A BMW homologou a esperada GS 1300 Adventure! Sim, a versão mais aventureira da big trail mais vendida do mundo revelou seus principais detalhes, mesmo ainda não tendo data de lançamento. Confira o que já sabemos, equipamentos e diferenças técnicas da nova versão.
BMW GS 1300 Adventure
A BMW GS 1300 GS Adventure – abreviada também como apenas GSA – está homologada desde 31 de maio de 2024 no exterior. O novo modelo está listado em documentos de aprovação da Suíça. Na motorização, basicamente, nenhuma surpresa.
Assim, a BMW não mudará nada na configuração do novo 1300 boxer. Um propulsor com desempenho de 145 cv a 7.750 rpm, desenvolvendo um torque máximo de 14.9 kgf.m a 6.500 rpm. Nada menos que o motor boxer BMW mais potente já produzido em série!
O grande diferencial é que, contrariando algumas previsões, a nova Adventure não terá roda dianteira de 21 polegadas. Ou seja, a nova GS 1300 não deve seguir a tendência vista em rivais como a Triumph Tiger 1200 e KTM 1290 Super Adventure R.
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Mais pesada, mais curta e mais alta
A nova BMW R 1300 GS Adventure deve ser 21 kg mais pesada que a GS padrão. Entretanto, ainda não se sabe o volume – provavelmente maior – do tanque da GSA. Anteriormente, a 1250 GSA era capaz de abastecer 30 litros, 10 a mais que a R 1250 GS.
Além disso, assim como sua antecessora, a nova R 1300 GSA é mais curta. Os dados também mostram diferenças claras na altura. Em contraste com o comprimento, a altura da nova Adventure atinge um novo patamar.
De acordo com os dados cadastrais, a nova GSA mede no máximo entre 1.538 e 1.588 milímetros. Ou seja, o para-brisa pode ter a borda maior e a suspensão pode ter um curso de mola mais longo. Em resumo, a nova GSA é pelo menos 78 milímetros mais alta que a anterior R 1250 GSA.
Preço e lançamento da BMW 1300 Adventure
Por fim, espera-se uma apresentação da nova aventureira da marca ainda em 2024, talvez no “BMW Motorrad Days” em Garmisch, no início de julho. Em qualquer caso, deve estar disponível no exterior já como modelo 2025.