Nós já falamos algumas vezes sobre marcas de carros que também fazem motos e agora o tema volta à mesa. Desta vez as novidades vêm da Seat, que acaba de lançar seu primeiro scooter elétrico.
A famosa marca do grupo Volkswagen esteve no Brasil entre os anos 1990 e 2000 com modelos como o hatch Ibiza, o sedan Cordoba e o utilitário Inca. Agora ela passa a apostar também no mercado de duas rodas, com a Mó, uma eScooter 125, com autonomia de 133 km e velocidade máxima de 95 km/h.
Marca de carros, Seat tem scooter elétrico
O modelo elétrico conta linhas modernas e o tradicional logo em ‘S’ da marca espanhola na dianteira. Logo abaixo está o farol de LED redondo, com luzes diurnas integrados na carenagem.
O scooter elétrico tem roda dianteira de aro 15 e a traseira de 14″, calçando pneus de medidas 120/70 e 140/70, respectivamente. Segurando o conjunto, tem freios a disco com sistema de travamento combinado (CBS). Logo abaixo do banco existe espaço para dois capacetes.
Scooter elétrico com marcha à ré
O Seat MÓ é equipado com um motor elétrico que produz 9kW (12,2 cv) de entrega máxima. É praticamente o equivalente a um propulsor de combustão de 125cc, mas com 2,40 kgf.m de torque, mais que os 2,2 kgf.m da CB Twister, por exemplo. Com isso, ela pode atingir até 95 km/h e faz de 0 a 50 km em menos de 4 segundos.
O modelo é automático e conta com marcha à ré para auxiliar nas manobras. Além disso, tem três modos de condução, Eco, City e Sport – onde a aceleração e a velocidade estão no máximo.
O modelo conta com bateria de íons de lítio de 5,6kWh, removível, que pesa 41 kg – o scooter elétrico pesa ao todo 152 kg. A bateria necessita de 6 a 8 horas de carregamento e pode ser ligada em uma tomada de casa e promete até 130 km de autonomia.
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Quanto custa o scooter da Seat
O scooter elétrico da Seat ainda conta com painel digital, onde é possível monitorar velocidade, carga da bateria e respectiva temperatura, modos de condução e autonomia. Há conexão com o smartphone através do aplicativo My SEAT MÓ, que permite ligar o motor e acompanhar demais informações.
Na Europa, o modelo elétrico está disponível em três opções de cores com acabamento em fosco: Vermelho Daring, Aluminio Dark e Branco Oxygen. Por lá, o scooter elétrico custa 5.054 euros, cerca de R$ 26,5 mil em conversão direta. Para comparação, o scooter a gasolina Honda PCX 125 custa 35% menos, com preço sugerido de 3.250 euros (R$ 17,1 mil) na Espanha.