A Shineray é uma fabricante chinesa de motocicletas, motonetas, bicicletas, quadriciclos e veículos utilitários. A marca exporta produtos para mais de 80 países e seus modelos estão no Brasil desde 2005. Sua unidade fabril local fica no Distrito Industrial de Suape, em Pernambuco. De lá, a marca atua desde 2015, sendo uma das poucas a montar motocicletas fora do Polo Industrial de Manaus (AM).
Shineray Worker 125: ficha técnica, consumo, fotos e vídeos
A Shineray 125 Worker é uma moto street de baixa cilindrada. O modelo tem design que mistura elementos retrô com detalhes de uma clássica moto urbana. A moto foi lançada no mercado nacional em 2021 em três opções de acabamento: preto fosco com banco preto, preto fosco com banco marrom e prata fosco com banco preto.
O modelo é movido por um motor monocilíndrico OHC de 125 cm³, com comando simples nas duas válvulas. Um propulsor que entrega 7,2 cv de potência máxima a 7.500 rpm e torque máximo de 0,8 kgf.m a 6.000 giros. Uma usina agregada ao câmbio mecânico de 4 marchas com transmissão final por corrente e embreagem multidisco banhada a óleo.
A Shineray Worker 125 tem seu único cilindro alimentado por carburador horizontal, não conta com a já popular injeção eletrônica - presente em concorrentes da Yamaha, Honda, Haojue, Dafra entre outros. Mesmo assim, a marca promete que a motocicleta faz, em média, 40 km por litro.
Desta forma, com seu tanque de combustível com capacidade para 14 litros, a Worker 125 pode chegar a autonomia de até 520 km, segundo a Shineray. Vale lembrar que o modelo não tem tecnologia flex, desta forma não pode ser abastecido com etanol.
No restante do conjunto, a moto conta com garfo telescópico na dianteira, molas duplas na traseira sem ajustes e rodas raiadas pintadas de preto com 18 polegadas na frente e 17 atrás. O peso a seco declarado do modelo é de 98 kg.
Atualizações e preço
Cerca de um ano após o seu lançamento, Worker 125 ganhou algumas atualizações da Shineray. A moto recebeu tomada USB para carregamento de smartphones, próximo ao painel analógico. Além disso, o modelo agregou freio a disco na dianteira, mas ainda sem sistema de ABS.
A Shineray 125 Worker atualizada tinha preço divulgado em 2022 de R$ 8.490. Quando chegou ao mercado nacional, em 2021, a 125 tinha valor apresentado R$ 7.290 - sendo elencada pela marca como a moto mais barata do Brasil.
Shineray Worker 125 para delivery
A Shineray do Brasil vem expandindo as suas vendas desde 2020. Parte deste crescimento foi impulsionado, em grande parte, pelo crescimento dos serviços de entrega (delivery) - junto dos populares motoboys.
Somente entre 2020 e 2021 - devido às demandas geradas pela pandemia de Covid-19 - 1,4 milhões de pessoas entraram no mercado de deliverys, segundo dados do estudo do instituto Locomotiva Pesquisa & Estratégia (SP).
Desta forma, a Shineray vem apostando nessa necessidade de mercado, para desenvolver produtos pensados como alternativas de transporte e trabalho. O modelo 125 Worker é um destes projetos, criados para este nicho popular de motocicletas.