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Estudantes  da Universidade de Twente de Enschede, na Holanda, estão trabalhando duro no desenvolvimento de uma nova moto elétrica. E parece estar dando certo, afinal o projeto é promissor e tem números invejáveis de potência e desempenho.

O protótipo entrega nada menos que 228 cv, valor digno de superesportiva. Para comparação, é mais que os 216 cv da Honda CBR 1000RR-R Fireblade ou os 217 cv da Ducati Panigale V4S. Inclusive, é mais poderosa que muitos carros com vocação esportiva, como o Audi A3 Sportback, que entrega ‘apenas’ 207 cv, por exemplo. É um produto que vale a pena conhecer.

 

Moto elétrica: da universidade à pista

O projeto que já existe há 5 anos chegou à sua quarta versão concluída. Além dos números absurdos de potência e velocidade, o desenvolvimento dessa moto elétrica contou com a ajuda de uma equipe do Mundial de SuperBike, a Ten Kate Racing.

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Tudo começou como um programa de desenvolvimento comandado principalmente por estudantes de engenharia. Chamado de Eletric Superbike Twente (EST), o grupo era assumido por novos alunos a cada ano, com o intuito de desenvolver o projeto deixado pelos estudantes do ano anterior. O primeiro modelo foi a Lion-GP, de 90 kW (122 cv) e 250km/h de velocidade máxima.

Estudantes holandeses desenvolveram uma moto elétrica com desemprenho impressionante

Estudantes da Twente lançam a moto elétrica Delta-XE

A fim de dar um salto de potência, a segunda edição do projeto veio com a Eclipse-GP, com um upgrade para 110 kW (149 cv). O projeto iria passar ainda pelos modelos Apex-RS (120 kW, 163 cv) até chegar a sua última edição, a Delta-XE (150 kW, 203 cv). As últimas atualizações trouxeram novos sistemas de refrigeração, amortecedores e pintura. A bateria ganhou novos cabos e conectores de alta tensão, fazendo nascer uma das mais potentes motos elétricas, com de 228 cv de potência.

Moto elétrica desenvolvida por estudantes da Twente

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Delta-XE busca desempenho de MotoGP

A moto elétrica desenvolvida pelos estudantes holandeses pode atingir uma velocidade máxima de 300 km/h. Além disso, acelera de 0 a 100 kh/h em menos de três segundos.

Os números impressionantes de desempenho fazem do modelo comparável às motos da MotoE, categoria de elétricas do Mundial de Motovelocidade – MotoGP. Atualmente as motos são oferecidas pela italiana Energica, mas quem assume os protótipos a partir de 2023 será a Ducati.

A  Delta-XE ainda conta com uma estrutura de aço em tubos, assim como o chassi com garfos Ohlins em sua suspensão. As rodas Marchesini carregam essa motocicleta com base de carbono derivada de uma Suter MMX500 com cauda modificada. Os freios compostos de peças da Hel, oferecem a performance de uma E-Superbike. A Delta-XE pesa cerca de 220 kg.

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Veja também:

moto elétrica sem carenagem

Moto elétrica na pista!

A equipe vencedora do Campeonato Mundial de Supersport trabalhou nos testes de desenvolvimento realizados no circuito de Assen, na Holanda. Como a ideia era ‘criar uma E-SBK’, a equipe trouxe os dados e informações interessantes ao desenvolvimento da motocicleta.

moto elétrica feita na faculdade

Motos elétricas irão do campus direto ao autódromo. Modelos irão competir em categoriais oficiais da motovelocidade holandesa

Sendo assim, tanto a Apex-RS quanto a Delta-XE estão inscritas em quatro corridas, duas no International Road Racing Championship (IRRC) e mais duas no Campeonato Internacional Holandês . Conheça mais do projeto da Universidade de Twente em Eletric Superbike Twente

Thiago Ruanovi
Desde criança apaixonado pelo esporte a motor e através dele, conheceu essa coisa chamada comunicação.