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O mercado das motos custom já foi um dos mais movimentados do país, com inúmeros lançamentos, marcas e representantes. Uma realidade bem diferente da atual, o que nos faz lembrar com saudosismo de máquinas que passaram por aqui. Confira 5 motocicletas custom que deixaram saudades no Brasil.

1 – Honda Shadow 600 – motos custom

A Shadow 600 é uma das mais famosas motos custom ‘brasileiras’ e foi oferecida por aqui de 1994 a 2005. Aliás, em 1997, a VT 600 C foi o primeiro modelo custom da Honda a ser nacionalizado no país, passando a ser montado em Manaus. Em volume de vendas, foi o maior sucesso da Honda no segmento.

motos custom Shadow 600

Até hoje Shadow 600 é disputada para ser uma boa opção para passeios de final de semana

Além disso, de visual custom clássico, a moto era equipada com motor de dois cilindros em “V” em ângulo de 52º, e arrefecimento a líquido. Um propulsor de 583 cm³, alimentado por dois carburadores Keihin 34 mm – entregando 39 cv e e 5,1 kgfm de torque.

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2 – Yamaha Virago 250 – motos custom

Entre as pequenas, a Virago 250 esteve por aqui de 1995 a 2002 e recebeu o apelido de Viraguinho, sendo a irmã menor numa família que contava ainda com as Virago 535, 750 e 1100. Como uma boa custom, ela apostava no estilo americano, motor em V e muitos cromados.

motos custom Yamaha XV 250 Virago

Yamaha XV 250 Virago fez seu nome no mercado, sendo lembrada e procurada por entusiastas até hoje

Falando no motor V2, ele era um dos destaques da pequena custom. Um propulsor arrefecido a ar, que desenvolvia bons 21,49 cv a 8.000 rpm e 2,1 kgfm de torque a 6.500 rpm. Infelizmente, saiu do mercado sem deixar uma substituta.

3 – Yamaha V-Max

Se a Viraguinho foi a primeira moto custom de muitos brasileiros, a Yamaha V-Max estava na outra ponta. Era a máquina dos sonhos de inúmeros fãs, um verdadeiro ícone da marca japonesa. Poderosa a ponto de ser escolhida como a moto do Motoqueiro Fantasma, no cinema. No Brasil, o modelo também fez história, quando estava à venda de 1991 a 2016.

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motos custom vmax

Em função da alta cotação do dólar em 2017, importações da moto cessaram. Em 2016 modelo custava R$ 130 mil na época, um valor impraticável

O modelo nasceu com motor V4 de 1.198cm³, com potência de 135 cv e torque de 12 kgf.m. Contudo, em sua segunda geração era equipada com um poderosíssimo V4 de 1.679 cm³, que produzia nada menos de 198 cv – mais que uma Yamaha R1 2009, que rendia ‘apenas’ 180 cv.

4 – Harley 883

É impossível falar de motos custom sem citar a Harley-Davidson. E na nossa lista de motos que deixaram saudades, nós separamos um dos modelos mais importantes da marca, que simbolizou o acesso de muitos ao mundo da Harley-Davidson. A saudosa 883.

 

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motos custom Harley 883

883 chama atenção nas ruas até os dias de hoje por onde passa

O modelo minimalista da Harley relembrava as bobbers da marca no passado. O modelo era movido por um bicilíndrico em V de 883 cm³, entregando cerca de 52 cv e 6,8 kgf.m de torque. Contudo, após o fim dos estoques da Iron 883 ano/modelo 2020/2020, a Sportster deixou de ser vendida no Brasil.

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5 – Suzuki Intruder (VS 800 e VS 1400)

Lançada em 1993, a Suzuki Intruder VS 800 tinha como destaque o seu motor de dois cilindros em “V”, com inclinação de 45º. Assim, era alimentada por dois carburadores Mikuni, entregava 55 cavalos de potência e 6,5 kgfm de torque, junto do câmbio de cinco velocidades e transmissão final por eixo cardã.

motos custom VS 800

Suzuki Intruder VS 800 se despediu do mercado ainda em 2003

Contudo, no mesmo ano, a Suzuki lançou a Intruder VS 1400, considerada uma das custom mais clássicas da marca aqui no Brasil! Com estilo “chopper” e guidão elevado, também tinha motor dois cilindros em “V”, mas com 67 cv e 10,5 kgfm de torque.

motos custom VS 1400

VS 1400 apostava no estilo com guidão mais alongado

As Suzuki Intruder VS saíram de linha em meados de 2003, dando lugar à família Boulevard, com muitos modelos e tamanhos. Hoje, porém, a japonesa não oferece nenhuma custom por aqui. Qual outra moto custom você sente saudades aqui no Brasil?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]