A série Bandit foi criada para substituir a série GS, encerrada em 1987. As GS tinham sido responsáveis pela popularização das motos japonesas nos Estados Unidos e as Bandits foram projetadas para dar continuidade ao legado. Desta forma, as primeiras novidades foram produzidas ainda em 1989, mas viriam ao Brasil apenas mais tarde.
Suzuki Bandit 1200: ficha técnica, fotos, videos, consumo
A Suzuki é representada no Brasil pela J.Toledo da Amazônia. Uma operação oficial que só começou depois da abertura das importações, no início dos anos 1990. Desta forma, logo em 1994, a J.Toledo inaugurou sua linha de montagem em Manaus (AM).
Foi somente em 1996 que a naked Suzuki Bandit GSF 1200 desembarcou no Brasil. Um modelo movido pelo motor de quatro cilindros em linha, herdado da versão esportiva GSX-R 1100, com exatos 1.157 cm³ de cilindrada e arrefecimento a ar/óleo.
Nada menos que uma usina com potência declarada de 98 cv a 8.500 e torque máximo de 9,4 kgf.m a 6.500 rpm. Tudo isso movido ainda com quatro carburadores Mikuni 36 mm e acoplado ao câmbio de cinco marchas.
Consumo da Bandit 1200
Aliás, equipada com os quatro carburadores, a moto tem um consumo considerável de gasolina. Ressaltando também que grandes motores carburados tendem a rodar mais confortavelmente também em alta rotação, claro.
Desta forma, em uma velocidade de cruzeiro de 100 km/h a média de consumo da Suzuki Bandit GSF 1200 fica na casa dos 14 km por litro. Em geral, a média de consumo do modelo, mesclando trechos urbanos e estrada, dificilmente passa dos 15 km/litro. Se a pilotagem for esportiva, o consumo irá subir.
Bandit 1200 ou 600 ?
A versão de média cilindrada Suzuki Bandit 600 foi lançada também no ano 1996, junto da 1200cc. Essa naked de menor porte tinha como benefício o menor peso. Eram 208 quilos de peso seco contra os 215 kg da 1200 cc. Tudo isso aliado à relativa boa potência de 78 cv ainda em um pacote de motor com configuração de 4 cilindros em linha.
A Bandit 600 era movida pelo referido propulsor de 600 cc, com refrigeração a ar. O chassi oferecia boa rigidez, ainda também no estilo de treliça. O modelo também chegava na versão S, semi carenada, equipada com pára-brisa alto e largo, a fim de reduzir a turbulência na estrada durante longas viagens.
Suzuki Bandit 1200 atualizações
Em 2001 o modelo de 1200cc recebeu atualizações, como uma nova ignição eletrônica, balança traseira, sistema de indução de ar, freios Tokico e tanque de gasolina maior. A nova geometria da moto era acompanhada também de novo banco, quadro e novos carburadores.
A terceira geração chegou ao mercado em 2006. Entre as novidades estava o quadro tubular perimetral mais moderno, escapamento com catalisador e novo tanque de gasolina com capacidade para 20 litros. Além disso, a moto recebeu suspensões reguláveis, freios com opção ABS e novo painel.
Lançamento da Bandit 1250
Esta foi a última versão do motor de 1200 cc com carburadores. Aliás, a terceira geração da Bandit 1200 N e S (naked e sport) tiveram apenas um ano de mercado! Logo em 2007 a representante da Suzuki no Brasil lançou as Bandit 1250 com motor arrefecido a líquido.