Aguardada no Brasil desde seu lançamento global em 2019, enfim a Tenere 700 está oficialmente confirmada para o nosso mercado! Mas será que a nova moto Yamaha terá um preço competitivo por aqui? Veja estimativas.
Lançamento Tenere 700 no Brasil
A big trail foi exibida pela Yamaha no início do mês, em evento realizado em São Paulo. Na ocasião, a marca levou o público ao delírio quando o nome ‘Tenere 700’ apareceu no telão, numa apresentação que focou no caráter de ‘aventureira raiz‘ do modelo, com direito a pilotos de rali explorando detalhes da moto.
Porém, logo houve um balde de água fria: a fabricante deixou claro que a Tenere 700 ainda não tem data específica para vir ao Brasil, destacando apenas que a pré-venda abrirá em algum momento do primeiro trimestre de 2025, daqui cerca de 8 meses. Também não revelou seu preço de mercado, deixando margens para especulações. E é isso que faremos agora.
Qual o preço da Tenere 700
A T7 é um produto global da Yamaha, presente em inúmeros mercados e todos os continentes. E adota um posicionamento de lineup variado de acordo com países e regiões. Porém, costuma acompanhar os valores da MT 07, de quem herda a base mecânica.
Atualmente, a Europa é o principal mercado da Tenere, tanto que há nada menos de sete versões (!) da big trail por lá. No Velho Mundo, a T7 básica sai por aproximadamente 10.900 euros, cerca de 37% acima da MT 07. Em conversão direta, a aventureira custa R$ 63.200.
Nos Estados Unidos, a margem é bem próxima. Na terra das grandes touring para asfalto, a T7 está disponível em versão única e custa 30% mais que a MT 07. Nas lojas, é negociada por cerca de 10.700 dólares – R$ 57.800 em conversão direta.
Para fechar, na América do Sul a margem se repete. Na Colômbia, a Tenere 700 custa 70 milhões de pesos, cerca de 40% mais que a MT. Em conversão direta, são aproximadamente R$ 91 mil.
Quanto a Tenere 700 irá custar no Brasil
Se tratando de um produto à venda em tantos mercados, é difícil precisar qual será o posicionamento que a marca adotará especificamente no Brasil. Porém, podemos ter uma referência: em praças importantes (como Europa, EUA e Colômbia, segundo maior mercado da América do Sul), a T7 custa entre 30% e 40% mais que uma MT 07.
Atualmente, o preço sugerido da MT 07 no Brasil é R$ 47.990. Logo, a Tenere 700 pode custar entre R$ 62.300 e R$ 67.200. O valor médio seria R$ 64.750. Porém, a ‘nossa’ MT está uma geração atrás do modelo oferecido no exterior.
Assim, considerando a defasagem do produto usado como base na estimativa, a margem em relação a T7 pode acabar subindo. Caso custe, por exemplo, 50% mais que a velha MT 07 à venda nas lojas brasileiras, o lançamento sairá por aproximadamente R$ 71.900.
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Big trail mais barata que Tiger 900 e V-Strom 800?
No Brasil, o segmento ‘aventureira raiz de média cilindrada’ ainda não desenvolveu como na Europa, onde há Honda Transalp 750, Aprilia Tuareg 660 e tantas outras opções à venda. Assim, a Ténéré 700 terá poucas rivais diretas por aqui.
Sua concorrente mais próxima em desempenho e proposta é a Suzuki V-Strom 800. Lançada no país no fim de maio, a japonesa tem inegável potencial off-road e um trunfo sobre a T7: é 10 cv mais potente. Com 84 cv e 7,95 kgf.m de torque, tem preço sugerido de R$ 67.500.
Outra rival natural é a Triumph Tiger 900. A inglesa custa R$ 79.990 na versão aventureira Rally Pro, mas possui diversos itens de série não encontrados na Yamaha, como assento aquecido, tpms, quickshifter e até conexão com GoPro. Além disso, tem 108 cv de potência. Nitidamente, a proposta é outra: mais tecnologia e desempenho, menos ‘purismo’ de uma big trail raiz.
Ou seja, a Tenere 700 pode ter um valor competitivo, caso custe perto dos valores estimados aqui, partindo de R$ 64 mil. Porém, à medida que beira (ou até) passa da casa dos R$ 70 mil, perde pontos diante de rivais mais potentes e melhor equipadas, como as citadas Suzuki e Triumph. Além disso, outras concorrentes devem chegar em breve, como a nova família GS F da BMW.