Publicidade

A chegada dos novos regulamentos antipoluição na Europa, o Euro 6, pode significar o fim das motos 2 tempos! Inclusive, parece que a KTM aposentará alguns modelos que hoje fazem sucesso nas pistas e competições. Confira mais detalhes do que pode acontecer.

Fim das motos 2 tempos (de novo)?

A princípio, a gama de motos 2 tempos de enduro da KTM parece estar com os dias contados. A razão é a referida nova regulamentação Euro 6, que pode impor um fim de linha para modelos presentes no mercado atual.

motos 2 tempos, 300 EXC

Extintas nas ruas há anos, as motos 2 tempos podem dar adeus às pistas, também

Em resumo, tudo aponta que a linha EXC 2025 da marca austríaca será a última a ser lançada com a configuração de motor 2 tempos. Mas não para por aí. Se os modelos da KTM 2T acabarem em 2026, isso significa que as versões das subsidiárias Husqvarna e GasGas também sairão de linha.

Publicidade

Em qualquer caso, ainda teremos que esperar para saber como a marca pode reagir. Mais do que isso, a KTM pode estar buscando soluções para manter viva a sua linha de motos 2 tempos, embora não pareça ser o caso no momento…

Veja também:

motos 2 tempos, TE da Husqvarna

Modelos TE da Husqvarna e a EC da GasGas também podem sair de linha

KTM reviveu 2T

Na atualidade, a marca KTM tem sido um expoente quando o assunto é off-road. E claro, os motores 2T tem sido uma família importante, ainda viva, dentro da marca. Nos últimos anos, a fabricante tem sido uma das que mais lutou para continuar produzindo esse tipo de motorização.

Publicidade
Yamaha-YZ250-2023-6-1200x675

As motos 2 tempos deixaram as ruas há mais de 20 anos, mas seguem fortes no off-road. Porém, isso pode mudar em breve – em marcas além da KTM, inclusive

Em 2018, a KTM incorporou a injeção eletrônica nos modelos 2T, usando seu sistema de TPI (Transfer Port Injection). Foi uma forma de manter os modelos vivos, frente a regras constantemente mais rígidas. Por fim, agora só o tempo dirá se será o fim das motos 2 tempos, de novo.

Aqui no Brasil, os modelos com motor 2T de rua se despediram ainda na virada dos anos 2000. Contudo, até o momento, ainda seguem vivos no mercado de motos fora de estrada e pequeno volume de vendas – ao menos, enquanto produtos importados como as KTM EXC estiverem à disposição.

Publicidade
Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]