A Honda apresentou a XRE 300 Sahara na Colômbia com um preço de assustar. Reconhecida por sua robustez e versatilidade, a motocicleta desembarca no país em versão única.

A Honda lançou a XRE 300 Sahara na Colômbia com um preço que chama atenção. O modelo, conhecido pela robustez e versatilidade, chega em versão única no país vizinho, aparentemente, como importação.

Honda XRE 300 Sahara na Colômbia

A Honda lançou discretamente a XRE 300 Sahara na Colômbia. Aparentemente a imprensa local estava aguardando o modelo há algum tempo. Assim como no Brasil, a Honda Colombiana articulou de forma secreta, primeiro tirando de circulação a antiga XRE 300, sem um aparente motivo ou explicação e no seu lugar a nossa conhecida Sahara.

Honda XRE 300 Sahara na Colômbia
Honda XRE 300 Sahara na Colômbia – Divulgação Honda

Conhecida pela sua vocação para aventuras todo terreno, a nova versão da XRE 300 Sahara mantém seu design inspirado no rally Dakar, com frente elevada, estrutura esguia e um assento ergonômico pensado para viagens.

Basicamente, o motor é o mesmo que temos no Brasil. Um monocilíndrico OHC de 4 válvulas, refrigerado a ar e óleo, capaz de entregar 25 cavalos de potência a 7.500 rpm e 2,74 mkgf de torque a 5.750 rpm.

Honda XRE 300 Sahara na Colômbia - Divulgação Honda
Honda XRE 300 Sahara na Colômbia – Divulgação Honda

O chassi tubular de aço, herdado da família CRF, proporciona maior resistência estrutural, enquanto o sistema de suspensão de longo curso melhora a capacidade de absorção de impactos. A motocicleta conta com garfos dianteiros convencionais de 245 mm de curso e o consagrado sistema Pro-Link na traseira, com 225 mm de curso, garantindo conforto e estabilidade em terrenos irregulares.

Os freios são a disco em ambas as rodas, acompanhados por um sistema ABS de canal duplo, o que contribui para uma frenagem mais segura. As rodas raiadas vêm calçadas com pneus 90/90-21 na dianteira e 120/80-18 na traseira, reforçando a proposta off-road do modelo.

Nenhuma dessas informações é segredo desde novembro de 2023, quando a Sahara foi lançada por aqui. Porém, as diferenças começam agora.

Honda XRE 300 Sahara na Colômbia - Divulgação Honda
Honda XRE 300 Sahara na Colômbia: somente na versão Standard – Divulgação Honda

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Preço e versão da Sahara colombiana

A Honda Colômbia oferece a XRE 300 Sahara somente na versão Standard, ou seja para nós, a versão de entrada (fotos acima). Disponível somente na cor cinza com detalhes em preto.

O preço anunciado na Colômbia é de $33.500.000 pesos colombianos, o que, em uma conversão direta, equivale a cerca de R$ 47.300. O valor chama atenção, especialmente quando comparado ao mercado brasileiro, onde a versão topo de linha XRE 300 Sahara Adventure tem preço sugerido de R$ 31.290.

Para se ter uma ideia, o preço da Sahara se aproxima ao da CMX 500 Rebel, uma custom que lembra a Kawasaki Vulcan, e que sempre foi bastante aguarda no Brasil. A Rebel é oferecida na Colômbia por $37.990.000 pesos colombianos. Ou seja, a Sahara na Colômbia chegou como “peso” de uma moto premium.

Honda CMX 500 Rebel - Divulgação
Honda CMX 500 Rebel – Divulgação

Esse preço sugere que a motocicleta pode estar chegando à Colômbia por meio de importação, o que explicaria o custo elevado. Porém a Honda local não especifica isso. Para efeito de comparação, a XR 150L, um modelo muito parecido com a nossa antiga Bros 150, tem o preço de $10.700.000 pesos colombianos, o que equivale, também em conversão direta a algo em torno de R$ 15.000 reais.

Nessa caso, na comparação com o preço da Bros 160 2025, saímos perdendo, já que o modelo de entrada por aqui tem o preço sugerido de R$ 20.900. Mas obviamente, temos que considerar  as diferenças de motor e tecnologia.

XR 150L: praticamente a nossa antiga Bros 150 - Divulgação
XR 150L: praticamente a nossa antiga Bros 150 – Divulgação

Se essa mesma lógica de precificação for aplicada, a versão colombiana da XRE 300 Sahara está muito mais cara do que seu equivalente no Brasil. A XRE 300 Sahara na Colômbia é um lançamento relevante para o mercado de motos sul-americano, mas seu posicionamento de preço pode por em dúvida sua competitividade e adoção pelos motociclistas locais. Vamos aguardar os próximos capítulos.

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Jornalista, web designer, desenvolvedor web e editor ao mesmo. Já fui radialista, publicitário e até metalúrgico metaleiro. Acabei entrando e abraçando o mundo 2 rodas por influencia do meu irmão mais velho.
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