Lançamentos Por Guilherme Augusto 17/06/2024 12:24 (há 2 semanas).

Aguardada no Brasil desde seu lançamento global em 2019, enfim a Tenere 700 está oficialmente confirmada para o nosso mercado! Mas será que a nova moto Yamaha terá um preço competitivo por aqui? Veja estimativas.

 

Lançamento Tenere 700 no Brasil

A big trail foi exibida pela Yamaha no início do mês, em evento realizado em São Paulo. Na ocasião, a marca levou o público ao delírio quando o nome ‘Tenere 700’ apareceu no telão, numa apresentação que focou no caráter de ‘aventureira raiz‘ do modelo, com direito a pilotos de rali explorando detalhes da moto.

tenere 700 no brasil

Tenere 700 foi confirmada ao Brasil… e só. Ainda não sabemos em qual mês chegará e nem quanto custará. Veja estimativas de preço

 

Porém, logo houve um balde de água fria: a fabricante deixou claro que a Tenere 700 ainda não tem data específica para vir ao Brasil, destacando apenas que a pré-venda abrirá em algum momento do primeiro trimestre de 2025, daqui cerca de 8 meses. Também não revelou seu preço de mercado, deixando margens para especulações. E é isso que faremos agora.

 

Qual o preço da Tenere 700

A T7 é um produto global da Yamaha, presente em inúmeros mercados e todos os continentes. E adota um posicionamento de lineup variado de acordo com países e regiões. Porém, costuma acompanhar os valores da MT 07, de quem herda a base mecânica.

Atualmente, a Europa é o principal mercado da Tenere, tanto que há nada menos de sete versões (!) da big trail por lá. No Velho Mundo, a T7 básica sai por aproximadamente 10.900 euros, cerca de 37% acima da MT 07. Em conversão direta, a aventureira custa R$ 63.200.

Na Europa, Ténéré 700 está disponível em 7 versões! Ainda não sabemos qual (ou quais) virá ao Brasil

Nos Estados Unidos, a margem é bem próxima. Na terra das grandes touring para asfalto, a T7 está disponível em versão única e custa 30% mais que a MT 07. Nas lojas, é negociada por cerca de 10.700 dólares – R$ 57.800 em conversão direta.

Para fechar, na América do Sul a margem se repete. Na Colômbia, a Tenere 700 custa 70 milhões de pesos, cerca de 40% mais que a MT. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 91 mil.

Em muitos países, a T7 custa de 30% a 40% mais que uma MT 07. Porém, a naked à venda no Brasil está defasada em relação ao exterior. Logo, a diferença pode ser maior

 

Quanto a Tenere 700 irá custar no Brasil

Se tratando de um produto à venda em tantos mercados, é difícil precisar qual será o posicionamento que a marca adotará especificamente no Brasil. Porém, podemos ter uma referência: em praças importantes (como Europa, EUA e Colômbia, segundo maior mercado da América do Sul), a T7 custa entre 30% e 40% mais que uma MT 07.

Atualmente, o preço sugerido da MT 07 no Brasil é R$ 47.990. Logo, a Tenere 700 pode custar entre R$ 62.300 e R$ 67.200. O valor médio seria R$ 64.750. Porém, a ‘nossa’ MT está uma geração atrás do modelo oferecido no exterior.

Em uma das estimativas, Tenere 700 pode custar entre R$ 64 mil e R$ 72 mil no Brasil. Valor oficial deve ser revelado apenas em 2025

Assim, considerando a defasagem do produto usado como base na estimativa, a margem em relação a T7 pode acabar subindo. Caso custe, por exemplo, 50% mais que a velha MT 07 à venda nas lojas brasileiras, o lançamento sairá por aproximadamente R$ 71.900.

 

 

Big trail mais barata que Tiger 900 e V-Strom 800?

No Brasil, o segmento ‘aventureira raiz de média cilindrada’ ainda não desenvolveu como na Europa, onde há Honda Transalp 750, Aprilia Tuareg 660 e tantas outras opções à venda. Assim, a Ténéré 700 terá poucas rivais diretas por aqui.

Pronta para aventuras, V-Strom 800 é mais potente que a Tenere 700. Já disponível nas lojas, custa R$ 67.500

Sua concorrente mais próxima em desempenho e proposta é a Suzuki V-Strom 800. Lançada no país no fim de maio, a japonesa tem inegável potencial off-road e um trunfo sobre a T7: é 10 cv mais potente. Com 84 cv e 7,95 kgf.m de torque, tem preço sugerido de R$ 67.500.

Outra rival natural é a Triumph Tiger 900. A inglesa custa R$ 79.990 na versão aventureira Rally Pro, mas possui diversos itens de série não encontrados na Yamaha, como assento aquecido, tpms, quickshifter e até conexão com GoPro. Além disso, tem 108 cv de potência. Nitidamente, a proposta é outra: mais tecnologia e desempenho, menos ‘purismo’ de uma big trail raiz.

Menos ‘raiz’ que a Tenere 700, a bem equipada Tiger 900 Rally Pro não é exatamente uma concorrente direta, mas acabará disputando espaço com a Yamaha

Ou seja, a Tenere 700 pode ter um valor competitivo, caso custe perto dos valores estimados aqui, partindo de R$ 64 mil. Porém, à medida que beira (ou até) passa da casa dos R$ 70 mil, perde pontos diante de rivais mais potentes e melhor equipadas, como as citadas Suzuki e Triumph. Além disso, outras concorrentes devem chegar em breve, como a nova família GS F da BMW.

Guilherme Augusto
@guilhermeaugusto.rp>> Jornalista e formado em Relações Públicas pela Universidade Feevale. Amante de motos em todas suas formas e sons. Estabanado por natureza
Anuncie sua moto gratuitamente
Criar meu anuncio agora
Consulte nosso
Guia de Motos