Na semana passada, uma nova naked média chegou ao Brasil e acendeu a dúvida: qual a melhor moto Suzuki naked, a veterana GSX-S750 ou a novíssima GSX-8S? Bora comparar as duas? Veja como cada uma se sai em diferentes quesitos, incluindo potência, top speed e preço.
Qual a melhor moto Suzuki, GSX 750 ou 8S?
Se você ainda não conhece a GSX-8S, não tem problema. Saiba que ela é a mais nova naked da Suzuki, apresentada ao mundo no fim de 2022 e que desde 2023 está nas lojas do exterior. Ao lado da irmã V-Strom 800, é um dos maiores sucessos recentes da marca lá fora. Agora, chegou ao Brasil.
![gsx-8s é a nova moto suzuki naked](https://www.motonline.com.br/noticia/wp-content/uploads/2024/05/2023-suzuki-gsx-8s-5-1024x683-1-768x512-1.jpg)
A GSX-8S é o mais recente lançamento da Suzuki no Brasil. Quer conquistar seu espaço num segmento diferente da GSX-S750
É movida por um motor de 2 cilindros em linha, que entrega bons 83 cv de potência e 7,95 kgf.m de torque máximos. Assim, tem velocidade máxima próxima aos 210 km/h reais (cerca de 220 km/h no painel), sem qualquer ajuste ou personalização no conjunto original. É rival direta de modelos como a Yamaha MT 07, por exemplo.
E também ganha pontos pela tecnologia. Tem painel TFT de 5″, 3 modos de pilotagem e controle de tração atuante em 3 níveis. Além disso, possui iluminação full-LED, marcada pelos projetores sobrepostos na dianteira. No exterior já tem até uma versão carenada, aliás, ao melhor estilo R7.
A GSX-S750 é um dos maiores clássicos da Suzuki no Brasil. E um de seus principais sucessos comerciais, também
Propostas diferentes
É difícil responder qual a melhor moto Suzuki num comparativo entre GSX-8S e GSX-S750 sem ser pender para algum dos lados. Isso porque os modelos são da mesma categoria (naked) e tamanho de motor (750 – 800 cc), mas tem propostas bem diferentes.
Rival direta da MT 07, a 8S é uma ‘naked moderna’ que promete eficiência (e muito torque) em diferentes situações
Como dito acima, a 8S é movida por um motor de 2 cilindros. Aqui, a graça é entregar muito torque desde as baixas rotações, resultando numa pilotagem divertida na cidade e com ótimas retomadas na estrada. É um conceito de ‘naked moderna‘, que ganhou fama com a Yamaha MT-07 e tem várias representantes, como Kawasaki Z650, Triumph Trident 660 e Honda Hornet 750.
A GSX 750 é uma ‘naked old school’, com baixo peso e um motor girador pronto para entregar potência máxima
Já a GSX-S750 é uma naked old school. Ou seja, basicamente uma super esportiva sem carenagem e ‘amansada’ para um uso civil. Assim, o motor de 4 cilindros em linha precisa girar alto para entregar sua (muita) potência e torque, numa tocada que prioriza as grandes velocidades ao torque em médias ou baixas rotações. Uma purista onde a adrenalina é quem manda. De tecnologia, apenas o básico: ABS e controle de tração.
Comparativo moto Suzuki: GSX 750 e 8S |
||
GSX-8S | GSX-S750 | |
Motor | 2 cilindros em linha, 776 cm³ | 4 cilindros em linha, 749 cm³ |
Potência e torque | 83 cv a 8.500 rpm; 7,95 kgf.m a 6.800 rpm | 114 cv a 10.500 rpm; 8,26 kgf.m a 9.000 rpm |
Top speed (oficial) | 210 km/h | 230 km/h |
Dimensões (AxCxL) | 1.105mm x 2.115mm x 775 mm |
1.055mm x 2.125mm x 785 mm
|
Peso a seco | 202 kg | 187 kg |
Controle de tração | Sim (3 modos + off) | Sim (3 modos + off) |
Modos de pilotagem | Sim (3 modos) | Não |
Painel TFT | Sim, de 5″ | Não |
Iluminação full-LED | Sim | Não |
Preço sugerido | R$ 51.500 | R$ 54.950 |
Preço Fipe | Ainda não aferido | R$ 56.165 |
Veja também:
GSX 750 vai sair de linha?
Justamente por atender um perfil de consumidor (e de uso) diferente da GSX-8S, a veterana S750 divide espaço com a novata em inúmeros lugares. E isso deve se repetir aqui no Brasil, apesar da Suzuki ainda não ter confirmado a informação oficialmente. Em alguns países, como os Estados Unidos, a 750 custa até um pouco menos que a 8S. Por lá, esta diferença é de 5%.
A GSX-S750 não deve sair de linha tão cedo. É, inclusive, a segunda moto Suzuki mais vendida do Brasil (atrás apenas da igualmente clássica V-Strom 650)
Nova 8S ou GSX 750, qual comprar?
Ainda na dúvida de qual moto Suzuki naked levar? Lembre que cada uma tem suas vantagens e pontos positivos. Depois, veja quais fatores melhor se encaixam às suas preferências e estilo de pilotagem.
Quer uma naked cheia de força para entregar desde as baixas rotações e com estilo moderno? Faça um test ride na GSX-8S
A GSX-8S é uma moto mais versátil (tanto que compartilha vários itens com a big trail V-Strom 800), que entrega uma pilotagem com muita força em acelerações e retomadas. Também é mais moderna, com recursos ausentes na ‘rival’, como o belo painel TFT e os modos de pilotagem. Para fechar, é cerca de R$ 3 mil mais barata.
Já a GSX-S750 é uma naked visceral, para quem busca uma experiência mais voltada à adrenalina e altas velocidades. Com 114 cv e apenas 187 kg a seco, é pura esportividade quando está em altas rotações, sensação acelerada pelo icônico som dos motores 4 cilindros. Então, qual das duas faz mais o seu tipo?
Seu negócio é a adrenalina que só um motor 4 cilindros em alta rotação pode entregar? Então dê uma chance à veterana GSX-S750