Publicidade

A Z900 é uma das principais motos da Kawasaki à venda no Brasil. Uma relevância expressa inclusive em números, afinal estamos falando do modelo mais emplacado da marca por aqui atualmente! Mas quais os segredos desta naked? Descubra seus diferenciais!

 

Design Arrojado e Moderno

O primeiro tópico que chama a atenção da Z900 é seu visual. Afinal, o modelo tem linhas precisas e minimalistas, que deixam à mostra o poderoso motor de 4 cilindros. Uma combinação que ressalta a esportividade.

kawasaki z900

A Z900 é uma naked apaixonante, vigorosa e maleável. Também, a moto mais vendida da Kawasaki no Brasil

Publicidade

Aliás, o visual faz parte do conceito Sugomi. Segundo a própria Kawasaki, é uma filosofia de design que procura a ‘união perfeita da forma e da função’, que pode ser vista em todos os modelos da família Z desde a Z800. Na prática, significa formas compactas, traseira alta, motor e chassi expostos e, claro, ótimo nível de acabamento.

 

Desempenho da Z900

Os pontos positivos da Z900 seguem com sua ficha técnica. Apesar do nome, o modelo é movido por um motor de 948 cm³, de 4 cilindros e arrefecimento a líquido. Assim, a usina DOHC entrega 125 cv e 10,1 kgf.m de potência e torque máximos, a 9.500 rpm e 7.700 rpm. O câmbio é de 6 velocidades e conta com embreagem assistida e deslizante.

z900 na cidade

Design da Z900 segue a filosofia Sugomi, buscando a perfeita combinação de ‘forma e função’. As linhas são compactas, bem marcas e ressaltam os belos motor e chassi

Publicidade

Assim, a naked entrega um desempenho poderoso, com acelerações vigorosas que ganham força junto do agradável ronco do motor. E anda bem. Faz de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos, tempo digno de Audio R8 V10 ou Mercedes AMG S63. Já o top speed passa os 250 km/h, sem qualquer alteração no motor, alimentação ou escapamento.

O consumo é dentro do esperado para uma máquina de 4 cilindros e quase 1.000 cilindradas. Em tocada econômica, como na rodovia a aproximadamente 100 km/h, a Z900 faz médias na casa dos 20 km por litro. Porém, em tocada esportiva, fará cerca de 15 km por litro.

 

Tecnologia: uma naked moderna

Uma das principais apostas da Z900 é sua relação custo benefício. Por isso, além de um desempenho poderoso e um visual de ótimo gosto, a naked oferece um bom pacote eletrônico. Tudo isso a um preço competitivo dentro da categoria.

Publicidade

Naked se diferencia pela eletrônica. Tem modos de pilotagem, níveis de controle de tração, painel TFT de iluminação ajustável, conectividade e mais

Na tecnologia, oferece iluminação full LED (incluindo a famosa lanterna em ‘Z’), embreagem assistida e deslizante, indicador de pilotagem econômica, freios ABS, controle de tração em 3 níveis (pode ser desligado) e 2 níveis de potência. Combinados, controle de tração e de níveis de potência formam 4 modos de pilotagem: Rain, Road, Sport e User, personalizável.

Todos os recursos são gerenciados por uma tela TFT de 4,3 polegadas. Ela ainda apresenta os dados do computador de bordo (consumo médio/instantâneo, velocidade média, temperatura, tempo de viagem, bateria, trip A e B) e pode ser ajustada com fundo branco ou preto. Já o nível de brilho tem ajuste automático.

motor da z900 kawasaki

Motor entrega 125 cv e 10,1 kgfm. de torque. Fôlego suficiente para fazer de 0 a 100 km/h em apenas 3,3 segundos – e para passar dos 250 km/h

Para fechar o quesito eletrônica, a Z900 tem conectividade bluetooth. Assim, exibe na tela avisos de notificações e também é compatível com o aplicativo Rideology the App. Além de dados básicos sobre status da moto (onde está estacionada, hodômetro, nível de combustível etc) a plataforma informa detalhadamente as viagens realizadas, apontando a velocidade, marcha, rotação, nível de inclinação e muito mais em cada trecho. Lembra uma telemetria.

 

Conforto e ergonomia: como é andar de Z900

A Z900 é uma naked e, como tal, seu foco é o desempenho, esportividade e adrenalina. Porém, surpreende pela facilidade de pilotagem. Graças à agilidade e comportamento previsível, em poucos segundos você esquece que está guiando uma máquina capaz de entregar 125 cv. É acessível, amigável e quase dócil. Mas não se engane, basta girar parcialmente o acelerador para sentir uma brutal entrega de potência.

A Kawasaki é uma moto versátil, agradável na cidade e, especialmente, na estrada. Pode ser uma boa companhia para viagens

Desta forma, é uma moto ágil na cidade, que passa com tranquilidade entre os carros e oferece bom nível de conforto pelas suspensões. Mas é na estrada que você irá aproveitar o que ela pode oferecer. A posição de pilotagem pende à esportividade, mas pode garantir conforto em distâncias curtas ou médias. Com alguns ajustes, como a altura do guidão, pode até ser uma bela companheira de longas viagens.

Veja também:

Por que escolher a Kawasaki Z900?

É fácil entender o sucesso da Kawasaki Z900 no Brasil. É uma naked poderosa, mas fácil de pilotar. Também, bem equipada e versátil, prometendo ser uma boa companheira de estrada – especialmente àqueles que têm pressa.

Sucesso no Brasil, a Z900 já teve várias versões por aqui. Como a clássica RS e a 50th Anniversary (foto)

Assim, um dos principais motivos que levam motociclistas a escolher a Z900 é seu desempenho. O motor de 4 cilindros e 125 cv entrega uma experiência brutal, com acelerações fortes e fôlego para ir muito rápido – e em pouco tempo. Além disso, tem excelente ciclística, reforçando a segurança na pilotagem a ajudando a extrair o máximo de esportividade.

Outro público que pode se interessar pela naked da Kawasaki é formado por pessoas que buscam uma moto esportiva para fazer viagens. Afinal, a Z900 oferece bom nível de conforto (não para o garupa) e posição de pilotagem relaxada (para o padrão da categoria, claro), acompanhada da sinfonia gerada pelo motor tetracilíndrico.

Por fim, agrada aqueles que valorizam tecnologia. Porque, a Z900 oferece um dos melhores pacotes eletrônicos do segmento, com direito a tela TFT, modos de pilotagem, conectividade com aplicativo e muito mais. E tudo isso sem pesar no bolso, ganhando pontos na relação custo benefício.

 

Conclusão: vale a pena comprar a Z900?

Atualmente, a Kawasaki Z900 custa R$ 59.990, conforme o preço sugerido pela fabricante. Já nas lojas, costuma ser encontrada por aproximadamente R$ 63.807, segundo a tabela fipe. Ainda, tem a versão RS, onde o mesmo conjunto mecânico é acompanhado de visual clássico. Custa R$ 70.719 nas concessionárias.

kawassaki z900 em verde e preto

Z900 aposta na relação custo benefício, entregando desempenho primoroso e bom pacote eletrônico a preço competitivo dentro do segmento

Desta forma, a Z pode ser uma ótima opção de moto de alta cilindrada para quem busca uma naked versátil, poderosa e confortável. Ela aposta na relação custo benefício ao oferecer ótimo desempenho e recursos eletrônicos exclusivos a um preço competitivo dentro do segmento. Assim, é fácil entender no que está baseado o sucesso do modelo no Brasil. Moto mais vendida da Kawasaki por aqui, emplacou 1.179 unidades em 2023 e 570 nos primeiros 5 meses de 2024.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza