Publicidade

Esta é uma daquelas notícias que nós escrevemos com o coração na mão. Infelizmente, o piloto Lorenzo Somaschini faleceu na noite de ontem, 17 de junho, após acidente durante a quarta etapa do Superbike Brasil. O argentino tinha apenas 9 anos e participava de uma das categorias escola do campeonato.

 

Acidente fatal no Superbike Brasil

Natural de Rosário, o piloto mirim acelerava na categoria Honda Junior Cup, que proporciona o ingresso de jovens de 8 a 16 anos na motovelocidade. O acidente aconteceu nos treinos de sexta-feira, dia 14.

Lorenzo Somaschini superbike brasil

O pequeno Lorenzo Somaschini, de 9 anos, faleceu após acidente em Interlagos

Publicidade

Lorenzo sofreu um highside, que é quando o piloto é jogado da moto após ela, numa curva, perder aderência com o solo e recuperá-la de forma abrupta. O fato foi na saída da curva Pinheirinho, sem envolver outros pilotos.

O piloto foi atendido ainda na pista e levado ao Hospital Geral de Pedreira, a cerca de 10 min do autódromo, em estado grave. No final de semana, foi transferido ao Albert Einstein. Infelizmente, seu estado piorou e ele não resistiu aos ferimentos.

No highside, a motocicleta joga o piloto para cima abruptamente. Na foto, um acidente que aconteceu na MotoGP

 

Publicidade

Superbike Brasil tem 6 acidentes fatais em 8 anos; todos em Interlagos

Lamentavelmente, Lorenzo entrou para uma triste estatística da motovelocidade nacional: a dos pilotos que perdem a vida em Interlagos. Em apenas 8 anos, foram 6 acidentes fatais. Curiosamente, a competição não registrou fatalidades em outras pistas.

Em novembro de 2020, Matheus Barbosa colidiu com uma estrutura de metal próxima da curva da Junção. Disputava a quinta etapa do Superbike, com sua moto de 1.000 cc. Tinha 23 anos.

Matheus Barbosa era piloto do superbike brasil

Pilotos de diferentes idades e categorias já perderam a vida em corridas de moto em Interlagos – até campeões, como Matheus Barbosa

Já em maio de 2019, Danilo Berto faleceu devido fraturas e hemorragia, após se colidir com uma barreira de proteção. Estava na volta de aquecimento. Tinha 35 anos.

Publicidade

Apenas um mês antes, outra fatalidade. Mauricio Paludete bateu com força num guard rail próximo ao S do Senna, logo após concluir a segunda etapa da temporada. Conhecido como ‘Linguiça’, tinha 44 anos.

Menos de um ano antes, foi a vez de Rogerio Munuera. Aos 41 anos, faleceu pouco após uma queda no S do Senna, também de moto 1.000 cc. Aconteceu em abril, durante a segunda etapa do calendário.

Sergio dos Santos estava de 600 cc quando se chocou com uma proteção de pneus. Tinha 48 anos e participava da quarta etapa daquele ano. Foi em julho de 2017.

E ainda aconteceram outros acidentes graves, inclusive em motos de menor cilindrada. Em 2022, por exemplo, a experiente Ana Lima sofreu uma queda com sua 400 cc, quando foi catapultada por um desnível no chão na área de escape – relembre.

Mulheres motociclistas na pista: o balé das curvas fica mais charmoso

Tradicional na F1, Interlagos não é um autódromo projetado para motos. Logo, não recebe competições globais, como MotoGP ou WSBK

Considerado um dos traçados mais clássicos da Fórmula 1, a pista impõe riscos à prática de corridas de motos, seja pelas curtas áreas de escape em alguns trechos, excessos de pontos murados ou desníveis em áreas de segurança que acabam catapultando motociclistas. Entretanto, vale lembrar que um highside é uma manobra de curva, que pode acontecer em qualquer autódromo do mundo.

 

Nota oficial Superbike Brasil

Veja, na íntegra, a nota publicada pela organização do evento.

Segunda-feira, 17 de junho de 2024 – 23h00. O SuperBike Brasil comunica, com muita tristeza e pesar, o falecimento do piloto Lorenzo Somaschini nesta segunda-feira (17/6), às 19h43. O argentino, natural de Rosário, estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo (SP), sob cuidados médicos intensivos e, infelizmente, não resistiu.

A organização do SuperBike Brasil está prestando total assistência à família do piloto desde sexta-feira (14/6), quando o argentino teve uma queda durante o primeiro treino livre da Jr Cup, válido pela 4ª etapa do SuperBike Brasil, no Autódromo de Interlagos. Logo que caiu na saída do Pinheirinho, o piloto foi prontamente atendido no local pela equipe médica em ambulância UTI. Na sequência, foi encaminhado para a sala de emergência do autódromo, onde houve a estabilização do seu quadro clínico. Após esse procedimento, foi realizada a remoção médica, em unidade de suporte avançada (UTI móvel) para o Hospital Geral da Pedreira, onde permaneceu até a madrugada de sábado (15/6), seguindo todos os protocolos médicos até ser feita a transferência para o Hospital Albert Einstein.

Todos da equipe do SuperBike Brasil estão consternados com o acontecimento e manifestam sinceros sentimentos a todos familiares e amigos de Lorenzo.

 

Nota Honda

A Honda Racing, organizadora da categoria Honda Junior Cup, também se comunicou através das redes sociais. Veja a nota abaixo.

A Honda lamenta profundamente o falecimento do piloto argentino Lorenzo Somaschini, em decorrência do acidente sofrido na última sexta-feira (14/6), durante os treinos da 4ª etapa do SuperBike Brasil, em Interlagos. Ele participava da categoria Jr Cup, destinada à formação de novos talentos. A equipe da Honda Racing Brasil presta condolências aos familiares a amigos nesse momento de extremo pesar.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza