A Honda CB 1000R recebeu um conceito visual de design totalmente novo, chamado de Neo Sports Cafe, apresentado na Europa no final de 2018. Esse novo modelo chegou ao Brasil no primeiro trimestre de 2019, e também estreou novidades na moto naked.
Honda CB 1000R Neo Sports Café: ficha técnica, fotos e vídeos
A já conhecida CB 1000R recebeu uma grande mudança de design - completamente novo - chamado de Neo Sports Cafe. Essa novidade foi apresentada na Europa no final de 2018. Segundo o chefe de design da Honda Europa, o italiano Valerio Aiello, a novidade procurava resgatar as clássicas nakeds da marca, mas sem ser vintage. Mesmo assim, uma moto com apelo retrô.
Essa nova CB 1000R NSC chegou ao Brasil no primeiro trimestre de 2019. E vale destacar que o motor é a única coisa herdada da antiga geração, a CB 1000R. Ou seja, ambas as motos são movidas pelo propulsor de quatro cilindros em linha de 998 cm³, com 16 válvulas DOHC (Double Overhead Camshafts), com refrigeração líquida e injeção eletrônica de combustível PGM-FI.
Diga-se de passagem, uma usina que já era baseada na CBR 1000RR Fireblade de 2007. Mais amansado, que na CB antiga atingia 125,1 cv a 10.000 rpm e 10,1 kgf.m de torque a 7.750 rpm. Era o suficiente para um consumo médio de 13,5 km por litro, segundo dados oficiais.
Já esse motor na CB 1000R NSC recebeu melhorias, como pistões forjados e taxa de compressão mais alta. Desta forma, a potência subiu para 141,4 cv a 10.500 rpm. Enquanto o torque cresceu ao máximo de 10,6 kgf.m a 8.250 rpm. O consumo médio não mudou muito, ficando na casa dos 16 km por litro.
Honda CB 1000R NSC visual Neo Sports Café
Como destacado, a Honda CB 1000R NSC (Neo Sports Café) tem como principal destaque o novo visual, que se alia a uma nova interpretação dada a ciclística da moto. Além claro, de mais potência, a nova geração trazia novidades tecnológicas.
A moto ganhou ABS de dois canais, três modos de pilotagem (mais um personalizável) e controle de tração. E no total, a CB 1000R Neo Sports Cafe era 12 kg mais leve pesando 212 kg em ordem de marcha.
Em 2022, a Honda lançou no Brasil a novíssima “Black Edition” com a adição do quickshifter. A moto estreou ainda o novo painel TFT de 5 polegadas e a conectividade proporcionada pelo HSVCS – Honda Smartphone Voice Control System.
A Black Edition explorava ainda toda a tonalidade da cor preto - aplicada a todas as superfícies da motocicleta - como numa versão customizada de fábrica. Por fim, a moto chegava com capa do assento do passageiro, que transformava a CB 1000 R NSC em uma moto com visual monoposto.
Preço da Honda CB 1000R
Quando saiu de linha em 2017, a antiga CB 1000R C-ABS (topo de linha) custava R$ 46.590. Enquanto, a geração Neo Sports estreava com preço sugerido de R$ 58.690. Em junho de 2023, a CB 1000R NSC tinha valor sugerido de R$ 78.870 na versão padrão e de R$ 87.730 na Black Edition, com visual escurecido, banco monoposto e outras pequenas exclusividades.