Publicidade

Se nas cidades uma moto elétrica silenciosa representa um protesto contra a poluição sonora, num conflito armado ela pode se tornar uma arma de guerra. E quem sabe bem disso são os ucranianos.

As Forças Armadas da Ucrânia estão utilizando motos elétricas produzidas no próprio país especificamente para uso militar. O objetivo é surpreenderem comboios russos, revertendo sua desvantagem numérica, numa batalha travada em solo nacional desde fevereiro.

 

Moto elétrica silenciosa vira arma de guerra

A moto encomendada pelo exército ucraniano é a Atom Military, produzida pela fabricante ucraniana ELEEK. A empresa tem sede em Ternopil, a 450 km da capital Kiev, e recebeu a missão de criar uma moto elétrica silenciosa, de boa autonomia, que se adaptasse aos diferentes tipos de terreno e que fosse potente o suficiente para carregar equipamentos pesados, como armas e munição. As próprias Forças Armadas do país ajudariam no desenvolvimento.

Publicidade
Moto elétrica Atom Military foi desenvolvida especialmente para o exército ucraniano

Moto elétrica Atom Military foi desenvolvida especialmente para o exército ucraniano

Com o intuito de se locomover entre as linhas de combate sem que os inimigos percebam, a ELEEK Atom Military faz com que os atiradores de elite (snipers) possam se movimentar em áreas de tensão e assumir posições estratégicas para abater os militares russos a distância. Como não emite calor, pode passar despercebida pelos drones russos.

ELEEK Atom Military moto elétrica

Atom Military é leve, rápida e silenciosa. Militares usam modelo para se locomover sem serem notados

No vídeo abaixo, um legionário está pilotando a Atom Military. “Esta elétrica é super útil, pois pode operar silenciosamente nas linhas de frente ou mesmo atrás das linhas inimigas”, diz a legenda do vídeo.

Publicidade

Veja também:

A moto elétrica militar feita na Ucrânia

A Atom Military é uma moto elétrica leve, que pesa apenas 70 kg, facilitando seu transporte em carros. Também possui capacidade de carga útil em 150 kg, podendo levar equipamentos militares como armas, munições e suprimentos. Veja abaixo o vídeo de apresentação da Atom Military.

 

Publicidade

A velocidade máxima é de 90 Km/h, atingida graças ao motor de 6,5 kW de potência (8,8 cv). Além disso a motocicleta possui uma autonomia de 150 km e pode ser carregada em tomadas convencionais de 110V e 220V, levando cerca de 5 horas. Ainda, há espaço para passageiro, baú e entradas USB.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.