A Honda lançou a XRE 300 Sahara na Colômbia com um preço que chama atenção. O modelo, conhecido pela robustez e versatilidade, chega em versão única no país vizinho, aparentemente, como importação.
Honda XRE 300 Sahara na Colômbia
A Honda lançou discretamente a XRE 300 Sahara na Colômbia. Aparentemente a imprensa local estava aguardando o modelo há algum tempo. Assim como no Brasil, a Honda Colombiana articulou de forma secreta, primeiro tirando de circulação a antiga XRE 300, sem um aparente motivo ou explicação e no seu lugar a nossa conhecida Sahara.
Conhecida pela sua vocação para aventuras todo terreno, a nova versão da XRE 300 Sahara mantém seu design inspirado no rally Dakar, com frente elevada, estrutura esguia e um assento ergonômico pensado para viagens.
Basicamente, o motor é o mesmo que temos no Brasil. Um monocilíndrico OHC de 4 válvulas, refrigerado a ar e óleo, capaz de entregar 25 cavalos de potência a 7.500 rpm e 2,74 mkgf de torque a 5.750 rpm.
O chassi tubular de aço, herdado da família CRF, proporciona maior resistência estrutural, enquanto o sistema de suspensão de longo curso melhora a capacidade de absorção de impactos. A motocicleta conta com garfos dianteiros convencionais de 245 mm de curso e o consagrado sistema Pro-Link na traseira, com 225 mm de curso, garantindo conforto e estabilidade em terrenos irregulares.
Os freios são a disco em ambas as rodas, acompanhados por um sistema ABS de canal duplo, o que contribui para uma frenagem mais segura. As rodas raiadas vêm calçadas com pneus 90/90-21 na dianteira e 120/80-18 na traseira, reforçando a proposta off-road do modelo.
Nenhuma dessas informações é segredo desde novembro de 2023, quando a Sahara foi lançada por aqui. Porém, as diferenças começam agora.
Veja Também:
- Prós, contras, preço e mais: ficha técnica da Honda Sahara 300
- Melhor que Tornado? Honda deixa Sahara 300 mais cara que ‘irmã’
Preço e versão da Sahara colombiana
A Honda Colômbia oferece a XRE 300 Sahara somente na versão Standard, ou seja para nós, a versão de entrada (fotos acima). Disponível somente na cor cinza com detalhes em preto.
O preço anunciado na Colômbia é de $33.500.000 pesos colombianos, o que, em uma conversão direta, equivale a cerca de R$ 47.300. O valor chama atenção, especialmente quando comparado ao mercado brasileiro, onde a versão topo de linha XRE 300 Sahara Adventure tem preço sugerido de R$ 31.290.
Para se ter uma ideia, o preço da Sahara se aproxima ao da CMX 500 Rebel, uma custom que lembra a Kawasaki Vulcan, e que sempre foi bastante aguarda no Brasil. A Rebel é oferecida na Colômbia por $37.990.000 pesos colombianos. Ou seja, a Sahara na Colômbia chegou como “peso” de uma moto premium.
Esse preço sugere que a motocicleta pode estar chegando à Colômbia por meio de importação, o que explicaria o custo elevado. Porém a Honda local não especifica isso. Para efeito de comparação, a XR 150L, um modelo muito parecido com a nossa antiga Bros 150, tem o preço de $10.700.000 pesos colombianos, o que equivale, também em conversão direta a algo em torno de R$ 15.000 reais.
Nessa caso, na comparação com o preço da Bros 160 2025, saímos perdendo, já que o modelo de entrada por aqui tem o preço sugerido de R$ 20.900. Mas obviamente, temos que considerar as diferenças de motor e tecnologia.
Se essa mesma lógica de precificação for aplicada, a versão colombiana da XRE 300 Sahara está muito mais cara do que seu equivalente no Brasil. A XRE 300 Sahara na Colômbia é um lançamento relevante para o mercado de motos sul-americano, mas seu posicionamento de preço pode por em dúvida sua competitividade e adoção pelos motociclistas locais. Vamos aguardar os próximos capítulos.