Publicidade

A BMW lançou no Brasil a R 18, a novíssima moto estilo custom da fabricante alemã. De cara, um produto para rivalizar no segmento que atualmente é dominado pela Harley-Davidson. Será que a novidade tem potencial para fisgar os fiéis fãs da marca norte-americana? Confira:

 

Lançamento: como é a BMW R 18

Inspirada na clássica R 5, a novíssima R 18 marcou a reentrada da BMW Motorrad no segmento custom / cruiser. A receita da motocicleta combina a essência das antigas estradeiras e as funcionalidades de tecnologias modernas.

nova bmw r 18 no brasil

R 18 foi o retorno da BMW ao segmento custom/cruiser

Publicidade

O modelo é equipado com o maior motor boxer já produzido pela BMW Motorrad, propulsor de 2 cilindros de 1.802cc. Uma usina que entrega potência de 91 cv a 4.750rpm e e 15 kgf.m de torque a 3.000 rpm – junto do câmbio de seis marchas com transmissão por cardã.

A R 18 também oferece três modos de pilotagem padrão, que podem se adaptar às preferências individuais do condutor. Há ainda o ASC (Controle Automático de Estabilidade), controle de estabilidade e tração.

R 18 motor

Grande destaque e estrela da R 18 é seu motor boxer

Completando o banho de tecnologia, a moto tem Hill Start Control – para facilitar as partidas em subidas, controle de velocidade de cruzeiro, todas as luzes em LED e sistema de partida sem chave.

Publicidade

Na suspensão, a moto tem garfo telescópico e um suporte de suspensão central, que permitem o ajuste dos amortecedores. Como na clássica R 5, os tubos do garfo são envoltos em mangas. O curso da suspensão é de 120 mm na dianteira e 90 mm na traseira.

Já o sistema de freios da BMW R 18 consiste em disco duplo na dianteira e disco único na traseira, em conjunto com pinças fixas de quatro pistões, ambos com ABS Integral.

R 18 detalhe do painel

Modelo aposta no painel em estilo minimalista

Veja também:

Publicidade

Primeiros compradores ganham itens exclusivos

A BMW R 18 tem preço público divulgado no Brasil de R$ 139.900 – para comparação, bem próximo dos R$ 130.400 da Harley Road King Special e dos R$ 146.900 da Street Glide Special. E os primeiros a realizarem reservas na pré-venda, que se inicia no próximo dia 18 de agosto, ganharão itens exclusivos.

Chamado de R 18 Welcome Package (pacote de boas vindas) o kit conta com agrados como: livro heritage, boné, cinto, três logos históricos, luvas brancas, chave e parafuso para trocar os logos da moto.

R 18 - modelo custa 140 mil no brasil

Pré-venda da R18 se inicia no próximo dia 18

Afinal, a custom BMW R 18 vai fisgar clientes da Harley?

A Harley se aventurou com a sua primeira big trail Pan America. Por aqui, a moto recém-lançada chegou com a missão de conquistar novos adeptos da marca para as motos de ‘aventura’. Mais do que isso, conquistar a atenção de compradores de motos com a BMW R 1250 – big trail mais vendida do país.

Pan America chegou como aposta da Harley no nicho das aventureiras

Pois então! Agora é a vez da BMW dar o troco ao entrar no terreno da Haley e oferecer uma opção de moto custom. Como chamariz, a R18 tem o diferencial da motorização boxer, frente aos tradicionais motores em V da rival. Como o público vai se dividir será curioso de observar.

O cliente da BMW R 1250 não vai precisar mudar de marca para ter uma custom. E o fã da Harley ganhou recentemente sua opção big trail para conhecer. Poderão estes mudar de lados?

Fernando Santos
Jornalista amante do mundo da moto, vivendo destinos e sons. Ávido por novidades e crescido com o cheiro de motor dois tempos. [email protected]