significa que as duas podem estar em ângulos diferentes ao mesmo tempo, o que faz sentido numa curva, quando um lado da moto pede mais apoio que o outro.
Veja também:
Vimos de perto: Zontes mostra nova naked tricilíndrica de 150 cv no EICMA
EICMA Milão 2026: Vimos de perto as novas aventureiras da Moto Morini
Yamaha apresenta conceito da Ténéré 400 no EICMA 2026
Motorização
O propulsor é um três cilindros em linha de cerca de 900 cc, configuração que a Benelli não usava desde as esportivas do início dos anos 2000. A marca não divulgou a potência, mas revelou dois números: o motor pesa apenas 56 kg e chega a 14.000 rpm.
Para isso, adota arquitetura de motores que gostam de giro alto. O conjunto inclui acelerador eletrônico, embreagem deslizante e quickshifter bidirecional, que permite trocar de marcha nos dois sentidos sem acionar a embreagem.

Quadro modular em três partes
Em vez do tradicional quadro com subquadro, a Tornado usa três módulos independentes: dianteiro, central e traseiro. Na versão conceito, frente e traseira são de alumínio, enquanto a seção central e o subquadro do assento são de material compósito.
O conjunto ciclístico reúne itens de moto de pista: freios Brembo, suspensão Marzocchi totalmente ajustável na frente, amortecedor Öhlins também ajustável atrás, balança de alumínio de construção invertida e pneus slick.
Há ainda detalhes que passam despercebidos. Um duto flexível leva ar até a caixa do filtro e contorna a coluna de direção para não limitar o esterço, e a mesa superior abriga as fixações dos semiguidões e um painel minimalista.
Vai chegar às ruas?
A Benelli ainda não confirmou a produção em série, mas o conceito tem potencial para chegar às concessionárias. Até lá, resta aos entusiastas imaginar uma naked tricilíndrica que, quando precisa, abre asas.
Ver esse post no Instagram

