Publicidade

A guerra entre Rússia e a Ucrânia se estende por meses. Milhões de cidadãos ucranianos deixaram o país, assim como algumas marcas e empresas que tiveram de parar suas atividades, enquanto a Russia sofre com sansões e abandono de algumas de suas principais marcas.

A nova vítima foi a startup EMGo Technology. A empresa anunciou sua moto elétrica da Ucrânia no final do ano passado, mas já teve de fazer as malas. Está produzindo em um país vizinho, a Polônia.

Moto elétrica da Ucrânia deixa o país

A EMGo Technology  é  formada por jovens engenheiros, com sede em Odessa – região muito afetada durante a invasão russa. A startup anunciou no salão de Milão (EICMA 2021) a EMGo ScrAmper.

Embora a  empresa  já tenha fabricado scooters elétricos, com os modelos Razzo e Flywheel, esta é a primeira moto elétrica da Ucrânia. O nome é uma combinação de Scrambler e Amper.

Publicidade
EMGo ScrAmper a moto elétrica da Ucrânia

Moto elétrica da Ucrânia, a EMGo ScrAmper tem um projeto interessante. Carrega em menos de um hora e atinge mais de 130 km/h de velocidade máxima

Essa combinação se refere ao design scrambler de motos de estrada e off-Road, só que movidas a eletricidade, Amper. Sendo esse o maior projeto da startup, algumas inovações desse modelo chamam atenção.

A ScrAmper conta com um carregador integrado, compatível com o abastecimento de redes domésticas e estações de carros elétricos. Sem contar no design neo-retro de uma motocicleta 100% eletrificada.

  • Veja no vídeo abaixo o onboard da ScrAmper em diferentes tipos de estradas

Publicidade

Logo após a invasão na Ucrânia e o desenrolar da guerra, a equipe da EMGo decidiu não interromper o desenvolvimento e fabricação da ScrAmper. A produção foi realocada de Odessa para a Polônia, país vizinho que não foi afetado diretamente pelo caos da guerra.

A EMGo contou com a ajuda de parceiros técnicos para montar a nova estrutura de desenvolvimento tecnológico, além de uma campanha de arrecadação de fundos, que tem ajudado a startup a manter o foco na produção dessa motocicleta.

Veja também:

Como é a EMGo ScrAmper, primeira moto elétrica da Ucrânia

A EMGo ScrAmper já está na terceira edição e as melhorias se concentram na potência e autonomia da motocicleta. A última edição conta com um motor de 16KW (21,7 cv) de potência – anteriormente eram 21,5.

Publicidade

A autonomia varia de acordo com velocidade em que a moto atuar. Em uma velocidade média de 45km/h por exemplo, a ScrAmper pode chegar a percorrer 200 quilômetros.

ScrAmper a moto elétrica da Ucrânia

Sua bateria conta com um sistema de refrigeração patenteado pela EMGo. Ao passo que esse sistema permite que baterias de 10KW, funcionem por cerca de 35 minutos sem sofrer nenhum tipo de degradação em picos de 24KW. Rasultado disso é o aumento da vida útil da unidade de potência, bem como o desempenho final da motocicleta.

Assim, a EMGo ScrAmper pode atingir uma velocidade máxima de 135Km/h, desempenho semelhante às motos de 150 cc a 200cc. Os picos de velocidade dessa moto elétrica podem ser ajustados no transmissor com 4 níveis.

Além da versatilidade do carregador da ScrAmper, são necessários apenas 45 minutos para carregar de 0% a 80%. Em contrapartida, a carga completa da bateria se atinge com cerca de 1h40min de carregamento.

“Fomos um dos primeiros a instalar suporte para carregadores de carro em uma motocicleta elétrica. Um potente carregador de bordo está integrado na própria moto, o que permite carregar a bateria através de um sistema de carregamento de automóveis (CCS Tipo 2) ou de uma rede regular de 220V (cabo de carregamento incluído) “- afirmou a direção técnica da EMGo.

Moto elétrica do exército ucraniano

A EMGo anunciou que para cada 15 motos vendidas, uma será doada ao exército ucraniano. Essas doações são importantes pois reservas de abastecimento de combustíveis foram tomadas ou destruídas durante a invasão. Dessa maneira, os veículos elétricos se tornaram uma alternativa.

 

Além disso, a Tesla anunciou que irá fornecer postos abastecimento gratuito para os carros elétricos da Ucrânia. A ScrAmper que pode ser abastecida nesses postos, será mais uma inovação tecnológica atuando na defesa da Ucrânia.

O valor de importação da EMGo ScrAmper pode chegar a £6.300, aproximadamente R$ 33 mil. A princípio a ScrAmper deve chegar às ruas apenas em novembro de 2022. Porém não se sabe até que ponto a guerra deve ou não avançar para a Polônia, sendo assim esse prazo pode variar.

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.