A XTZ 125 é uma das motos Yamaha mais lembradas pelos fãs da marca aqui no Brasil. Um modelo famoso pela economia, resistência e versatilidade, que deixou o país para dar lugar à XTZ 150 Crosser, mas seguiu viva no exterior. Inclusive, acabou de ganhar uma edição especial lá fora.
Nova Yamaha XTZ 125 modelo 2025
A novidade vem da Colômbia, onde a pequena XTZinha segue nas lojas, onde divide espaço com Crosser e Lander – chamadas lá simplesmente de ‘XTZ 150’ e ‘XTZ 250’. É a Rally, edição especial que adota as tradicionais cores da fabricante.
Assim, o principal diferencial da versão é sua pintura, no tradicional esquema de branco com os ‘racing blocks’ em vermelho. Segundo a marca, o da série especial é ‘aproveitar ao máximo a emoção das estradas ruins e atingir lugares onde só quem está bem preparado consegue chegar’.
Para cumprir o propósito aventureiro, a nova XTZ 125 2025 também pode ser equipada com alguns acessórios exclusivos. Entre eles, bag de 20 litros, bagageiro reforçado e protetores de mão.
Ficha técnica da nova XTZ 125
A nova Yamaha XTZ não é muito diferente da versão que tínhamos no Brasil até 2015. Na verdade, é quase idêntica, inclusive na alimentação por carburador. Assim, mantém as conhecidas linhas de design, bem como o conjunto mecânico.
Desta forma, é movida pelo motor de 1 cilindro, 124 cc e arrefecimento a ar, que entrega 10 cv e 1 kgf.m de potência e torque máximos. A usina trabalha junto do câmbio de 5 velocidades.
A XTZ 125 modelo 2025 segue uma moto ágil e leve, pesando somente 118 kg quando abastecida. A partida é elétrica e a pedal, as rodas são raiadas de 21″ e 18″ e o sistema de freios conta com disco na dianteira e tambor atrás. Não há tecnologias como ABS ou luzes em LED.
Veja também:
- Saiba tudo sobre a XTZ 125 no Guia Motonline!
- Nova XT 250? Lançamento da Yamaha pode resgatar nome
- Voando! Scooter Yamaha vende 10x mais que principal rival
Quanto custa uma Yamaha XTZ nova
A marca ainda não divulgou qual será o preço da edição Rally. Porém, em seu modelo padrão, a XTZ 125 2025 custa 10,2 milhões de pesos – cerca de R$ 13,3 mil em conversão simples. Para comparação, é 20% mais barata que a XTZ 150, custa 12,9 milhões (R$ 16.900). No Brasil, a Crosser Z tem preço sugerido de R$ 20.390.