A Dominar 400 é a principal moto da Bajaj no Brasil, responsável por mais de 3/4 das vendas da marca por aqui. Mas quais os motivos de seu sucesso? Conheça a ficha técnica e detalhes desta campeã na relação custo e benefício.
Bajaj Dominar 400 no Brasil
A D400 é produzida no exterior desde 2017 e chegou ao Brasil no fim de 2022, quando a Bajaj iniciou sua operação por aqui. Desde o princípio, se destacou no lineup da fabricante indiana, chamando a atenção por fatores como itens de série, desempenho e preço.
![dominar 400 em verde](https://www.motonline.com.br/noticia/wp-content/uploads/2022/12/Bajaj-Dominar-400-4-800x534.jpg)
Moto mais vendida da Bajaj no Brasil, Dominar 400 representa mais de 2/3 dos emplacamentos da marca no país
Desta forma, a Dominar 400 é uma naked, com agilidade para a cidade e fôlego suficiente para a estrada. Falando em viagens, chega à concessionária com vários itens para reforçar suas com aspirações a sport touring, como para-brisa, protetores de mão e motor, bagageiro e apoio lombar ao garupa. Bem equipada, ainda possui iluminação full-LED, painel LCD em dois níveis e tomada USB.
Desempenho da Dominar 400
A campeã de vendas da Bajaj é movida por um motor de 1 cilindro e 373 cilindradas. Derivado da KTM 390 Duke, o propulsor foi ajustado à proposta touring. Assim, entrega 40 cv e 3,5 kgf.m de potência e torque máximos. A usina trabalha junto do câmbio de 6 velocidades, que conta com embreagem deslizante.
A D400 tem bom desempenho. Seu consumo gira em torno de 30 km por litro e a velocidade máxima pode passar dos 160 km/h na estrada
Com esta ficha técnica, a naked entrega bom desempenho na estrada e médias de consumo na casa dos 30 km por litro em tocada econômica. Já o top speed é de aproximadamente 170 km/h no painel.
Prós e contras
Os números de desempenho da Dominar 400 estão entre seus principais pontos positivos. Além disso, o modelo se destaca pelo ótimo nível de equipamentos e preço competitivo. Afinal, atualmente ela custa cerca de R$ 25 mil, valor comparável ao de categorias inferiores, especialmente as street de 250 – 300 cc. As demais naked de 300 – 400 cc, suas rivais diretas, costumam ter preço próximos aos R$ 35 mil.
Esta relação custo benefício, uma das mais vantajosas da atualidade, minimiza muitos dos aspectos que poderiam ser melhorados na Dominar 400. Apesar disso, um de seus principais pontos negativos segue sendo o peso elevado, de 192 kg – que deve ser reduzido numa próxima geração do modelo. Outro incômodo vem do forte calor produzido pelo motor e direcionado às pernas do piloto.
Veja também:
Quanto custa a Bajaj D400 em 2024
Em seu primeiro ano no Brasil, a Dominar 400 vendeu mais de 2.600 unidades por aqui. Já nos primeiros meses de 2024, foram 1.900 unidades. Segundo a marca, o objetivo é emplacar 12 mil motos ao longo do calendário, considerando também as Dominar 160 e 200.
Preço atrativo é um dos principais pontos positivos da Dominar 400. Veja abaixo a ficha técnica completa da moto à venda em 2024
E o valor competitivo é um aspecto essencial nesta estratégia de expansão. Por isso, a Dominar 400 tem preço sugerido de R$ 24.990. Além disso, a marca se esforça para que as concessionárias mantenham o valor apontado pela fabricante, diferente do que acontece com rivais diretas. Assim, o modelo costuma ser negociado a R$ 24.967 (fipe).
Ficha técnica Dominar 400 2024 |
|
Motor | |
Tipo |
Monocilíndrico DOHC, 4 tempos
|
Cilindrada | 373,27 cm³ |
Diâmetro x Curso | 89 mm x 60 mm |
Potência | 40 cv @ 8.800 rpm |
Torque |
3,569 kgf.m @ 6.500 rpm
|
Arrefecimento | A líquido |
Alimentação | Injeção eletrônica |
Câmbio | 6 velocidades |
Combustível | Gasolina |
Bateria | 12V 8 Ah VRLA |
Chassi | |
Tipo | Perimetral, em aço |
Susp. dianteira |
Telescópica, Garfo Invertido (USD), 135 mm
|
Susp. traseira |
Monochoque com Nitrox, 110 mm
|
Freio dianteiro |
ABS, disco de 320 mm
|
Freio traseiro |
ABS, disco de 230 mm
|
Pneu dianteiro |
110/70 – R17, 54S – Sem Câmera
|
Pneu traseiro |
150/60 – R17, 66S – Sem Câmera
|
Dimensões | |
CxLxA |
2156 mm x 863 mm x 1243 mm
|
Entre eixos | 1453 mm |
Dist. do solo | 157 mm |
Altura do banco | 800 mm |
Tanque: | 13 litros |
Peso | 192 kg (abastecida) |
Tecnologia | |
Painel | LCD, em dois níveis |
Ilum. full-LED | Sim |
Controle de tração | Não |
Modos de pilotagem: | Não |
Tomada USB | Sim |
Conectividade | Não |
Preço | |
Preço sugerido | R$ 24.990 |
Preço Fipe | R$ 24.967 |